Este estudo pretende discutir como o Projeto Repórteres da Floresta apoia a educação complementar, empoderando jovens a se tornarem protagonistas de suas histórias, aprimorando suas habilidades de comunicação e estimulando o ativismo social e a conscientização política. Promovido pela Fundação Amazônia Sustentável, o projeto capacita jovens de comunidades ribeirinhas e indígenas em Educomunicação, ofertando modelos complementares de ensino nos Núcleos de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável, localizados em Unidades de Conservação em sete municípios do Amazonas. A metodologia do projeto é dividida em dois contextos: teórico e prático. No teórico, os jovens aprendem técnicas de mídia; no prático, aplicam esses conhecimentos para documentar aspectos do cotidiano, como turismo, práticas agrícolas, artesanato e cultura regional. O foco é a comunicação digital, que inclui a promoção de negócios e a produção de fotos, vídeos e podcasts, principalmente sobre figuras comunitárias. O projeto visa expandir a capacitação local, fortalecer o diálogo social e sensibilização sobre a vida nas comunidades isoladas, além disso busca gerar impactos sociais duradouros, fortalecendo redes comunitárias, incentivando a participação cívica e desenvolvendo lideranças locais. Ao combinar práticas educativas com educomunicação, o projeto permite que os alunos aprimorem suas habilidades comunicativas de forma autônoma. Assim, acredita-se que este estudo pode contribuir para incentivar a participação escolar e fomentar o desenvolvimento ao combinar práticas educativas com educomunicação e promover a emancipação dos alunos, permitindo que se tornem protagonistas de suas próprias histórias.