A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11534 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 445 "inscrito_id" => 1520 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE" "resumo" => """ RESUMO \r\n Este trabalho está sendo desenvolvido, com o intuito de verificar o conhecimento prévio de 27 estudantes do terceiro ano do ensino médio inovador da escola pública, E.E.E.M.E.P. Dr. Elpídio de Almeida, localizado no Bairro da Prata, município de Campina Grande – PB, desenvolvido pelos bolsistas da Capes PIBID, programa que tem como objetivo promover a inserção dos estudantes de licenciatura no contexto das escolas públicas. Este trabalho tem como objetivo verificar a percepção dos estudantes, acerca da importância da preservação do meio ambiente, e conscientizar os estudantes para o uso consciente da água, sugerindo um desenvolvimento sustentável, uma vez que o ambiente vem sofrendo alterações pela intervenção do ser humano, que retira da natureza o que precisa para seu desenvolvimento, com a modernização das indústrias e o aumento da população houve a necessidade de utilizar cada vez mais os recursos naturais, causando impactos negativos ao meio ambiente. Através dos avanços da Educação Ambiental, a sociedade apresenta uma maior compreensão sobre a importância do meio ambiente. Diante disto, é importante repensar o ensino de Ciências/Biologia nas escolas quanto à preservação do meio ambiente proporcionando um maior conhecimento acerca da importância do cuidado com os recursos naturais e o uso consciente desses recursos. Pois esta apresenta uma grande importância para a população, pois através da educação e conscientização ambiental, busca-se a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.\r\n Para o levantamento dos conhecimentos dos estudantes, foram aplicados questionários para diagnóstico prévio, com perguntas dissertativas e de múltipla escolha e um questionário socioeconômico. Dando continuidade ao trabalho foi realizada a aula expositiva, abordando com ênfase e debatendo com os estudantes compreensões sobre educação ambiental e sustentabilidade.\r\n No terceiro momento foi realizado um minicurso, com discussão sobre a preservação do ambiente e o uso consciente da água e finalizado com a construção de uma árvore com tampinhas de garrafas.\r\n No quarto momento será realizada uma exposição de cartazes e pôsteres, mobilizando a escola e sensibilizando os estudantes para a importância da preservação do meio ambiente. Por último, será realizado um pós diagnóstico através de um questionário, onde poderá analisar a percepção dos alunos a partir do que foi desenvolvido durante o projeto, comparando com as respostas do pré-diagnóstico, verificando se houve ou não mudanças satisfatórias nas respostas dos estudantes acerca da preservação do meio ambiente. E que a metodologia a ser utilizada propicie efeito considerável, podendo ser desenvolvida em outras turmas do ensino médio, visando à conscientização para a preservação da ambiental, com ênfase maior na conscientização do uso correto da água sem que haja desperdício.\r\n De acordo, com o que já foi desenvolvido, pôde-se observar uma mudança nas habilidades dos estudantes, com relação à preservação do meio ambiente e a conscientização para o uso adequado da água. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, ENSINO MÉDIO INOVADOR, CONSCIENTIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA1_ID1520_31072015160758.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA ALCANTARA SOARES" "autor_nome_curto" => "RAISSA ALCANTARA" "autor_email" => "raissaalcantara19@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11534 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 445 "inscrito_id" => 1520 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE" "resumo" => """ RESUMO \r\n Este trabalho está sendo desenvolvido, com o intuito de verificar o conhecimento prévio de 27 estudantes do terceiro ano do ensino médio inovador da escola pública, E.E.E.M.E.P. Dr. Elpídio de Almeida, localizado no Bairro da Prata, município de Campina Grande – PB, desenvolvido pelos bolsistas da Capes PIBID, programa que tem como objetivo promover a inserção dos estudantes de licenciatura no contexto das escolas públicas. Este trabalho tem como objetivo verificar a percepção dos estudantes, acerca da importância da preservação do meio ambiente, e conscientizar os estudantes para o uso consciente da água, sugerindo um desenvolvimento sustentável, uma vez que o ambiente vem sofrendo alterações pela intervenção do ser humano, que retira da natureza o que precisa para seu desenvolvimento, com a modernização das indústrias e o aumento da população houve a necessidade de utilizar cada vez mais os recursos naturais, causando impactos negativos ao meio ambiente. Através dos avanços da Educação Ambiental, a sociedade apresenta uma maior compreensão sobre a importância do meio ambiente. Diante disto, é importante repensar o ensino de Ciências/Biologia nas escolas quanto à preservação do meio ambiente proporcionando um maior conhecimento acerca da importância do cuidado com os recursos naturais e o uso consciente desses recursos. Pois esta apresenta uma grande importância para a população, pois através da educação e conscientização ambiental, busca-se a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.\r\n Para o levantamento dos conhecimentos dos estudantes, foram aplicados questionários para diagnóstico prévio, com perguntas dissertativas e de múltipla escolha e um questionário socioeconômico. Dando continuidade ao trabalho foi realizada a aula expositiva, abordando com ênfase e debatendo com os estudantes compreensões sobre educação ambiental e sustentabilidade.\r\n No terceiro momento foi realizado um minicurso, com discussão sobre a preservação do ambiente e o uso consciente da água e finalizado com a construção de uma árvore com tampinhas de garrafas.\r\n No quarto momento será realizada uma exposição de cartazes e pôsteres, mobilizando a escola e sensibilizando os estudantes para a importância da preservação do meio ambiente. Por último, será realizado um pós diagnóstico através de um questionário, onde poderá analisar a percepção dos alunos a partir do que foi desenvolvido durante o projeto, comparando com as respostas do pré-diagnóstico, verificando se houve ou não mudanças satisfatórias nas respostas dos estudantes acerca da preservação do meio ambiente. E que a metodologia a ser utilizada propicie efeito considerável, podendo ser desenvolvida em outras turmas do ensino médio, visando à conscientização para a preservação da ambiental, com ênfase maior na conscientização do uso correto da água sem que haja desperdício.\r\n De acordo, com o que já foi desenvolvido, pôde-se observar uma mudança nas habilidades dos estudantes, com relação à preservação do meio ambiente e a conscientização para o uso adequado da água. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, ENSINO MÉDIO INOVADOR, CONSCIENTIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA1_ID1520_31072015160758.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA ALCANTARA SOARES" "autor_nome_curto" => "RAISSA ALCANTARA" "autor_email" => "raissaalcantara19@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }