Artigo CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-012-7

MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (GPEA-FP) PUBLICADAS EM PERIÓDICOS ENTRE 2014-2019

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 14 - Educação ambiental
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119229
    "edicao_id" => 372
    "trabalho_id" => 2172
    "inscrito_id" => 10307
    "titulo" => "MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (GPEA-FP) PUBLICADAS EM PERIÓDICOS ENTRE 2014-2019"
    "resumo" => "Os grupos de pesquisa (GP) desempenham um papel significante na produção de conhecimento científico, com obtenção de resultados para a comunidade científica e sociedade em geral. Nessa direção, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar as produções publicadas em periódicos pelo GPEA-FP entre os anos de 2014 a 2019. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo documental. Os artigos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, que é uma metodologia muito utilizada para interpretar textos, documentos e dados no geral, pois proporciona novas visões e compreensões do material pesquisado. Utilizando a categorização, que é uma forma de agrupar ideias pela sua semelhança, consistindo em organizá-los por grupo ou categoria com um objetivo específico. Da Análise de Conteúdo emergiram as seguintes categorias: a) periódicos de publicação, b) locais e sujeitos pesquisados, c) tipo de abordagem em EA, d) contextos de realização das pesquisas, e e) tipo de construção textual. Os artigos do GPEA-FP analisados revelam que o Qualis dos periódicos em que se têm publicado variam consideravelmente, apresentando inclusive periódicos sem classificação. Em relação aos sujeitos pesquisados, os estudantes da educação básica são os sujeitos principais nas pesquisas, tendo a escola como o local principal para as investigações. Em se tratando do tipo de construção textual observou- se uma tendência em trabalhos do tipo relato de experiência, no qual o pesquisador descreve as ações desenvolvidas no contexto escolar."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10307_TB2172_16102024163000.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:20:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA ANJOS"
    "autor_email" => "adriananjos18@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-ambiental-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:02:21"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119229
    "edicao_id" => 372
    "trabalho_id" => 2172
    "inscrito_id" => 10307
    "titulo" => "MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (GPEA-FP) PUBLICADAS EM PERIÓDICOS ENTRE 2014-2019"
    "resumo" => "Os grupos de pesquisa (GP) desempenham um papel significante na produção de conhecimento científico, com obtenção de resultados para a comunidade científica e sociedade em geral. Nessa direção, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar as produções publicadas em periódicos pelo GPEA-FP entre os anos de 2014 a 2019. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo documental. Os artigos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, que é uma metodologia muito utilizada para interpretar textos, documentos e dados no geral, pois proporciona novas visões e compreensões do material pesquisado. Utilizando a categorização, que é uma forma de agrupar ideias pela sua semelhança, consistindo em organizá-los por grupo ou categoria com um objetivo específico. Da Análise de Conteúdo emergiram as seguintes categorias: a) periódicos de publicação, b) locais e sujeitos pesquisados, c) tipo de abordagem em EA, d) contextos de realização das pesquisas, e e) tipo de construção textual. Os artigos do GPEA-FP analisados revelam que o Qualis dos periódicos em que se têm publicado variam consideravelmente, apresentando inclusive periódicos sem classificação. Em relação aos sujeitos pesquisados, os estudantes da educação básica são os sujeitos principais nas pesquisas, tendo a escola como o local principal para as investigações. Em se tratando do tipo de construção textual observou- se uma tendência em trabalhos do tipo relato de experiência, no qual o pesquisador descreve as ações desenvolvidas no contexto escolar."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10307_TB2172_16102024163000.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:20:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA ANJOS"
    "autor_email" => "adriananjos18@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-ambiental-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:02:21"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 372
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-ambiental-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg"
        "timbrado" => "6791172f1764e_22012025130503.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 17:02:21"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 372
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-ambiental-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg"
        "timbrado" => "6791172f1764e_22012025130503.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 17:02:21"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 241
                "edicao_id" => 372
                "codigo" => "978-65-5222-012-7"
                "capa" => "6791172f1adfb_22012025130503.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Prezado(a) leitor(a),&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU) &eacute; uma oportunidade de dialogar e refletir sobre os diversos aspectos que abrangem a educa&ccedil;&atilde;o no Brasil. Dentre os diferentes temas discutidos neste evento, a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental se destaca por seu car&aacute;ter transversal e interdisciplinar. Durante o evento conhecemos o panorama sobre a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental no pa&iacute;s, destacando os avan&ccedil;os e as lacunas que exigem novos objetivos e metas para constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e sustent&aacute;vel.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Este e-book documenta as produ&ccedil;&otilde;es desenvolvidas pelo grupo de trabalho (GT) &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental&rdquo;, e tem como objetivo discutir sobre as abordagens te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas da educa&ccedil;&atilde;o ambiental. Os diversos impactos ambientais provocados pelo ser humano, como a explora&ccedil;&atilde;o desordenada dos recursos naturais e a polui&ccedil;&atilde;o, est&atilde;o levando o planeta a uma degrada&ccedil;&atilde;o nunca antes vista, afetando diretamente servi&ccedil;os ecossist&ecirc;micos fundamentais &agrave; vida. Nesse cen&aacute;rio, a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental tem o desafio de buscar a resolu&ccedil;&atilde;o de problemas complexos, desde mudan&ccedil;as nas matrizes energ&eacute;ticas at&eacute; mudan&ccedil;as de comportamento da sociedade.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental se mostra, dessa forma, uma disciplina estrat&eacute;gica, com potencial de sensibilizar a popula&ccedil;&atilde;o, resgatar valores de respeito ao meio ambiente, e consequentemente mitigar os impactos ambientais. Os cap&iacute;tulos a seguir trazem experi&ecirc;ncias importantes, que foram desenvolvidas desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, em ambientes formais e n&atilde;o formais, sendo poss&iacute;vel compartilhar diferentes saberes e pr&aacute;ticas que incentivam mudan&ccedil;as na educa&ccedil;&atilde;o ambiental. Esperamos que os cap&iacute;tulos apresentados inspirem novas perspectivas para promover uma Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental mais cr&iacute;tica, participativa, reflexiva e humanizada. Desejo a todos(as) uma excelente leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JESSICA OLIVEIRA&nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY<br />\r\n
                  MARIA DO C&Eacute;O RODRIGUES PESSOA<br />\r\n
                  JO&Atilde;O PAULO NUNES DE ANDRADE PEREIRA<br />\r\n
                  ANA LUISA ARA&Uacute;JO DE AMORIM<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL<br />\r\n
                  MANOEL CELESTINO DE PONTES FILHO<br />\r\n
                  RIVETE SILVA DE LIMA<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO<br />\r\n
                  ERIKA DIAS RODRIGUES<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA<br />\r\n
                  VICT&Oacute;RIA STEVENSON MARTINS NUNES<br />\r\n
                  JAILMA FERREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  JESSICA OLIVEIRA<br />\r\n
                  ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS<br />\r\n
                  FRANCISCA DANDARA DA SILVA ALBUQUERQUE<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793ea230ec5a_24012025162939.pdf"
                "arquivo" => "28012025164434-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 17:02:21"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 241
                "edicao_id" => 372
                "codigo" => "978-65-5222-012-7"
                "capa" => "6791172f1adfb_22012025130503.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Prezado(a) leitor(a),&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU) &eacute; uma oportunidade de dialogar e refletir sobre os diversos aspectos que abrangem a educa&ccedil;&atilde;o no Brasil. Dentre os diferentes temas discutidos neste evento, a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental se destaca por seu car&aacute;ter transversal e interdisciplinar. Durante o evento conhecemos o panorama sobre a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental no pa&iacute;s, destacando os avan&ccedil;os e as lacunas que exigem novos objetivos e metas para constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e sustent&aacute;vel.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Este e-book documenta as produ&ccedil;&otilde;es desenvolvidas pelo grupo de trabalho (GT) &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental&rdquo;, e tem como objetivo discutir sobre as abordagens te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas da educa&ccedil;&atilde;o ambiental. Os diversos impactos ambientais provocados pelo ser humano, como a explora&ccedil;&atilde;o desordenada dos recursos naturais e a polui&ccedil;&atilde;o, est&atilde;o levando o planeta a uma degrada&ccedil;&atilde;o nunca antes vista, afetando diretamente servi&ccedil;os ecossist&ecirc;micos fundamentais &agrave; vida. Nesse cen&aacute;rio, a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental tem o desafio de buscar a resolu&ccedil;&atilde;o de problemas complexos, desde mudan&ccedil;as nas matrizes energ&eacute;ticas at&eacute; mudan&ccedil;as de comportamento da sociedade.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental se mostra, dessa forma, uma disciplina estrat&eacute;gica, com potencial de sensibilizar a popula&ccedil;&atilde;o, resgatar valores de respeito ao meio ambiente, e consequentemente mitigar os impactos ambientais. Os cap&iacute;tulos a seguir trazem experi&ecirc;ncias importantes, que foram desenvolvidas desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, em ambientes formais e n&atilde;o formais, sendo poss&iacute;vel compartilhar diferentes saberes e pr&aacute;ticas que incentivam mudan&ccedil;as na educa&ccedil;&atilde;o ambiental. Esperamos que os cap&iacute;tulos apresentados inspirem novas perspectivas para promover uma Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental mais cr&iacute;tica, participativa, reflexiva e humanizada. Desejo a todos(as) uma excelente leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JESSICA OLIVEIRA&nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY<br />\r\n
                  MARIA DO C&Eacute;O RODRIGUES PESSOA<br />\r\n
                  JO&Atilde;O PAULO NUNES DE ANDRADE PEREIRA<br />\r\n
                  ANA LUISA ARA&Uacute;JO DE AMORIM<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL<br />\r\n
                  MANOEL CELESTINO DE PONTES FILHO<br />\r\n
                  RIVETE SILVA DE LIMA<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO<br />\r\n
                  ERIKA DIAS RODRIGUES<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA<br />\r\n
                  VICT&Oacute;RIA STEVENSON MARTINS NUNES<br />\r\n
                  JAILMA FERREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  JESSICA OLIVEIRA<br />\r\n
                  ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS<br />\r\n
                  FRANCISCA DANDARA DA SILVA ALBUQUERQUE<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793ea230ec5a_24012025162939.pdf"
                "arquivo" => "28012025164434-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 17:02:21"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Os grupos de pesquisa (GP) desempenham um papel significante na produção de conhecimento científico, com obtenção de resultados para a comunidade científica e sociedade em geral. Nessa direção, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar as produções publicadas em periódicos pelo GPEA-FP entre os anos de 2014 a 2019. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo documental. Os artigos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, que é uma metodologia muito utilizada para interpretar textos, documentos e dados no geral, pois proporciona novas visões e compreensões do material pesquisado. Utilizando a categorização, que é uma forma de agrupar ideias pela sua semelhança, consistindo em organizá-los por grupo ou categoria com um objetivo específico. Da Análise de Conteúdo emergiram as seguintes categorias: a) periódicos de publicação, b) locais e sujeitos pesquisados, c) tipo de abordagem em EA, d) contextos de realização das pesquisas, e e) tipo de construção textual. Os artigos do GPEA-FP analisados revelam que o Qualis dos periódicos em que se têm publicado variam consideravelmente, apresentando inclusive periódicos sem classificação. Em relação aos sujeitos pesquisados, os estudantes da educação básica são os sujeitos principais nas pesquisas, tendo a escola como o local principal para as investigações. Em se tratando do tipo de construção textual observou- se uma tendência em trabalhos do tipo relato de experiência, no qual o pesquisador descreve as ações desenvolvidas no contexto escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.