NOGUEIRA, Camila Sampaio et al.. Mulheres na matemática: contribuições e história. Anais VII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1169>. Acesso em: 24/11/2024 20:40
Por que a Matemática é vista por muitos como uma ciência para homens, se nela tivemos grandes contribuições femininas que acrescentaram estudos de valor a ela? Por que olhar para a mulher como um ser incapaz de se aprofundar nos cálculos mais intrigantes da Matemática e, assim, poder fazer profundas descobertas? Por que achar que professoras e pesquisadoras matemáticas não podem ir além e superar os seus limites, ainda havendo um certo preconceito nos dias de hoje? São essas e outras indagações, nas quais procuramos suscitar uma reflexão acerca dessa temática tão curiosa, mas escondida na história da Matemática. Então, nos propomos aqui a relatar sobre a importância feminina na História da Matemática abrangendo ainda os motivos pelos quais tais mulheres se tornaram esquecidas na Antiguidade. Além disso, procuramos também contribuir na difusão do conhecimento histórico-matemático, referente à participação e a contribuição da mulher no desenvolvimento das pesquisas matemáticas. Desvendar os porquês da privação do conhecimento matemático à mulher e as suas dificuldades enfrentadas, em busca de conseguir ter acesso ao conhecimento, são metas estabelecidas em busca da realização deste trabalho. Na Matemática, o processo de conquista das mulheres para estudar essa ciência não foi nada fácil. Foi preciso muita determinação, garra e coragem para conseguirem enfrentar o preconceito existente na sociedade. Na história, por se “atreverem” a estudar tal ciência, muitas mulheres foram excluídas da sociedade, perseguidas e, até mesmo, mortas. Os livros eram negados às mulheres e elas não tinham fácil acesso a eles. Havia um preconceito muito grande e a exclusão social era visível à sociedade. Vale ressaltar que todos esses acontecimentos e conquistas tiveram um grande significado na inserção legal da mulher no estudo da Matemática, nos dias de hoje, e no reconhecimento de que ela tem uma capacidade incrível de pensar matematicamente e colocar em prática a sua lógica matemática.