PEDAGOGIA DAS (IM) POSSIBILIDADES: A POROSIDADE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E DAS MULTI-AFETAÇÕES DAS PROFESSORAS(ES) NA (PER)FORMAÇÃO CONTINUADA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114708 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8335 "inscrito_id" => 20163 "titulo" => "PEDAGOGIA DAS (IM) POSSIBILIDADES: A POROSIDADE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E DAS MULTI-AFETAÇÕES DAS PROFESSORAS(ES) NA (PER)FORMAÇÃO CONTINUADA DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "É possível pensar na formação de professores e professoras através das suas multi-afetações, numa perspectiva performática no âmbito da transposição didática, no que tange as (im)possibilidades emergentes na educação básica pública? Para discorrer sobre a presente temática se faz necessário deixar claro o trajeto que permeia o início deste bordado, que por sua vez, tende a ser alimentado pelas marcas e multi-afetações de muitas vidas que perambulam pelos solos frutíferos e espinhosos da educação pública brasileira. Neste estudo, propõem-se o diálogo sobre a formação continuada dos professores através da ação performática, buscando, portanto, entender os efeitos da (Per)formação dos professores que ensinam e aprendem performando. Iniciamos pela busca de entendimento acerca do objeto/sujeito, que através do olhar poético e metafórico, trás a Pedagogia das (Im)possibilidades como ação investigativa desta pesquisa. O processo cotidiano do ensino e aprendizagem dos profissionais da educação básica, citado nesta pesquisa, consiste em validar a figura técnica do docente pela ótica do ensino e a figura humana, social e acadêmica, através da aprendizagem constante, de modo que permite ao professor(a) vislumbrar seu olhar para si e para as multi-afetações que emergem do seu contato constante com os estudantes e demais atores que compõe o corpo-território escolar. A transposição didática acerca das multi-afetações das professoras e professores no processo de (Per)formação continuada, neste estudo, busca ser observada, analisada e compreendida, de modo a tecer reflexões escritas de como os docentes reagem em sala de aula através das marcas de suas aprendizagens, das suas formações, do seu trajeto de vida na educação, observando a tendência pedagógica, a didática e os métodos de ensino que lhes compuseram profissionais da educação básica. De modo, portanto, a entender se é possível transpor didaticamente, saberes acerca dos objetos de conhecimentos que circundam o eu, e as multi-afetações singulares-plurais dos professores e estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20163_TB8335_06082024193458.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO AUGUSTO MARTINS DE MELO" "autor_nome_curto" => "Eduardo" "autor_email" => "ducamartins@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114708 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8335 "inscrito_id" => 20163 "titulo" => "PEDAGOGIA DAS (IM) POSSIBILIDADES: A POROSIDADE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E DAS MULTI-AFETAÇÕES DAS PROFESSORAS(ES) NA (PER)FORMAÇÃO CONTINUADA DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "É possível pensar na formação de professores e professoras através das suas multi-afetações, numa perspectiva performática no âmbito da transposição didática, no que tange as (im)possibilidades emergentes na educação básica pública? Para discorrer sobre a presente temática se faz necessário deixar claro o trajeto que permeia o início deste bordado, que por sua vez, tende a ser alimentado pelas marcas e multi-afetações de muitas vidas que perambulam pelos solos frutíferos e espinhosos da educação pública brasileira. Neste estudo, propõem-se o diálogo sobre a formação continuada dos professores através da ação performática, buscando, portanto, entender os efeitos da (Per)formação dos professores que ensinam e aprendem performando. Iniciamos pela busca de entendimento acerca do objeto/sujeito, que através do olhar poético e metafórico, trás a Pedagogia das (Im)possibilidades como ação investigativa desta pesquisa. O processo cotidiano do ensino e aprendizagem dos profissionais da educação básica, citado nesta pesquisa, consiste em validar a figura técnica do docente pela ótica do ensino e a figura humana, social e acadêmica, através da aprendizagem constante, de modo que permite ao professor(a) vislumbrar seu olhar para si e para as multi-afetações que emergem do seu contato constante com os estudantes e demais atores que compõe o corpo-território escolar. A transposição didática acerca das multi-afetações das professoras e professores no processo de (Per)formação continuada, neste estudo, busca ser observada, analisada e compreendida, de modo a tecer reflexões escritas de como os docentes reagem em sala de aula através das marcas de suas aprendizagens, das suas formações, do seu trajeto de vida na educação, observando a tendência pedagógica, a didática e os métodos de ensino que lhes compuseram profissionais da educação básica. De modo, portanto, a entender se é possível transpor didaticamente, saberes acerca dos objetos de conhecimentos que circundam o eu, e as multi-afetações singulares-plurais dos professores e estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20163_TB8335_06082024193458.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO AUGUSTO MARTINS DE MELO" "autor_nome_curto" => "Eduardo" "autor_email" => "ducamartins@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }