O presente estudo descreve os Guias de Tecnologias Educacionais e as Tecnologias Educacionais: Portais/Programas desenvolvidos pelo MEC que consoante o entendimento do MEC favorecem a Educação Básica na implementação do uso da tecnologia na educação. Apoiou-se nas considerações dos Guias de Tecnologias Educacionais (Brasil, 2008, 2009, 2011/12, 2013), da Lei nº 13.005, do Plano Nacional de Educação (PNE) (Brasil, 2014), do Decreto nº 9.204, que institui o Programa de Inovação Educação Conectada (Brasil, 2017), dos Programas Educação Conectada e Salto para o Futuro, Portal do MEC e da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), do Parecer CNE/CEB nº 2/2022, das normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC e da Base Nacional Comum Curricular - Computação Complemento à BNCC (Brasil 2022). Utilizou-se de uma abordagem qualitativa do tipo documental, bibliográfica e descritiva neste estudo ocorrido entre os meses de maio a julho de 2024. Constatou-se que o MEC desenvolveu, aprovou e pré-qualificou inúmeras Tecnologias Educacionais visando o fortalecimento, o desenvolvimento e a ampliação do uso de recursos tecnológicos pelas redes de ensino da Educação Básica e que os Guias de Tecnologias Educacionais se conectam com as Tecnologias Educacionais: Portais/Programas visando assegurar o desenvolvimento da cultura digital preconizado pela BNCC e o Complemento Computacional da BNCC. Conclui-se que há necessidade de estudos que aprofundem as investigações a respeito dos modos de como as Tecnologias Educacionais podem estar a serviço da Educação Básica, inclusive, se os professores conhecem essas tecnologias e que os Guias de Tecnologias Educacionais é uma ferramenta que pode auxiliá-lo na busca de tecnologias Educacionais.