Artigo CONEDU - Educação matemática (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-019-6

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SEUS REFLEXOS: IMPACTO DAS EMOÇÕES NA CONQUISTA DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE MANAUS - AM

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 13 - Educação matemática
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119199
    "edicao_id" => 371
    "trabalho_id" => 2246
    "inscrito_id" => 964
    "titulo" => "A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SEUS REFLEXOS: IMPACTO DAS EMOÇÕES NA CONQUISTA DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE MANAUS - AM"
    "resumo" => "A pesquisa foi motivada ao observar os baixos índices de aprendizagem da Matemática dos alunos das escolas públicas do ensino médio no Brasil, como nas avaliações do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), 2018 e do Sistema de Avaliação da Educação Básica, 2019. A Matemática sempre foi carregada de barreiras e dificuldades para sua aprendizagem, seja pelas metodologias utilizadas ou pela falta de conhecimentos dos educadores em novos conceitos que facilitem uma abordagem mais eficiente, principalmente a relacionada com Inteligência. Desta forma, optou-se como temática da pesquisa “Aprendizagem Significativa: Avaliação de desempenho na aprendizagem dos alunos do Ensino Médio na disciplina de matemática a partir da inteligência Emocional na Cidade de Manaus - AM, um estudo de campo na Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes, localizada na Cidade de Manaus/AM, no período de 2023”. OBJETIVOS: Avaliar a utilização da Inteligência Emocional para contribuição da efetividade do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática com os estudantes da 3ª série “C do Ensino Médio”. METODOLOGIA: A pesquisa partiu de uma abordagem exploratória-descritiva com enfoque qualitativo e quantitativo, através da realização de questionários (Mayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test), observações e entrevistas aplicadas aos professores e alunos. RESULTADOS: Constatou-se que, conhecer os diferentes perfis emocionais auxiliado pela Inteligência Emocional dos alunos auxiliam o professor a fazer abordagens pedagógicas individualizadas respeitando as características de cada estudante, como reconhecer o papel das emoções no contexto das relações interpessoais entre professor e aluno. CONCLUSÃO: Evidenciou-se que há uma relação significativa da Inteligência Emocional na efetividade da aprendizagem da Matemática através da comparação dos perfis emocionais e desempenho dos alunos em sala de aula e com isso, verifica-se que os professores precisam criar condições para um aprendizado mais significativo e pautado nas diferenças de perfis emocionais onde o estudante passa a ser o protagonista nesse processo."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID964_TB2246_05052024133548.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:18:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO MOTA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS EDUARDO"
    "autor_email" => "carlos_edumota@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119199
    "edicao_id" => 371
    "trabalho_id" => 2246
    "inscrito_id" => 964
    "titulo" => "A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SEUS REFLEXOS: IMPACTO DAS EMOÇÕES NA CONQUISTA DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE MANAUS - AM"
    "resumo" => "A pesquisa foi motivada ao observar os baixos índices de aprendizagem da Matemática dos alunos das escolas públicas do ensino médio no Brasil, como nas avaliações do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), 2018 e do Sistema de Avaliação da Educação Básica, 2019. A Matemática sempre foi carregada de barreiras e dificuldades para sua aprendizagem, seja pelas metodologias utilizadas ou pela falta de conhecimentos dos educadores em novos conceitos que facilitem uma abordagem mais eficiente, principalmente a relacionada com Inteligência. Desta forma, optou-se como temática da pesquisa “Aprendizagem Significativa: Avaliação de desempenho na aprendizagem dos alunos do Ensino Médio na disciplina de matemática a partir da inteligência Emocional na Cidade de Manaus - AM, um estudo de campo na Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes, localizada na Cidade de Manaus/AM, no período de 2023”. OBJETIVOS: Avaliar a utilização da Inteligência Emocional para contribuição da efetividade do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática com os estudantes da 3ª série “C do Ensino Médio”. METODOLOGIA: A pesquisa partiu de uma abordagem exploratória-descritiva com enfoque qualitativo e quantitativo, através da realização de questionários (Mayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test), observações e entrevistas aplicadas aos professores e alunos. RESULTADOS: Constatou-se que, conhecer os diferentes perfis emocionais auxiliado pela Inteligência Emocional dos alunos auxiliam o professor a fazer abordagens pedagógicas individualizadas respeitando as características de cada estudante, como reconhecer o papel das emoções no contexto das relações interpessoais entre professor e aluno. CONCLUSÃO: Evidenciou-se que há uma relação significativa da Inteligência Emocional na efetividade da aprendizagem da Matemática através da comparação dos perfis emocionais e desempenho dos alunos em sala de aula e com isso, verifica-se que os professores precisam criar condições para um aprendizado mais significativo e pautado nas diferenças de perfis emocionais onde o estudante passa a ser o protagonista nesse processo."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID964_TB2246_05052024133548.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:18:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO MOTA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS EDUARDO"
    "autor_email" => "carlos_edumota@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 371
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-matematica-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13"
        "logo" => null
        "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png"
        "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 17:00:31"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 371
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-matematica-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13"
        "logo" => null
        "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png"
        "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 17:00:31"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 240
                "edicao_id" => 371
                "codigo" => "978-65-5222-019-6"
                "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Com grande satisfa&ccedil;&atilde;o, apresentamos este e-book, resultado das investiga&ccedil;&otilde;es do Grupo de Trabalho de Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica &ndash; GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n
