MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (GPEA-FP) PUBLICADAS EM PERIÓDICOS ENTRE 2014-2019
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119229 "edicao_id" => 372 "trabalho_id" => 2172 "inscrito_id" => 10307 "titulo" => "MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (GPEA-FP) PUBLICADAS EM PERIÓDICOS ENTRE 2014-2019" "resumo" => "Os grupos de pesquisa (GP) desempenham um papel significante na produção de conhecimento científico, com obtenção de resultados para a comunidade científica e sociedade em geral. Nessa direção, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar as produções publicadas em periódicos pelo GPEA-FP entre os anos de 2014 a 2019. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo documental. Os artigos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, que é uma metodologia muito utilizada para interpretar textos, documentos e dados no geral, pois proporciona novas visões e compreensões do material pesquisado. Utilizando a categorização, que é uma forma de agrupar ideias pela sua semelhança, consistindo em organizá-los por grupo ou categoria com um objetivo específico. Da Análise de Conteúdo emergiram as seguintes categorias: a) periódicos de publicação, b) locais e sujeitos pesquisados, c) tipo de abordagem em EA, d) contextos de realização das pesquisas, e e) tipo de construção textual. Os artigos do GPEA-FP analisados revelam que o Qualis dos periódicos em que se têm publicado variam consideravelmente, apresentando inclusive periódicos sem classificação. Em relação aos sujeitos pesquisados, os estudantes da educação básica são os sujeitos principais nas pesquisas, tendo a escola como o local principal para as investigações. Em se tratando do tipo de construção textual observou- se uma tendência em trabalhos do tipo relato de experiência, no qual o pesquisador descreve as ações desenvolvidas no contexto escolar." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10307_TB2172_16102024163000.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:20:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "ADRIANA ANJOS" "autor_email" => "adriananjos18@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-ambiental-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:02:21" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119229 "edicao_id" => 372 "trabalho_id" => 2172 "inscrito_id" => 10307 "titulo" => "MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (GPEA-FP) PUBLICADAS EM PERIÓDICOS ENTRE 2014-2019" "resumo" => "Os grupos de pesquisa (GP) desempenham um papel significante na produção de conhecimento científico, com obtenção de resultados para a comunidade científica e sociedade em geral. Nessa direção, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar as produções publicadas em periódicos pelo GPEA-FP entre os anos de 2014 a 2019. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo documental. Os artigos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, que é uma metodologia muito utilizada para interpretar textos, documentos e dados no geral, pois proporciona novas visões e compreensões do material pesquisado. Utilizando a categorização, que é uma forma de agrupar ideias pela sua semelhança, consistindo em organizá-los por grupo ou categoria com um objetivo específico. Da Análise de Conteúdo emergiram as seguintes categorias: a) periódicos de publicação, b) locais e sujeitos pesquisados, c) tipo de abordagem em EA, d) contextos de realização das pesquisas, e e) tipo de construção textual. Os artigos do GPEA-FP analisados revelam que o Qualis dos periódicos em que se têm publicado variam consideravelmente, apresentando inclusive periódicos sem classificação. Em relação aos sujeitos pesquisados, os estudantes da educação básica são os sujeitos principais nas pesquisas, tendo a escola como o local principal para as investigações. Em se tratando do tipo de construção textual observou- se uma tendência em trabalhos do tipo relato de experiência, no qual o pesquisador descreve as ações desenvolvidas no contexto escolar." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10307_TB2172_16102024163000.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:20:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "ADRIANA ANJOS" "autor_email" => "adriananjos18@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-ambiental-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:02:21" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 372 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-ambiental-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "logo" => null "capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "timbrado" => "6791172f1764e_22012025130503.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 372 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-ambiental-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "logo" => null "capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "timbrado" => "6791172f1764e_22012025130503.