A indisciplina é considerada como um dos maiores problemas enfrentados pelas escolas. A disciplina escolar, por sua vez, é fundamental para um ambiente de aprendizado produtivo e harmonioso. Nesse contexto, estabelecer uma relação que promova o diálogo, a empatia e o respeito é necessário para consolidar uma cultura de paz no ambiente educativo. Este estudo parte da necessidade em compreender as dinâmicas no contexto brasileiro, onde relações interpessoais calorosas e comunicação aberta são aspectos culturais significativos que podem afetar na educação. Apesar da importância reconhecida da comunicação e afetividade, há uma lacuna no entendimento de como esses fatores se traduzem em práticas disciplinares efetivas nas escolas, o que conduz, ao problema desse estudo: Como a comunicação dialógica e a afetividade entre docentes e estudantes podem ser efetivamente integradas para melhorar o comportamento e o engajamento dos estudantes? Assim, objetiva investigar como a comunicação dialógica influencia no relacionamento entre docentes e estudantes e sua correlação com a afetividade para melhoria da disciplina escolar. Para atingir o objetivo proposto, este estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória de natureza bibliográfica, que utilizou a técnica de análise de conteúdo para apresentar os dados coletados acerca da indisciplina na escola, das contribuições da afetividade para a disciplina, bem como da comunicação dialógica para o engajamento dos estudantes. Os resultados apontam que a afetividade e o diálogo entre docente e estudante implicam na melhoria do clima escolar contribuindo para a disciplina, motivação e interesse.