O presente artigo destina-se a exposição da metodologia de apresentação de recursos audiovisuais, desenvolvida na instituição ensino – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo – tendo como influência a questão atual da água, utilizando-se do tema para a elaboração de uma rodada de debates que evidenciem a questão da escassez desse recurso no Brasil e no mundo. O atual trabalho tem por objetivo divulgar as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID – da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, mais especificamente as ações do subprojeto de Licenciatura em Geografia, e suas contribuições para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos assistidos pelo programa. Centrado sobre a temática das novas metodologias de ensino-aprendizagem, utilizadas no ambiente escolar. Esse estudo se caracteriza como uma análise de cunho exploratória participativa, a qual utilizou-se pesquisa bibliográfica, apresentação de vídeos e a elaboração de dissertações pelos os alunos. Os resultados mostram maior participação dos alunos nessa atividade do que em outras anteriores, de metodologia tradicional, pois o fato dos mesmos estarem interagindo com a pesquisa, tornou o ambiente escolar mais atrativo e agradável para o processo de ensino-aprendizagem. Assim percebemos que as contribuições de se trabalhar com novas metodologias são múltiplas, pois possibilita ao professor e aos discentes interligar os conteúdos estudados, em sala, com outros pontos vista, como por exemplo, a abordagem feita pelos vídeos filmes e documentários e a feita pelo livro didático, criando assim condições indispensáveis para formação de alunos mais críticos e conscientes da sociedade em que vivem.