O presente artigo irá discorrer acerca dos resultados obtidos através da aplicação de uma sequência didática na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raul Córdula durante o semestre 2014.2 pelo Projeto Cultura, Literatura e Criatividade: Do erudito ao popular (CLIC), pertencente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de letras, habilitação em língua portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tendo por objetivo demonstrar a eficácia de se trabalhar com o gênero peça teatral na sala de aula como forma dos alunos apreendem de modo pragmático os conhecimentos adquiridos acerca de determinado tema, no caso, a cultura cigana, além de tornar as aulas mais dinâmicas com a participação efetiva de todos, o que permite que o aluno sinta-se protagonista no processo de ensino/aprendizagem e não um mero receptor do que explana o professor. Para tanto, serão utilizados como pressupostos teóricos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), além das pesquisas de autores como Oliveira (2011), Branquinho (2010), Geraldi (2006) e Dolz, Noverraz e Shneuwly (2004). Agregando teoria e prática, o trabalho realizado com a sequência permitiu perceber que é possível atrelar o trabalho com a língua portuguesa à cultura e que este enlace contribui de forma significativa para a formação do aluno enquanto cidadão, a partir do momento que ele, além de conhecer uma cultura distinta da sua, pode através do teatro vivenciar aquela realidade.