A MATEMÁTICA E O JOGO DE XADREZ: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES, RELAÇÕES E APLICAÇÕES DO JOGO COM A MATEMÁTICA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119348 "edicao_id" => 375 "trabalho_id" => 3625 "inscrito_id" => 11777 "titulo" => "A MATEMÁTICA E O JOGO DE XADREZ: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES, RELAÇÕES E APLICAÇÕES DO JOGO COM A MATEMÁTICA" "resumo" => "O jogo de Xadrez, que surgiu como uma vertente de um antigo jogo chamado Shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, teve início no século VI. Existem evidências históricas que dizem que ele se originou no continente asiático, mas o seu país de origem é incerto. Alguns concordam que ele foi inventado na Índia, mas há aqueles que contestam e afirmam que ele surgiu na China. Esse jogo, para aqueles não familiarizados, parece à primeira vista bastante complicado, e por isso é considerado por muitos “um desafio intelectual”. Estudos indicam que a atividade enxadrística pode proporcionar diversos benefícios aos seus praticantes, dentre eles, por exemplo, o auxílio à prevenção do Alzheimer. Além de benéfico, o Xadrez fascina pela ampla necessidade de estratégias e habilidades que facilmente se relacionam com a Matemática, mesmo que inconscientemente. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar algumas das diversas aplicações matemáticas que envolvem o jogo de Xadrez, que é mundialmente jogado, tanto presencialmente quanto online. Nesse sentido, foi utilizada como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica (Fonseca, 2002), de natureza qualitativa (Minayo, 2001), de modo que foram coletados diversos artigos, revistas, teses e dissertações, em operadores de busca eletrônica, as diferentes aplicações da Matemática no Xadrez. Os resultados que constam neste artigo apresentam que há diversas pesquisas que apontam uma conexão interdisciplinar entre o jogo de Xadrez e a Matemática, observada no ensino de assuntos como a Probabilidade, a Análise Combinatória, Plano Cartesiano, Funções, Geometria, etc." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID11777_TB3625_27102024235908.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:27:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAILANE CAROLINE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAILANE" "autor_email" => "railanecaroline01@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119348 "edicao_id" => 375 "trabalho_id" => 3625 "inscrito_id" => 11777 "titulo" => "A MATEMÁTICA E O JOGO DE XADREZ: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES, RELAÇÕES E APLICAÇÕES DO JOGO COM A MATEMÁTICA" "resumo" => "O jogo de Xadrez, que surgiu como uma vertente de um antigo jogo chamado Shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, teve início no século VI. Existem evidências históricas que dizem que ele se originou no continente asiático, mas o seu país de origem é incerto. Alguns concordam que ele foi inventado na Índia, mas há aqueles que contestam e afirmam que ele surgiu na China. Esse jogo, para aqueles não familiarizados, parece à primeira vista bastante complicado, e por isso é considerado por muitos “um desafio intelectual”. Estudos indicam que a atividade enxadrística pode proporcionar diversos benefícios aos seus praticantes, dentre eles, por exemplo, o auxílio à prevenção do Alzheimer. Além de benéfico, o Xadrez fascina pela ampla necessidade de estratégias e habilidades que facilmente se relacionam com a Matemática, mesmo que inconscientemente. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar algumas das diversas aplicações matemáticas que envolvem o jogo de Xadrez, que é mundialmente jogado, tanto presencialmente quanto online. Nesse sentido, foi utilizada como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica (Fonseca, 2002), de natureza qualitativa (Minayo, 2001), de modo que foram coletados diversos artigos, revistas, teses e dissertações, em operadores de busca eletrônica, as diferentes aplicações da Matemática no Xadrez. Os resultados que constam neste artigo apresentam que há diversas pesquisas que apontam uma conexão interdisciplinar entre o jogo de Xadrez e a Matemática, observada no ensino de assuntos como a Probabilidade, a Análise Combinatória, Plano Cartesiano, Funções, Geometria, etc." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID11777_TB3625_27102024235908.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:27:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAILANE CAROLINE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAILANE" "autor_email" => "railanecaroline01@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 375 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "logo" => null "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 375 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "logo" => null "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 244 "edicao_id" => 375 "codigo" => "978-65-5222-020-2" "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "prefacio" => """ Entrelaçando Saberes: Ensino e as Interseções no Cenário Contemporâneo<br />\r\n É com grande entusiasmo que apresentamos o capítulo “Ensino e suas Interseções”, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflexão sobre as complexas intersecções que moldam o campo educacional contemporâneo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educação, o CONEDU, um dos mais importantes eventos científicos da área no país, os trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreensão dos desafios e oportunidades que se apresentam à educação brasileira.<br />\r\n A educação, como um campo em constante transformação, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos às novas complexidades que surgem no cenário atual, marcado por profundas transformações sociais e tecnológicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste capítulo, buscamos compreender como esses fenômenos interagem, desafiam e reconfiguram as práticas pedagógicas e as trajetórias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implicações dessas interseções para a construção de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo práticas pedagógicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LAÍS ZACHOW" "conselho_editorial" => """ DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n CECÍLIA SANTOS SILVA<br />\r\n GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n ÁQUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n LUCIMARA LAÍS ZACHOW<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf" "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 244 "edicao_id" => 375 "codigo" => "978-65-5222-020-2" "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "prefacio" => """ Entrelaçando Saberes: Ensino e as Interseções no Cenário Contemporâneo<br />\r\n É com grande entusiasmo que apresentamos o capítulo “Ensino e suas Interseções”, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflexão sobre as complexas intersecções que moldam o campo educacional contemporâneo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educação, o CONEDU, um dos mais importantes eventos científicos da área no país, os trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreensão dos desafios e oportunidades que se apresentam à educação brasileira.<br />\r\n A educação, como um campo em constante transformação, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos às novas complexidades que surgem no cenário atual, marcado por profundas transformações sociais e tecnológicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste capítulo, buscamos compreender como esses fenômenos interagem, desafiam e reconfiguram as práticas pedagógicas e as trajetórias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implicações dessas interseções para a construção de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo práticas pedagógicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LAÍS ZACHOW" "conselho_editorial" => """ DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n CECÍLIA SANTOS SILVA<br />\r\n GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n ÁQUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n LUCIMARA LAÍS ZACHOW<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf" "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }