EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS MUSICAIS COMO PROFESSOR VISITANTE NO ENSINO INTEGRADO DO IFSULDEMINAS - CAMPUS AVANÇADO TRÊS CORAÇÕES
0 of 0"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 119440 "edicao_id" => 378 "trabalho_id" => 2351 "inscrito_id" => 10640 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS MUSICAIS COMO PROFESSOR VISITANTE NO ENSINO INTEGRADO DO IFSULDEMINAS - CAMPUS AVANÇADO TRÊS CORAÇÕES" "resumo" => "O presente artigo traz algumas reflexões sobre a importância de um ensino de Música mais efetivo e aprofundado na Educação Básica e as experiências pedagógico-musicais decorrentes de minha atuação como Professor Visitante no IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações. Sendo a disciplina Artes (parte do Projeto Pedagógico de Curso e obrigatória no 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados) o contato mais próximo que os discentes do campus possuem com uma formação artístico-musical propriamente dita durante suas trajetórias acadêmicas na instituição, minha chegada como Professor Visitante na área de Música vem trazendo novas vivências e aprendizagens musicais aos alunos dentro e para além desta disciplina, o que sem dúvida tem agregado muito para o cotidiano acadêmico dos alunos e mesmo para suas carreiras profissionais. ◀O presente artigo traz algumas reflexões sobre a importância de um ensino de Música mais efetivo e aprofundado na Educação Básica e as experiências pedagógico-m ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10640_TB2351_27102024184620.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:36:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL MARIN DA SILVA GARCIA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.garcia@ifsuldeminas.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IF SUL DE MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:39:06" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 119440 "edicao_id" => 378 "trabalho_id" => 2351 "inscrito_id" => 10640 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS MUSICAIS COMO PROFESSOR VISITANTE NO ENSINO INTEGRADO DO IFSULDEMINAS - CAMPUS AVANÇADO TRÊS CORAÇÕES" "resumo" => "O presente artigo traz algumas reflexões sobre a importância de um ensino de Música mais efetivo e aprofundado na Educação Básica e as experiências pedagógico-musicais decorrentes de minha atuação como Professor Visitante no IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações. Sendo a disciplina Artes (parte do Projeto Pedagógico de Curso e obrigatória no 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados) o contato mais próximo que os discentes do campus possuem com uma formação artístico-musical propriamente dita durante suas trajetórias acadêmicas na instituição, minha chegada como Professor Visitante na área de Música vem trazendo novas vivências e aprendizagens musicais aos alunos dentro e para além desta disciplina, o que sem dúvida tem agregado muito para o cotidiano acadêmico dos alunos e mesmo para suas carreiras profissionais. ◀O presente artigo traz algumas reflexões sobre a importância de um ensino de Música mais efetivo e aprofundado na Educação Básica e as experiências pedagógico-m ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10640_TB2351_27102024184620.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:36:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL MARIN DA SILVA GARCIA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.garcia@ifsuldeminas.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IF SUL DE MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:39:06" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 378 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n ◀Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem o ▶ O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. ◀O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma ▶ """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20" "logo" => null "capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg" "timbrado" => "6791194aa91db_22012025131402.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:39:06" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:04" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 378 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n ◀Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem o ▶ O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. ◀O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma ▶ """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20" "logo" => null "capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg" "timbrado" => "6791194aa91db_22012025131402.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:39:06" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:04" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 247 "edicao_id" => 378 "codigo" => "978-65-5222-023-3" "capa" => "6791194aaaf77_22012025131402.png" "titulo" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "prefacio" => """ Esta obra é uma coletânea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no X Congresso Nacional de Educação. Reúne textos que promovem debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho, discutem as possibilidades e os desafios do currículo no ensino médio integrado, analisam práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica, bem como buscam compreender os recursos didáticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.<br />\r\n ◀Esta obra é uma coletânea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educação Profissional e Tecnológica ( ▶ O debate sobre a educação profissional e tecnológica continua abarcando a dicotomia educação para o “fazer” versus educação para o “pensar”. Se por um lado o projeto de sociedade da burguesia brasileira não universaliza a escola básica e reproduz a lógica da educação profissional e tecnológica restrita que visa preparar para as necessidades do capital e do mercado (Frigotto, 2007), com a Constituição Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 aponta-se outro caminho: a educação básica de nível médio é um direito universal. Logo, a educação profissional e tecnológica deve articular-se com a educação básica. Para Saviani (2007), então, o papel da escola de nível médio dever ser de recuperar a relação entre o conhecimento e prática do trabalho. Moraes e Küller (2016) reforçam que, quanto à educação profissional, objetiva adquirir competências, conhecimentos, saberes e habilidades que confiram aos estudantes a possibilidade de exercer uma determinada função profissional; isto atrelado à formação integral do cidadão.<br />\r\n ◀O debate sobre a educação profissional e tecnológica continua abarcando a dicotomia educação para o “fazer” versu ▶ Assim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, vivências, experiências e perfil dos profissionais da Educação Profissional e Tecnológica - os docentes e os técnicos em assuntos educacionais - bem como sobre os processos de formação desses sujeitos. <br />\r\n ◀Assim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, vivências, experiências e perfil dos profissionais da Educação ▶ Apresentam, também, relatos de experiências de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre currículo e avaliação, sobre os desafios para a integração curricular e apresentam produtos educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica.<br />\r\n ◀Apresentam, também, relatos de experiências de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre currículo e ▶ São discutidas, ainda, de maneira específica, as questões relativas à permanência e êxito de estudantes, bem como suas (des)motivações para estudar. Além disso, traz o debate sobre inclusão, acessibilidade e diversidade na modalidade de ensino já citada.<br />\r\n ◀São discutidas, ainda, de maneira específica, as questões relativas à permanência e êxito de estudantes, bem como suas ( ▶ Trabalhos de revisão bibliográfica também são encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princípio educativo e sobre o conceito de educação profissional e tecnológica. Nesse sentido, as reflexões, experiências e discussões abordadas nesta coletânea contribuem para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades da educação profissional e tecnológica e sua importância para a superação da dualidade entre a educação para o “fazer” versus educação para o “pensar”.<br />\r\n ◀Trabalhos de revisão bibliográfica também são encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princípio educativ ▶ """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n JANEÍNE DE OLIVEIRA VALIDO<br />\r\n GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA<br />\r\n ARLENE LEÃO DE LIMA DUARTE<br />\r\n DIEGO DOS SANTOS ALVES<br />\r\n FRANCISCO DINIZ JÚNIOR<br />\r\n JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA<br />\r\n FRANCISCO GUIMARÃES DE ASSIS<br />\r\n MARCOS ANTÔNIO DA SILVA<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "679a6182079f1_29012025141234.pdf" "arquivo" => "28012025152127-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:39:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:12:34" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 247 "edicao_id" => 378 "codigo" => "978-65-5222-023-3" "capa" => "6791194aaaf77_22012025131402.png" "titulo" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "prefacio" => """ Esta obra é uma coletânea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no X Congresso Nacional de Educação. Reúne textos que promovem debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho, discutem as possibilidades e os desafios do currículo no ensino médio integrado, analisam práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica, bem como buscam compreender os recursos didáticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.<br />\r\n ◀Esta obra é uma coletânea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educação Profissional e Tecnológica ( ▶ O debate sobre a educação profissional e tecnológica continua abarcando a dicotomia educação para o “fazer” versus educação para o “pensar”. Se por um lado o projeto de sociedade da burguesia brasileira não universaliza a escola básica e reproduz a lógica da educação profissional e tecnológica restrita que visa preparar para as necessidades do capital e do mercado (Frigotto, 2007), com a Constituição Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 aponta-se outro caminho: a educação básica de nível médio é um direito universal. Logo, a educação profissional e tecnológica deve articular-se com a educação básica. Para Saviani (2007), então, o papel da escola de nível médio dever ser de recuperar a relação entre o conhecimento e prática do trabalho. Moraes e Küller (2016) reforçam que, quanto à educação profissional, objetiva adquirir competências, conhecimentos, saberes e habilidades que confiram aos estudantes a possibilidade de exercer uma determinada função profissional; isto atrelado à formação integral do cidadão.<br />\r\n ◀O debate sobre a educação profissional e tecnológica continua abarcando a dicotomia educação para o “fazer” versu ▶ Assim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, vivências, experiências e perfil dos profissionais da Educação Profissional e Tecnológica - os docentes e os técnicos em assuntos educacionais - bem como sobre os processos de formação desses sujeitos. <br />\r\n ◀Assim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, vivências, experiências e perfil dos profissionais da Educação ▶ Apresentam, também, relatos de experiências de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre currículo e avaliação, sobre os desafios para a integração curricular e apresentam produtos educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica.<br />\r\n ◀Apresentam, também, relatos de experiências de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre currículo e ▶ São discutidas, ainda, de maneira específica, as questões relativas à permanência e êxito de estudantes, bem como suas (des)motivações para estudar. Além disso, traz o debate sobre inclusão, acessibilidade e diversidade na modalidade de ensino já citada.<br />\r\n ◀São discutidas, ainda, de maneira específica, as questões relativas à permanência e êxito de estudantes, bem como suas ( ▶ Trabalhos de revisão bibliográfica também são encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princípio educativo e sobre o conceito de educação profissional e tecnológica. Nesse sentido, as reflexões, experiências e discussões abordadas nesta coletânea contribuem para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades da educação profissional e tecnológica e sua importância para a superação da dualidade entre a educação para o “fazer” versus educação para o “pensar”.<br />\r\n ◀Trabalhos de revisão bibliográfica também são encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princípio educativ ▶ """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n JANEÍNE DE OLIVEIRA VALIDO<br />\r\n GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA<br />\r\n ARLENE LEÃO DE LIMA DUARTE<br />\r\n DIEGO DOS SANTOS ALVES<br />\r\n FRANCISCO DINIZ JÚNIOR<br />\r\n JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA<br />\r\n FRANCISCO GUIMARÃES DE ASSIS<br />\r\n MARCOS ANTÔNIO DA SILVA<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "679a6182079f1_29012025141234.pdf" "arquivo" => "28012025152127-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:39:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:12:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }