Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIA ESPECTATORIAL: CONEXÃO COM OS SENTIDOS PRODUZIDOS POR ALUNOS NO ENSINO DE SAÚDE MENTAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O uso do audiovisual na área de ensino da saúde, é recurso amplamente utilizado, que por vezes, flutuam dúvidas sobre a efetividade no interior do processo ensino-aprendizagem. É possível reconhecer a existência de lacunas de conhecimento, sobretudo, no que tange aos significados produzidos pelos alunos, ao terem contato com uma obra audiovisual. É a existência desses significados heterogêneos, que tornam o processo de leitura do audiovisual variável, impactando no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa tem como fundamento o campo teórico da espectatorialidade, que valoriza as formas como o espectador, mais ativo e crítico, molda o seu encontro com o discurso do texto audiovisual, considerando para análise a sua forma de experimentar o mundo. O estudo objetiva discutir o caráter constitutivo da experiência espectatorial na leitura de obras audiovisuais, que versam sobre o campo da Saúde Mental, por meio do estudo da produção de sentidos de alunos do curso técnico em Enfermagem. A pesquisa é constituída por um estudo de recepção, organizado em três momentos: (1) envio do vídeo “Ouvidores de vozes”; (2) autopreenchimento de questionário sobre as leituras dos audiovisuais, caracterizando as dimensões de leitura; (3) entrevista para identificar dados sobre a experiência espectatorial, que estão ativos e mobilizados no momento da leitura dos audiovisuais. A análise dos dados oriundos dos questionários e das entrevistas se dá por meio da análise de conteúdo categorial. Os resultados revelam elementos da experiência espectatorial dos alunos, que constituem a produção de sentidos, seja de maneira uni ou multivetorial, como questões familiares, princípios comportamentais, cognição, preexistência de sofrimentos, crenças, emoção, memória, conhecimento técnico e aspectos organizacionais e estéticos do vídeo. A determinação desses elementos está atrelada ao entendimento de que o processo de ensino-aprendizagem é conformado pela experiência espectatorial, que o torna mais ou menos facilitado, por meio da oportunização de compreensões ou incompreensões temáticas.

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