                  Em pleno s&eacute;culo XXI, n&atilde;o h&aacute; discord&acirc;ncia de que o ensino de matem&aacute;tica &eacute; considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indiv&iacute;duos com s&oacute;lida forma&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica podem resolver diversos problemas da vida di&aacute;ria. Entretanto, se trata de uma &aacute;rea do conhecimento com n&iacute;veis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  O ensino de matem&aacute;tica, entre outras discuss&otilde;es, para o Programa Internacional de Avalia&ccedil;&atilde;o de Estudantes (PISA), &eacute; entendido atualmente em um contexto de um mundo com r&aacute;pidas mudan&ccedil;as, impulsionadas por novas tecnologias e tend&ecirc;ncias nas quais os cidad&atilde;os s&atilde;o criativos e empenhados, formulando decis&otilde;es para utiliza&ccedil;&atilde;o individual e no &acirc;mbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n
                  &Eacute; justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema &lsquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rsquo;, convidando a discuss&otilde;es para o ensino de matem&aacute;tica dessa sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o, com vistas ao aprimoramento de pr&aacute;ticas de ensino e de avalia&ccedil;&otilde;es de matem&aacute;tica para todos os p&uacute;blicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o e a inser&ccedil;&atilde;o no s&eacute;culo XXI.&nbsp;<br />\r\n
                  Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lan&ccedil;arem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica, tanto para forma&ccedil;&atilde;o inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  BRUNO SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n
                  RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n
                  ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n
                  ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n
                  WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n
                  NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n
                  MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf"
                "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 17:00:31"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 240
                "edicao_id" => 371
                "codigo" => "978-65-5222-019-6"
                "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Com grande satisfa&ccedil;&atilde;o, apresentamos este e-book, resultado das investiga&ccedil;&otilde;es do Grupo de Trabalho de Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica &ndash; GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n
                  Em pleno s&eacute;culo XXI, n&atilde;o h&aacute; discord&acirc;ncia de que o ensino de matem&aacute;tica &eacute; considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indiv&iacute;duos com s&oacute;lida forma&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica podem resolver diversos problemas da vida di&aacute;ria. Entretanto, se trata de uma &aacute;rea do conhecimento com n&iacute;veis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  O ensino de matem&aacute;tica, entre outras discuss&otilde;es, para o Programa Internacional de Avalia&ccedil;&atilde;o de Estudantes (PISA), &eacute; entendido atualmente em um contexto de um mundo com r&aacute;pidas mudan&ccedil;as, impulsionadas por novas tecnologias e tend&ecirc;ncias nas quais os cidad&atilde;os s&atilde;o criativos e empenhados, formulando decis&otilde;es para utiliza&ccedil;&atilde;o individual e no &acirc;mbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n
                  &Eacute; justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema &lsquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rsquo;, convidando a discuss&otilde;es para o ensino de matem&aacute;tica dessa sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o, com vistas ao aprimoramento de pr&aacute;ticas de ensino e de avalia&ccedil;&otilde;es de matem&aacute;tica para todos os p&uacute;blicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o e a inser&ccedil;&atilde;o no s&eacute;culo XXI.&nbsp;<br />\r\n
                  Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lan&ccedil;arem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica, tanto para forma&ccedil;&atilde;o inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  BRUNO SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n
                  RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n
                  ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n
                  ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n
                  WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n
                  NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n
                  MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf"
                "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 17:00:31"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A pesquisa foi motivada ao observar os baixos índices de aprendizagem da Matemática dos alunos das escolas públicas do ensino médio no Brasil, como nas avaliações do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), 2018 e do Sistema de Avaliação da Educação Básica, 2019. A Matemática sempre foi carregada de barreiras e dificuldades para sua aprendizagem, seja pelas metodologias utilizadas ou pela falta de conhecimentos dos educadores em novos conceitos que facilitem uma abordagem mais eficiente, principalmente a relacionada com Inteligência. Desta forma, optou-se como temática da pesquisa “Aprendizagem Significativa: Avaliação de desempenho na aprendizagem dos alunos do Ensino Médio na disciplina de matemática a partir da inteligência Emocional na Cidade de Manaus - AM, um estudo de campo na Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes, localizada na Cidade de Manaus/AM, no período de 2023”. OBJETIVOS: Avaliar a utilização da Inteligência Emocional para contribuição da efetividade do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática com os estudantes da 3ª série “C do Ensino Médio”. METODOLOGIA: A pesquisa partiu de uma abordagem exploratória-descritiva com enfoque qualitativo e quantitativo, através da realização de questionários (Mayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test), observações e entrevistas aplicadas aos professores e alunos. RESULTADOS: Constatou-se que, conhecer os diferentes perfis emocionais auxiliado pela Inteligência Emocional dos alunos auxiliam o professor a fazer abordagens pedagógicas individualizadas respeitando as características de cada estudante, como reconhecer o papel das emoções no contexto das relações interpessoais entre professor e aluno. CONCLUSÃO: Evidenciou-se que há uma relação significativa da Inteligência Emocional na efetividade da aprendizagem da Matemática através da comparação dos perfis emocionais e desempenho dos alunos em sala de aula e com isso, verifica-se que os professores precisam criar condições para um aprendizado mais significativo e pautado nas diferenças de perfis emocionais onde o estudante passa a ser o protagonista nesse processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.