BIOMIMÉTICA E SOCIOINTERACIONISMO: O PODER EMULADOR NO ÂMBITO EDUCACIONAL COMO FORMA BIOFÍLICA E EFICAZ DE APRENDIZAGEM, SOB A LUZ DE FATORES COMPORTAMENTAIS COMO MEIO EDIFICANTE NO AMBIENTE EDUCACIONAL, ANÁLOGO A EUSSOCIALIDADE, E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HUMANIDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114456 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7960 "inscrito_id" => 3374 "titulo" => "BIOMIMÉTICA E SOCIOINTERACIONISMO: O PODER EMULADOR NO ÂMBITO EDUCACIONAL COMO FORMA BIOFÍLICA E EFICAZ DE APRENDIZAGEM, SOB A LUZ DE FATORES COMPORTAMENTAIS COMO MEIO EDIFICANTE NO AMBIENTE EDUCACIONAL, ANÁLOGO A EUSSOCIALIDADE, E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HUMANIDADE" "resumo" => "O presente estudo investiga a eficácia da biomimética e o quanto ela é contributiva para o ambiente educacional no processo de ensino-aprendizagem, em paridade com a emulação pautada pela biomimética, focalizando na cooperação que há entre a teoria supracitada e os princípios da psicologia em seu âmbito comportamental e social, sendo equiparados as vantagens que a natureza proporciona para uma aprendizagem efetiva, pondo em foco a analogia que há entre eussocialidade e afetividade, e os benefícios que ocorre com a interação dos seres humanos e natureza, sintetizando a biofilia, independente da fase ou estágio de seu desenvolvimento, tanto de modo individual quanto coletivo. Foi desenvolvido com o objetivo de incentivar pessoas a ter vivências com a natureza, durante toda escolarização, e curso educacional cotidiano, pautadas por experiências teóricas ativas, tendo em vista propor um resgate de vivências com a natureza, porque é fundamental para a espécie humana, principalmente para crianças e jovens em período escolar, porque o homem e o meio ambiente são indissociáveis. Para tanto, foi necessário integrar estudos da biomimética para a educação, sob a luz da bióloga Janine Benyus, fundadora e desenvolvedora. Para contribuir com a pesquisa, foi integrada a teoria Behaviorista, que expressa a importância do meio social para o homem e suas influências emulativas no comportamento e no aprender. Outrossim, é expressa nesta pesquisa a teoria de Jean Piaget e Henri Wallon para enfatizar a importância da afetividade no decurso da aquisição do conhecimento, sendo congénere a biofilia e eussocialidade. É acrescentado o arcabouço teórico de Vygotsky para abordar a socioculturalidade, que influi diretamente no meio ambiente, no meio natural, e na experiência do homem com a natureza. Realizou-se, assim, uma pesquisa de revisão de literatura e bibliográfica, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3374_TB7960_30092024111111.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÂMARA MICAELLY DE MELO SILVA" "autor_nome_curto" => "Tâmara Micaelly" "autor_email" => "estagioaee1@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VITÓRIA (FESV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114456 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7960 "inscrito_id" => 3374 "titulo" => "BIOMIMÉTICA E SOCIOINTERACIONISMO: O PODER EMULADOR NO ÂMBITO EDUCACIONAL COMO FORMA BIOFÍLICA E EFICAZ DE APRENDIZAGEM, SOB A LUZ DE FATORES COMPORTAMENTAIS COMO MEIO EDIFICANTE NO AMBIENTE EDUCACIONAL, ANÁLOGO A EUSSOCIALIDADE, E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HUMANIDADE" "resumo" => "O presente estudo investiga a eficácia da biomimética e o quanto ela é contributiva para o ambiente educacional no processo de ensino-aprendizagem, em paridade com a emulação pautada pela biomimética, focalizando na cooperação que há entre a teoria supracitada e os princípios da psicologia em seu âmbito comportamental e social, sendo equiparados as vantagens que a natureza proporciona para uma aprendizagem efetiva, pondo em foco a analogia que há entre eussocialidade e afetividade, e os benefícios que ocorre com a interação dos seres humanos e natureza, sintetizando a biofilia, independente da fase ou estágio de seu desenvolvimento, tanto de modo individual quanto coletivo. Foi desenvolvido com o objetivo de incentivar pessoas a ter vivências com a natureza, durante toda escolarização, e curso educacional cotidiano, pautadas por experiências teóricas ativas, tendo em vista propor um resgate de vivências com a natureza, porque é fundamental para a espécie humana, principalmente para crianças e jovens em período escolar, porque o homem e o meio ambiente são indissociáveis. Para tanto, foi necessário integrar estudos da biomimética para a educação, sob a luz da bióloga Janine Benyus, fundadora e desenvolvedora. Para contribuir com a pesquisa, foi integrada a teoria Behaviorista, que expressa a importância do meio social para o homem e suas influências emulativas no comportamento e no aprender. Outrossim, é expressa nesta pesquisa a teoria de Jean Piaget e Henri Wallon para enfatizar a importância da afetividade no decurso da aquisição do conhecimento, sendo congénere a biofilia e eussocialidade. É acrescentado o arcabouço teórico de Vygotsky para abordar a socioculturalidade, que influi diretamente no meio ambiente, no meio natural, e na experiência do homem com a natureza. Realizou-se, assim, uma pesquisa de revisão de literatura e bibliográfica, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3374_TB7960_30092024111111.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÂMARA MICAELLY DE MELO SILVA" "autor_nome_curto" => "Tâmara Micaelly" "autor_email" => "estagioaee1@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VITÓRIA (FESV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }