Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas (PCN/Matemática, p. 47-48), sendo estes alguns dos objetivos possíveis de serem alcançados com a proposta pedagógica disposta neste trabalho, sobre o Teorema de Pitágoras, que se utilizará de diversos materiais didáticos e metodologias para alcançar a aprendizagem dos alunos, por meio da sequência: mostrando ao alunado uma utilidade prática e atualizada do Teorema de Pitágoras (polegadas dos televisores); Qual a necessidade que levou Pitágoras a desenvolver este Teorema (um breve relato histórico); algumas demonstrações deste Teorema e de outros também desenvolvidos pelos Pitagóricos (possibilitando aos estudantes entender todo o processo e não ser apenas espectadores e posteriormente utilitários); Sugestão de atividades (para a prática dos novos conceitos apresentados) e Apresentação dos sólidos regulares (também muito utilizados pelos Pitagóricos, fazendo a sua relação com cálculos de áreas e volumes, além de trazer sugestões de como utilizá-los na prática de sala de aula). Salientando que segundo House (p. 234, 1997) ao engajar os alunos em processos como o apresentado, os mesmos poderão identificar e selecionar informações, buscar padrões, relações e generalizações, formular planos e procedimentos, integrar e empregar conceitos e habilidades aprendidos previamente, e estender seu conhecimento a novas situações. Além de possibilitar ao aluno o acesso ao efetivo processo de ensino-aprendizagem.