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 241 "edicao_id" => 372 "codigo" => "978-65-5222-012-7" "capa" => "6791172f1adfb_22012025130503.png" "titulo" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "prefacio" => """ Prezado(a) leitor(a), <br />\r\n <br />\r\n O X Congresso Nacional de Educação (CONEDU) é uma oportunidade de dialogar e refletir sobre os diversos aspectos que abrangem a educação no Brasil. Dentre os diferentes temas discutidos neste evento, a Educação Ambiental se destaca por seu caráter transversal e interdisciplinar. Durante o evento conhecemos o panorama sobre a Educação Ambiental no país, destacando os avanços e as lacunas que exigem novos objetivos e metas para construção de uma sociedade mais justa e sustentável. <br />\r\n <br />\r\n Este e-book documenta as produções desenvolvidas pelo grupo de trabalho (GT) “Educação Ambiental”, e tem como objetivo discutir sobre as abordagens teóricas e práticas da educação ambiental. Os diversos impactos ambientais provocados pelo ser humano, como a exploração desordenada dos recursos naturais e a poluição, estão levando o planeta a uma degradação nunca antes vista, afetando diretamente serviços ecossistêmicos fundamentais à vida. Nesse cenário, a Educação Ambiental tem o desafio de buscar a resolução de problemas complexos, desde mudanças nas matrizes energéticas até mudanças de comportamento da sociedade. <br />\r\n <br />\r\n A Educação Ambiental se mostra, dessa forma, uma disciplina estratégica, com potencial de sensibilizar a população, resgatar valores de respeito ao meio ambiente, e consequentemente mitigar os impactos ambientais. Os capítulos a seguir trazem experiências importantes, que foram desenvolvidas desde a educação básica até o ensino superior, em ambientes formais e não formais, sendo possível compartilhar diferentes saberes e práticas que incentivam mudanças na educação ambiental. Esperamos que os capítulos apresentados inspirem novas perspectivas para promover uma Educação Ambiental mais crítica, participativa, reflexiva e humanizada. Desejo a todos(as) uma excelente leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA """ "conselho_editorial" => """ GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY<br />\r\n MARIA DO CÉO RODRIGUES PESSOA<br />\r\n JOÃO PAULO NUNES DE ANDRADE PEREIRA<br />\r\n ANA LUISA ARAÚJO DE AMORIM<br />\r\n DANIELLE PATRÍCIO BRASIL<br />\r\n MANOEL CELESTINO DE PONTES FILHO<br />\r\n RIVETE SILVA DE LIMA<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO<br />\r\n ERIKA DIAS RODRIGUES<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE<br />\r\n JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA<br />\r\n VICTÓRIA STEVENSON MARTINS NUNES<br />\r\n JAILMA FERREIRA DA SILVA<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS<br />\r\n FRANCISCA DANDARA DA SILVA ALBUQUERQUE<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793ea230ec5a_24012025162939.pdf" "arquivo" => "28012025164434-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 241 "edicao_id" => 372 "codigo" => "978-65-5222-012-7" "capa" => "6791172f1adfb_22012025130503.png" "titulo" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "prefacio" => """ Prezado(a) leitor(a), <br />\r\n <br />\r\n O X Congresso Nacional de Educação (CONEDU) é uma oportunidade de dialogar e refletir sobre os diversos aspectos que abrangem a educação no Brasil. Dentre os diferentes temas discutidos neste evento, a Educação Ambiental se destaca por seu caráter transversal e interdisciplinar. Durante o evento conhecemos o panorama sobre a Educação Ambiental no país, destacando os avanços e as lacunas que exigem novos objetivos e metas para construção de uma sociedade mais justa e sustentável. <br />\r\n <br />\r\n Este e-book documenta as produções desenvolvidas pelo grupo de trabalho (GT) “Educação Ambiental”, e tem como objetivo discutir sobre as abordagens teóricas e práticas da educação ambiental. Os diversos impactos ambientais provocados pelo ser humano, como a exploração desordenada dos recursos naturais e a poluição, estão levando o planeta a uma degradação nunca antes vista, afetando diretamente serviços ecossistêmicos fundamentais à vida. Nesse cenário, a Educação Ambiental tem o desafio de buscar a resolução de problemas complexos, desde mudanças nas matrizes energéticas até mudanças de comportamento da sociedade. <br />\r\n <br />\r\n A Educação Ambiental se mostra, dessa forma, uma disciplina estratégica, com potencial de sensibilizar a população, resgatar valores de respeito ao meio ambiente, e consequentemente mitigar os impactos ambientais. Os capítulos a seguir trazem experiências importantes, que foram desenvolvidas desde a educação básica até o ensino superior, em ambientes formais e não formais, sendo possível compartilhar diferentes saberes e práticas que incentivam mudanças na educação ambiental. Esperamos que os capítulos apresentados inspirem novas perspectivas para promover uma Educação Ambiental mais crítica, participativa, reflexiva e humanizada. Desejo a todos(as) uma excelente leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA """ "conselho_editorial" => """ GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY<br />\r\n MARIA DO CÉO RODRIGUES PESSOA<br />\r\n JOÃO PAULO NUNES DE ANDRADE PEREIRA<br />\r\n ANA LUISA ARAÚJO DE AMORIM<br />\r\n DANIELLE PATRÍCIO BRASIL<br />\r\n MANOEL CELESTINO DE PONTES FILHO<br />\r\n RIVETE SILVA DE LIMA<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO<br />\r\n ERIKA DIAS RODRIGUES<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE<br />\r\n JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA<br />\r\n VICTÓRIA STEVENSON MARTINS NUNES<br />\r\n JAILMA FERREIRA DA SILVA<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS<br />\r\n FRANCISCA DANDARA DA SILVA ALBUQUERQUE<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793ea230ec5a_24012025162939.pdf" "arquivo" => "28012025164434-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }