ANÁLISE DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS MEDIADAS PELAS TDIC, A PARTIR DE NOVAS COMPETÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EM TEMPO DE PANDEMIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113861 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7112 "inscrito_id" => 17894 "titulo" => "ANÁLISE DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS MEDIADAS PELAS TDIC, A PARTIR DE NOVAS COMPETÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EM TEMPO DE PANDEMIA." "resumo" => "Este estudo aborda as mudanças na educação brasileira durante a Pandemia de COVID-19, quando as instituições de ensino foram obrigadas a adotar o ensino remoto utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A pesquisa tem como questão central identificar as novas competências adquiridas e desenvolvidas pelos docentes no uso de metodologias ativas mediadas pelas TDIC durante o ensino remoto. O objetivo geral da pesquisa é analisar as novas competências docentes para o uso de metodologias ativas, nos processos de ensino remoto, mediados pelas TDIC, durante a Era Pandêmica. Especificamente, mapear as produções bibliográficas sobre a prática docente no período de 2020 a 2022 da Era Pandêmica e relacionar essas produções bibliográficas mapeadas com as novas competências docentes para o uso de metodologias ativas, nos processos de ensino remoto, mediados pelas TDIC. Para tal fim, apoiamo-nos, teoricamente, nas novas perspectivas para o ensino a partir de tecnologias digitais, e nas novas competências docentes exigidas para esse fim. A metodologia utilizada é qualitativa, bibliográfica e baseia-se na análise de vinte artigos científicos disponíveis nas bases de dados do Google Acadêmico e dos Periódicos qualificados pelo Portal Sucupira (entre A1 a B2). Os resultados revelam que houve um quantitativo significativo de produções científicas sobre a temática, mas poucos relatos de experiências exitosas com o uso de metodologias ativas mediadas pelas TDIC no ensino remoto. Os docentes enfrentaram desafios relacionados à infraestrutura, dificuldades no acesso à internet e falta de familiaridade com as tecnologias. A falta de formação adequada, e a, consequente, confusão conceitual entre EAD e ER contribuíram para experiências não exitosas. Essa pesquisa ressalta a importância de investir na formação de docentes para o uso efetivo das TDIC no ensino, visando proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade para os discentes em ambientes de ensino remoto no meio digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17894_TB7112_01102024184209.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTUR GOMES PEREIRA LAGO" "autor_nome_curto" => "ARTUR" "autor_email" => "arturgomes90@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113861 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7112 "inscrito_id" => 17894 "titulo" => "ANÁLISE DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS MEDIADAS PELAS TDIC, A PARTIR DE NOVAS COMPETÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EM TEMPO DE PANDEMIA." "resumo" => "Este estudo aborda as mudanças na educação brasileira durante a Pandemia de COVID-19, quando as instituições de ensino foram obrigadas a adotar o ensino remoto utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A pesquisa tem como questão central identificar as novas competências adquiridas e desenvolvidas pelos docentes no uso de metodologias ativas mediadas pelas TDIC durante o ensino remoto. O objetivo geral da pesquisa é analisar as novas competências docentes para o uso de metodologias ativas, nos processos de ensino remoto, mediados pelas TDIC, durante a Era Pandêmica. Especificamente, mapear as produções bibliográficas sobre a prática docente no período de 2020 a 2022 da Era Pandêmica e relacionar essas produções bibliográficas mapeadas com as novas competências docentes para o uso de metodologias ativas, nos processos de ensino remoto, mediados pelas TDIC. Para tal fim, apoiamo-nos, teoricamente, nas novas perspectivas para o ensino a partir de tecnologias digitais, e nas novas competências docentes exigidas para esse fim. A metodologia utilizada é qualitativa, bibliográfica e baseia-se na análise de vinte artigos científicos disponíveis nas bases de dados do Google Acadêmico e dos Periódicos qualificados pelo Portal Sucupira (entre A1 a B2). Os resultados revelam que houve um quantitativo significativo de produções científicas sobre a temática, mas poucos relatos de experiências exitosas com o uso de metodologias ativas mediadas pelas TDIC no ensino remoto. Os docentes enfrentaram desafios relacionados à infraestrutura, dificuldades no acesso à internet e falta de familiaridade com as tecnologias. A falta de formação adequada, e a, consequente, confusão conceitual entre EAD e ER contribuíram para experiências não exitosas. Essa pesquisa ressalta a importância de investir na formação de docentes para o uso efetivo das TDIC no ensino, visando proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade para os discentes em ambientes de ensino remoto no meio digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17894_TB7112_01102024184209.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTUR GOMES PEREIRA LAGO" "autor_nome_curto" => "ARTUR" "autor_email" => "arturgomes90@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }