Artigo CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-011-0

VOZES DE MUDANÇA: UMA PROPOSTA DE LEITURA CRÍTICA DE CRÔNICAS LITERÁRIAS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119009
    "edicao_id" => 364
    "trabalho_id" => 8090
    "inscrito_id" => 19139
    "titulo" => "VOZES DE MUDANÇA: UMA PROPOSTA DE LEITURA CRÍTICA DE CRÔNICAS LITERÁRIAS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo propôs uma experiência de letramento literário para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola rural de Conde, Paraíba. O objetivo foi proporcionar a formação de leitores críticos e reflexivos, buscando também que os alunos/as desenvolvessem o gosto pela leitura. No entanto, é desafiador implementar essa prática, uma vez que se prioriza nas salas de aula o ensino da gramática e da produção textual escrita. Além disso, é imperativo destacar a importância de trabalhar com textos de autoria afro-brasileira, pois, em uma escola que ainda segue um modelo de educação europeu, não se observa a presença de obras de autores de classes subalternizadas comumente nas escolas. A fundamentação teórica baseou-se nos conceitos de letramento literário e leitura crítica de Cosson (2021), Sousa (2003) e Silva (2022), além da BNCC (BRASIL, 2018), que orientou o desenvolvimento de habilidades artístico-literárias que os discentes devem desenvolver ao final da atividade. A sequência básica incluiu a obra Vamos falar de relações raciais: crônicas para debater o antirracismo de Cidinha Silva, explorada por meio de leitura coletiva, rodas de conversa sobre a temática e produção textual escrita. A pesquisa foi conduzida como uma pesquisa-ação qualitativa, conforme Marques (2016), com foco em uma formação leitora emancipatória. O estudo promoveu a participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, alinhando a prática educativa com os documentos oficiais e buscando uma abordagem mais engajada e crítica da leitura e do letramento literário."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID19139_TB8090_25102024161629.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:00:00"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE LIMA BARROSO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "paulo.barrosohlb@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relaces-etnico-raciais-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT6"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791034ec2e26_22012025114014.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 17:00:01"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119009
    "edicao_id" => 364
    "trabalho_id" => 8090
    "inscrito_id" => 19139
    "titulo" => "VOZES DE MUDANÇA: UMA PROPOSTA DE LEITURA CRÍTICA DE CRÔNICAS LITERÁRIAS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo propôs uma experiência de letramento literário para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola rural de Conde, Paraíba. O objetivo foi proporcionar a formação de leitores críticos e reflexivos, buscando também que os alunos/as desenvolvessem o gosto pela leitura. No entanto, é desafiador implementar essa prática, uma vez que se prioriza nas salas de aula o ensino da gramática e da produção textual escrita. Além disso, é imperativo destacar a importância de trabalhar com textos de autoria afro-brasileira, pois, em uma escola que ainda segue um modelo de educação europeu, não se observa a presença de obras de autores de classes subalternizadas comumente nas escolas. A fundamentação teórica baseou-se nos conceitos de letramento literário e leitura crítica de Cosson (2021), Sousa (2003) e Silva (2022), além da BNCC (BRASIL, 2018), que orientou o desenvolvimento de habilidades artístico-literárias que os discentes devem desenvolver ao final da atividade. A sequência básica incluiu a obra Vamos falar de relações raciais: crônicas para debater o antirracismo de Cidinha Silva, explorada por meio de leitura coletiva, rodas de conversa sobre a temática e produção textual escrita. A pesquisa foi conduzida como uma pesquisa-ação qualitativa, conforme Marques (2016), com foco em uma formação leitora emancipatória. O estudo promoveu a participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, alinhando a prática educativa com os documentos oficiais e buscando uma abordagem mais engajada e crítica da leitura e do letramento literário."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID19139_TB8090_25102024161629.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:00:00"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE LIMA BARROSO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "paulo.barrosohlb@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relaces-etnico-raciais-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT6"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791034ec2e26_22012025114014.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 17:00:01"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 364
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-e-relaces-etnico-raciais-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT6"
        "logo" => null
        "capa" => "6791034ec2e26_22012025114014.jpg"
        "timbrado" => "6791034ec41a6_22012025114014.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 17:00:01"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:00"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 364
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-e-relaces-etnico-raciais-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT6"
        "logo" => null
        "capa" => "6791034ec2e26_22012025114014.jpg"
        "timbrado" => "6791034ec41a6_22012025114014.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 17:00:01"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:00"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 233
                "edicao_id" => 364
                "codigo" => "978-65-5222-011-0"
                "capa" => "6791034ec69de_22012025114014.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Mojub&aacute;!<br />\r\n
                  Em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, o X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), realizado em Fortaleza (CE), nos dias 19 a 21 de setembro de 2024, reuniu pensadores, pesquisadores, educadores e estudantes para refletir sobre os &ldquo;Contrastes, diversidade e inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio. Como resultado desses debates, este e-book nos revela preciosos trabalhos que contribu&iacute;ram nesta discuss&atilde;o.<br />\r\n
                  No Grupo de Trabalho (GT-06), voltado para a &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-raciais&rdquo;, coordenado por mim, os trabalhos avaliados (por um grupo de pesquisadoras e pesquisadores dedicados, que aprecio e agrade&ccedil;o) e apresentados durante o evento demonstraram o quanto a pesquisa neste campo tem, a cada ano, se diversificado e compreendido a import&acirc;ncia das rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais em todos os campos da educa&ccedil;&atilde;o: dentro e fora da escola, na gest&atilde;o, na forma&ccedil;&atilde;o de professores, nos curr&iacute;culos, nas disciplinas, em todas as etapas, modalidades, eixos e n&iacute;veis. Por isso, este lugar privilegiado de pensar coletivamente as rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio.<br />\r\n
                  Com a implementa&ccedil;&atilde;o da Lei n.&ordm; 10.639/2003, nas duas &uacute;ltimas d&eacute;cadas, houve mudan&ccedil;as educativas significativas, diante da obrigatoriedade da legisla&ccedil;&atilde;o; embora &nbsp;ainda haja um coletivo inerte que se op&otilde;e &agrave; compreens&atilde;o dessa lei como um direito, os trabalhos neste GT demonstraram que educadoras e educadores t&ecirc;m constru&iacute;do uma cultura em prol de uma educa&ccedil;&atilde;o antirracista de respeito aos direitos humanos e &agrave;s diferen&ccedil;as. &nbsp;Os cap&iacute;tulos aqui selecionados trazem pesquisas, em diferentes campos, metodologias e etapas, que buscam ratificar o espa&ccedil;o expressivo e o lugar comprometido que a pr&aacute;tica pedag&oacute;gica em prol das rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais tem ocupado, que tamb&eacute;m envolve uma postura n&atilde;o omissa, capaz de interferir em valores, posturas, estigmas e julgamentos excludentes presentes na educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  Assim, como prop&otilde;e o t&iacute;tulo, os contrastes precisam ser abordados e revelados porque &nbsp;comp&otilde;em a diversidade &eacute;tnico-racial que, por sua vez, exige &nbsp;inclus&atilde;o presente e &nbsp;leg&iacute;tima em todos os espa&ccedil;os educativos. Esses tr&ecirc;s quesitos se entrela&ccedil;am nos cap&iacute;tulos apresentados. Todas, todos e todes est&atilde;o convidados a apreci&aacute;-los, ler, reler e conversar com autoras e autores. N&atilde;o deixem a oportunidade passar em debater, mais uma vez, &nbsp;a educa&ccedil;&atilde;o para o pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio. Voc&ecirc;s s&atilde;o convidados a fazer (e tomar) parte!<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  DENISE LIMA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  DENISE MARIA SOARES LIMA<br />\r\n
                  LILIAN MARIA DA SILVA MELLO<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  THAMARA FIGUEIREDO<br />\r\n
                  HEDGARD RODRIGUES DA SILVA<br />\r\n
                  TEREZA LUIZA DE FRAN&Ccedil;A<br />\r\n
                  ANA RITA DE C&Aacute;SSIA SILVA OLIVEIRA<br />\r\n
                  CHRISTINA PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  F&Aacute;BIO CARLOS VIEIRA PINTO<br />\r\n
                  CRISTIANE SOUSA DA SILVA<br />\r\n
                  RAFAEL MASCARENHAS MATOS<br />\r\n
                  RODRIGO WANTUIR ALVES DE ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  GABRIELE DA SILVA ANTUNES<br />\r\n
                  DAVISON DA SILVA SOUZA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793dbaf5c4f7_24012025152759.pdf"
                "arquivo" => "28012025165721-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL-3.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 17:00:01"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:00:00"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 233
                "edicao_id" => 364
                "codigo" => "978-65-5222-011-0"
                "capa" => "6791034ec69de_22012025114014.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Mojub&aacute;!<br />\r\n
                  Em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, o X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), realizado em Fortaleza (CE), nos dias 19 a 21 de setembro de 2024, reuniu pensadores, pesquisadores, educadores e estudantes para refletir sobre os &ldquo;Contrastes, diversidade e inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio. Como resultado desses debates, este e-book nos revela preciosos trabalhos que contribu&iacute;ram nesta discuss&atilde;o.<br />\r\n
                  No Grupo de Trabalho (GT-06), voltado para a &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-raciais&rdquo;, coordenado por mim, os trabalhos avaliados (por um grupo de pesquisadoras e pesquisadores dedicados, que aprecio e agrade&ccedil;o) e apresentados durante o evento demonstraram o quanto a pesquisa neste campo tem, a cada ano, se diversificado e compreendido a import&acirc;ncia das rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais em todos os campos da educa&ccedil;&atilde;o: dentro e fora da escola, na gest&atilde;o, na forma&ccedil;&atilde;o de professores, nos curr&iacute;culos, nas disciplinas, em todas as etapas, modalidades, eixos e n&iacute;veis. Por isso, este lugar privilegiado de pensar coletivamente as rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio.<br />\r\n
                  Com a implementa&ccedil;&atilde;o da Lei n.&ordm; 10.639/2003, nas duas &uacute;ltimas d&eacute;cadas, houve mudan&ccedil;as educativas significativas, diante da obrigatoriedade da legisla&ccedil;&atilde;o; embora &nbsp;ainda haja um coletivo inerte que se op&otilde;e &agrave; compreens&atilde;o dessa lei como um direito, os trabalhos neste GT demonstraram que educadoras e educadores t&ecirc;m constru&iacute;do uma cultura em prol de uma educa&ccedil;&atilde;o antirracista de respeito aos direitos humanos e &agrave;s diferen&ccedil;as. &nbsp;Os cap&iacute;tulos aqui selecionados trazem pesquisas, em diferentes campos, metodologias e etapas, que buscam ratificar o espa&ccedil;o expressivo e o lugar comprometido que a pr&aacute;tica pedag&oacute;gica em prol das rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais tem ocupado, que tamb&eacute;m envolve uma postura n&atilde;o omissa, capaz de interferir em valores, posturas, estigmas e julgamentos excludentes presentes na educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  Assim, como prop&otilde;e o t&iacute;tulo, os contrastes precisam ser abordados e revelados porque &nbsp;comp&otilde;em a diversidade &eacute;tnico-racial que, por sua vez, exige &nbsp;inclus&atilde;o presente e &nbsp;leg&iacute;tima em todos os espa&ccedil;os educativos. Esses tr&ecirc;s quesitos se entrela&ccedil;am nos cap&iacute;tulos apresentados. Todas, todos e todes est&atilde;o convidados a apreci&aacute;-los, ler, reler e conversar com autoras e autores. N&atilde;o deixem a oportunidade passar em debater, mais uma vez, &nbsp;a educa&ccedil;&atilde;o para o pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio. Voc&ecirc;s s&atilde;o convidados a fazer (e tomar) parte!<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  DENISE LIMA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  DENISE MARIA SOARES LIMA<br />\r\n
                  LILIAN MARIA DA SILVA MELLO<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  THAMARA FIGUEIREDO<br />\r\n
                  HEDGARD RODRIGUES DA SILVA<br />\r\n
                  TEREZA LUIZA DE FRAN&Ccedil;A<br />\r\n
                  ANA RITA DE C&Aacute;SSIA SILVA OLIVEIRA<br />\r\n
                  CHRISTINA PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  F&Aacute;BIO CARLOS VIEIRA PINTO<br />\r\n
                  CRISTIANE SOUSA DA SILVA<br />\r\n
                  RAFAEL MASCARENHAS MATOS<br />\r\n
                  RODRIGO WANTUIR ALVES DE ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  GABRIELE DA SILVA ANTUNES<br />\r\n
                  DAVISON DA SILVA SOUZA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793dbaf5c4f7_24012025152759.pdf"
                "arquivo" => "28012025165721-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL-3.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 17:00:01"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:00:00"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Este estudo propôs uma experiência de letramento literário para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola rural de Conde, Paraíba. O objetivo foi proporcionar a formação de leitores críticos e reflexivos, buscando também que os alunos/as desenvolvessem o gosto pela leitura. No entanto, é desafiador implementar essa prática, uma vez que se prioriza nas salas de aula o ensino da gramática e da produção textual escrita. Além disso, é imperativo destacar a importância de trabalhar com textos de autoria afro-brasileira, pois, em uma escola que ainda segue um modelo de educação europeu, não se observa a presença de obras de autores de classes subalternizadas comumente nas escolas. A fundamentação teórica baseou-se nos conceitos de letramento literário e leitura crítica de Cosson (2021), Sousa (2003) e Silva (2022), além da BNCC (BRASIL, 2018), que orientou o desenvolvimento de habilidades artístico-literárias que os discentes devem desenvolver ao final da atividade. A sequência básica incluiu a obra Vamos falar de relações raciais: crônicas para debater o antirracismo de Cidinha Silva, explorada por meio de leitura coletiva, rodas de conversa sobre a temática e produção textual escrita. A pesquisa foi conduzida como uma pesquisa-ação qualitativa, conforme Marques (2016), com foco em uma formação leitora emancipatória. O estudo promoveu a participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, alinhando a prática educativa com os documentos oficiais e buscando uma abordagem mais engajada e crítica da leitura e do letramento literário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.