RECURSOS DE BAIXA E ALTA TECNOLOGIA EM CONTOS E RECONTOS DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113525 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6631 "inscrito_id" => 17362 "titulo" => "RECURSOS DE BAIXA E ALTA TECNOLOGIA EM CONTOS E RECONTOS DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS" "resumo" => "A contação de histórias, em diversos contextos, é um momento muito rico que permeia toda a infância. Por meio dela, surgem oportunidades diversas de interação, comunicação, encenação, compreensão de enredo, expressão dentre outras. A literatura nacional e internacional tem discutido sobre esse rico momento para crianças com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC), que porventura necessitam de um maior suporte para compreensão e expressão. Assim, tem-se observado e dialogado como contribuir e envolver tais crianças em rotinas de conto e reconto de histórias. Dentre as possibilidades para esse suporte, se destacam as áreas da Comunicação Aumentativa e Alternativa e Tecnologia Assistiva, que possibilitam recursos com vistas a ampliar ou suplementar a comunicação. Nesse sentido, tais recursos podem ser aplicados ao rico momento de conto e reconto de histórias com tal objetivo. Diante desse contexto, ao vivenciar experiências de contação de histórias, com crianças com NCC, em um projeto de pesquisa e extensão da UFRN, observou-se as diversas possibilidades de uso de recursos de baixa e alta tecnologia e foi questionado: Quais recursos, de baixa a alta tecnologia, possibilitam uma maior participação e envolvimento de crianças com NCC em momentos de conto e reconto de histórias? Portanto, este trabalho busca relatar e refletir sobre essas observações do uso de recursos de baixa e alta tecnologia assistiva usados em rotina de conto e reconto com crianças com NCC. Para isso, foi observado filmagens de conto e reconto, de duas histórias distintas, com duas crianças com NCC, no qual, foram explorados recursos de baixa e alta tecnologia em ambas as histórias. Os principais resultados apontam que ambos os recursos estimularam o envolvimento e a participação das crianças, todavia, isso foi observado em maior proporção com o uso dos recursos de alta tecnologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17362_TB6631_27102024192636.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA LIMA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renata.morais.017@ufrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113525 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6631 "inscrito_id" => 17362 "titulo" => "RECURSOS DE BAIXA E ALTA TECNOLOGIA EM CONTOS E RECONTOS DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS" "resumo" => "A contação de histórias, em diversos contextos, é um momento muito rico que permeia toda a infância. Por meio dela, surgem oportunidades diversas de interação, comunicação, encenação, compreensão de enredo, expressão dentre outras. A literatura nacional e internacional tem discutido sobre esse rico momento para crianças com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC), que porventura necessitam de um maior suporte para compreensão e expressão. Assim, tem-se observado e dialogado como contribuir e envolver tais crianças em rotinas de conto e reconto de histórias. Dentre as possibilidades para esse suporte, se destacam as áreas da Comunicação Aumentativa e Alternativa e Tecnologia Assistiva, que possibilitam recursos com vistas a ampliar ou suplementar a comunicação. Nesse sentido, tais recursos podem ser aplicados ao rico momento de conto e reconto de histórias com tal objetivo. Diante desse contexto, ao vivenciar experiências de contação de histórias, com crianças com NCC, em um projeto de pesquisa e extensão da UFRN, observou-se as diversas possibilidades de uso de recursos de baixa e alta tecnologia e foi questionado: Quais recursos, de baixa a alta tecnologia, possibilitam uma maior participação e envolvimento de crianças com NCC em momentos de conto e reconto de histórias? Portanto, este trabalho busca relatar e refletir sobre essas observações do uso de recursos de baixa e alta tecnologia assistiva usados em rotina de conto e reconto com crianças com NCC. Para isso, foi observado filmagens de conto e reconto, de duas histórias distintas, com duas crianças com NCC, no qual, foram explorados recursos de baixa e alta tecnologia em ambas as histórias. Os principais resultados apontam que ambos os recursos estimularam o envolvimento e a participação das crianças, todavia, isso foi observado em maior proporção com o uso dos recursos de alta tecnologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17362_TB6631_27102024192636.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA LIMA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renata.morais.017@ufrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }