O presente trabalho apresenta resultados parciais das atividades artístico-musicais atualmente em curso no IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações a partir do olhar discente, tendo como foco de investigação a atuação de um Professor Visitante de Música na instituição. Com um trabalho sólido no campo artístico-musical desde 2017, o Campus Avançado Três Corações conta atualmente com três grupos musicais (um coral, um grupo vocal-instrumental e uma camerata experimental), com expressiva participação de alunos, colaboradores e da comunidade externa, tanto como integrantes destes grupos quanto como público. A partir de uma pesquisa etnográfica desenvolvida no âmbito do PIBIC-EM/CNPq, o trabalho procurou investigar as motivações que levaram discentes e membros da comunidade externa a procurarem projetos de extensão voltados para a Música, bem como apontar o perfil desse público, seus anseios, dilemas e qual a importância das atividades artístico-musicais nas dimensões social e emocional dos participantes destes projetos. Como não precisamos reaprender o que já conhecemos e como urge que estejamos sempre aprendendo, é possível que o nosso foco atencional seja prioritariamente orientado para coisas que não conhecemos ou para aquelas que ‘desejamos” conhecer. Pautados em teorias sobre cognição elaboradas no grupo de pesquisa Complex Cognitio- PUC Minas e em teóricos como Edelman (2002) e Lakoff (2005), em reflexões sobre o Desejo a a auto-organização humana de Chauí (1993), Ostrower (1993) e em estudos sobre Música e cérebro de Sloboda (2005) e Jourdain (2000), buscamos manter um diálogo com nossa pesquisa qualitativa tentando entender como desejo, atenção e música estão interligados corroborando para uma saúde mental e social que influi satisfatoriamente no desenvolvimento cognitivo de nossos discentes. A presente proposta busca apresentar, através de relatos, quais as consequências das experiências musicais proporcionadas aos participantes dos projetos em suas vidas escolares, pessoais e profissionais.