SOUSA, Maria Karleane Pereira Viana. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/114271>. Acesso em: 14/11/2024 19:25
Este relato descreve narrativas da aplicação do jogo de cartas didático “AstroQuest” ao decorrer o Estágio Supervisionado II, que por sua vez é uma etapa crucial para a formação acadêmica e profissional dos estudantes, pois a Lei nº 11.788/2008 estabelece que os estágios são experiências práticas supervisionadas destinadas a complementar a formação acadêmica e preparar os estudantes para o mercado de trabalho. O objetivo principal foi investigar a eficácia do jogo na facilitação do aprendizado de conceitos astronômicos entre os estudantes do ensino fundamental. O referencial teórico-metodológico baseou-se em métodos de ensino lúdico e práticas pedagógicas inovadoras. A metodologia incluiu a aplicação do jogo em aulas práticas, observação direta dos alunos, e coleta de dados através de questionários e discussões em grupo. Os resultados da aplicação do jogo de cartas didático "AstroQuest" no Estágio Supervisionado II mostraram que o jogo aumentou o engajamento dos educandos em relação a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e melhorou a compreensão dos conceitos astronômicos. A participação ativa e o interesse dos estudantes foram significativamente elevados, e a aprendizagem colaborativa foi favorecida pelo ambiente lúdico do jogo. A avaliação positiva dos estudantes destacou que o "AstroQuest" tornou as aulas mais dinâmicas e facilitou a assimilação de conteúdos complexos, além de promover o desenvolvimento de habilidades críticas e de resolução de problemas. Conclui-se que jogos didáticos, como o "AstroQuest", são ferramentas valiosas no ensino de Ciências, contribuindo significativamente para a melhoria do processo educacional.