As oficinas pedagógicas são atividades que possibilitam a integração entre as práticas de ensino, as teorias e as crenças, permitindo uma reflexão sobre o tema em questão. São espaços de pensamento, do sentimento e da ação e visa criar um ambiente capaz para a vivência, a reflexão e o pensamento crítico, favorecendo a construção dos conhecimentos. Assim como as oficinas, a inserção das artes no ensino tem muito a contribuir, pois são capazes de apresentar os conteúdos de forma clara, prática, prazerosa e objetiva. O docente, a partir da arte, pode tornar suas aulas mais dinâmicas, atrativas e criativas, aproximando os conceitos trabalhados em sala de aula com a realidade dos estudantes. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é realizar uma análise detalhada sobre a abordagem e implementação das oficinas relacionadas à temática de ciência e arte na localidade de Miracema-RJ. Utilizamos como metodologia a revisão integrativa, que possui uma abordagem descritiva, exploratória e fundamenta-se em uma perspectiva qualitativa. Como resultado percebemos que as oficinas de ciência e arte , emerge como uma ferramenta eficaz e benéfica para o processo de ensino. Essa constatação se revela relevante nos diversos contextos educativos, destacando a significativa contribuição dessas abordagens na promoção de uma aprendizagem mais dinâmica, envolvente e efetiva.