Diante da necessidade de formar professores reflexivos e pesquisadores de suas próprias práticas, esta pesquisa tem como objetivo analisar como os docentes podem realizar essa reflexão e, a partir disso, reformular suas abordagens pedagógicas em matemática. Refletir sobre questões como essas pode ajudar o professor a superar obstáculos autoimpostos na profissão. Este estudo utiliza uma metodologia qualitativa com uma análise interpretativa, combinando elementos de pesquisa bibliográfica e qualitativa. Para abordar a reflexão na prática docente, realizamos uma revisão literária, focando principalmente na obra de Donald Schon, para identificar e definir conceitos e teorias fundamentais relacionados à prática reflexiva dos professores, estabelecendo assim uma base sólida para o objetivo proposto. Após identificar esses conceitos-chave, avançamos para uma análise crítica detalhada dos três níveis de reflexão propostos por Schon: reflexão na ação, reflexão sobre a ação e reflexão sobre a reflexão na ação. Os resultados indicam que, ao refletir, o professor constrói maneiras de solucionar problemas e direciona sua prática pedagógica. Além disso, a consciência de sua identidade profissional pode ser adquirida através de investigações próprias sobre como melhorar as atividades acadêmicas, com base nas experiências docentes analisadas. Assim, a prática reflexiva leva o professor a descobertas sobre si mesmo, suas ações, desenvolvimento e competências profissionais, abrangendo aspectos sociais, psicológicos e educativos, que são essenciais para um ensino eficaz de matemática.