A escola é um ambiente vivo que contribui, para o desenvolvimento das potencialidades dos sujeitos que a frequentam, formada pelo conjunto de profissionais que desejam contribuir com o acesso, permanência do aluno na escola, objetivando a construção de pessoas socialmente conscientes. Este ambiente escolar é composto por vários profissionais como: professor, gestor, inspetor, coordenador/supervisor, psicólogo e o orientador educacional, a maioria destes com formação inicial ou continuada em pedagogia. Destacamos neste estudo as atividades desenvolvidas pelo orientador educacional para orientar os professores do sistema de ensino municipal de um município da Paraíba. A profissão de orientador educacional, ao longo da sua história tem se modificado e suas ações vem acompanhando a realidade das comunidades escolares onde atua. Este estudo faz um recorte da atuação do orientador educacional e suas orientações para os professores no período de 2014 a 2018 em uma cidade do interior da Paraíba, e tem como objetivo geral analisar a atuação profissional com os professores através de registros da Orientação Educacional, no referido período. A metodologia adotada na pesquisa baseou-se nos estudos e análises bibliográficos, relatórios produzidos pelo profissional de orientação e cadernos de bordo. Ao coletar os dados, chega-se a conclusão que o profissional realizou 38 orientações a professores de forma individual e 156 de forma coletiva. No período que os dados foram coletados, o referido orientador atuava em 05 escolas e nesta perspectiva o trabalho apresenta lacunas na qualidade do acompanhamento das orientações oferecida.