Artigo CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-023-3

EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS MUSICAIS COMO PROFESSOR VISITANTE NO ENSINO INTEGRADO DO IFSULDEMINAS - CAMPUS AVANÇADO TRÊS CORAÇÕES

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 20 - Educação profissional e tecnológica
0 of 0
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119440 "edicao_id" => 378 "trabalho_id" => 2351 "inscrito_id" => 10640 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS MUSICAIS COMO PROFESSOR VISITANTE NO ENSINO INTEGRADO DO IFSULDEMINAS - CAMPUS AVANÇADO TRÊS CORAÇÕES" "resumo" => "O presente artigo traz algumas reflexões sobre a importância de um ensino de Música mais efetivo e aprofundado na Educação Básica e as experiências pedagógico-musicais decorrentes de minha atuação como Professor Visitante no IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações. Sendo a disciplina Artes (parte do Projeto Pedagógico de Curso e obrigatória no 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados) o contato mais próximo que os discentes do campus possuem com uma formação artístico-musical propriamente dita durante suas trajetórias acadêmicas na instituição, minha chegada como Professor Visitante na área de Música vem trazendo novas vivências e aprendizagens musicais aos alunos dentro e para além desta disciplina, o que sem dúvida tem agregado muito para o cotidiano acadêmico dos alunos e mesmo para suas carreiras profissionais.O presente artigo traz algumas reflexões sobre a importância de um ensino de Música mais efetivo e aprofundado na Educação Básica e as experiências pedagógico-m" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10640_TB2351_27102024184620.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:36:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL MARIN DA SILVA GARCIA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.garcia@ifsuldeminas.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IF SUL DE MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:39:06" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119440 "edicao_id" => 378 "trabalho_id" => 2351 "inscrito_id" => 10640 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS MUSICAIS COMO PROFESSOR VISITANTE NO ENSINO INTEGRADO DO IFSULDEMINAS - CAMPUS AVANÇADO TRÊS CORAÇÕES" "resumo" => "O presente artigo traz algumas reflexões sobre a importância de um ensino de Música mais efetivo e aprofundado na Educação Básica e as experiências pedagógico-musicais decorrentes de minha atuação como Professor Visitante no IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações. Sendo a disciplina Artes (parte do Projeto Pedagógico de Curso e obrigatória no 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados) o contato mais próximo que os discentes do campus possuem com uma formação artístico-musical propriamente dita durante suas trajetórias acadêmicas na instituição, minha chegada como Professor Visitante na área de Música vem trazendo novas vivências e aprendizagens musicais aos alunos dentro e para além desta disciplina, o que sem dúvida tem agregado muito para o cotidiano acadêmico dos alunos e mesmo para suas carreiras profissionais.O presente artigo traz algumas reflexões sobre a importância de um ensino de Música mais efetivo e aprofundado na Educação Básica e as experiências pedagógico-m" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10640_TB2351_27102024184620.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:36:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL MARIN DA SILVA GARCIA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.garcia@ifsuldeminas.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IF SUL DE MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:39:06" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 378 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20" "logo" => null "capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg" "timbrado" => "6791194aa91db_22012025131402.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:39:06" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:04" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 378 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20" "logo" => null "capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg" "timbrado" => "6791194aa91db_22012025131402.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:39:06" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:04" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 247 "edicao_id" => 378 "codigo" => "978-65-5222-023-3" "capa" => "6791194aaaf77_22012025131402.png" "titulo" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "prefacio" => """ Esta obra &eacute; uma colet&acirc;nea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica (EPT) no X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Re&uacute;ne textos que promovem debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho, discutem as possibilidades e os desafios do curr&iacute;culo no ensino m&eacute;dio integrado, analisam pr&aacute;ticas educativas em Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica, bem como buscam compreender os recursos did&aacute;ticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.<br />\r\nEsta obra &eacute; uma colet&acirc;nea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica ( O debate sobre a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica continua abarcando a dicotomia educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versus educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;pensar&rdquo;. Se por um lado o projeto de sociedade da burguesia brasileira n&atilde;o universaliza a escola b&aacute;sica e reproduz a l&oacute;gica da educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica restrita que visa preparar para as necessidades do capital e do mercado (Frigotto, 2007), com a Constitui&ccedil;&atilde;o Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educa&ccedil;&atilde;o Nacional de 1996 aponta-se outro caminho: a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica de n&iacute;vel m&eacute;dio &eacute; um direito universal. Logo, a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica deve articular-se com a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica. Para Saviani (2007), ent&atilde;o, o papel da escola de n&iacute;vel m&eacute;dio dever ser de recuperar a rela&ccedil;&atilde;o entre o conhecimento e pr&aacute;tica do trabalho. Moraes e K&uuml;ller (2016) refor&ccedil;am que, quanto &agrave; educa&ccedil;&atilde;o profissional, objetiva adquirir compet&ecirc;ncias, conhecimentos, saberes e habilidades que confiram aos estudantes a possibilidade de exercer uma determinada fun&ccedil;&atilde;o profissional; isto atrelado &agrave; forma&ccedil;&atilde;o integral do cidad&atilde;o.<br />\r\nO debate sobre a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica continua abarcando a dicotomia educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versu Assim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, viv&ecirc;ncias, experi&ecirc;ncias e perfil dos profissionais da Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica - os docentes e os t&eacute;cnicos em assuntos educacionais - bem como sobre os processos de forma&ccedil;&atilde;o desses sujeitos.&nbsp;<br />\r\nAssim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, viv&ecirc;ncias, experi&ecirc;ncias e perfil dos profissionais da Educa&ccedil;&atilde;o Apresentam, tamb&eacute;m, relatos de experi&ecirc;ncias de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre curr&iacute;culo e avalia&ccedil;&atilde;o, sobre os desafios para a integra&ccedil;&atilde;o curricular e apresentam produtos educacionais para a Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.<br />\r\nApresentam, tamb&eacute;m, relatos de experi&ecirc;ncias de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre curr&iacute;culo e S&atilde;o discutidas, ainda, de maneira espec&iacute;fica, as quest&otilde;es relativas &agrave; perman&ecirc;ncia e &ecirc;xito de estudantes, bem como suas (des)motiva&ccedil;&otilde;es para estudar. Al&eacute;m disso, traz o debate sobre inclus&atilde;o, acessibilidade e diversidade na modalidade de ensino j&aacute; citada.<br />\r\nS&atilde;o discutidas, ainda, de maneira espec&iacute;fica, as quest&otilde;es relativas &agrave; perman&ecirc;ncia e &ecirc;xito de estudantes, bem como suas ( Trabalhos de revis&atilde;o bibliogr&aacute;fica tamb&eacute;m s&atilde;o encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princ&iacute;pio educativo e sobre o conceito de educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica. Nesse sentido, as reflex&otilde;es, experi&ecirc;ncias e discuss&otilde;es abordadas nesta colet&acirc;nea contribuem para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades da educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica e sua import&acirc;ncia para a supera&ccedil;&atilde;o da dualidade entre a educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versus educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;pensar&rdquo;.<br />\r\nTrabalhos de revis&atilde;o bibliogr&aacute;fica tamb&eacute;m s&atilde;o encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princ&iacute;pio educativ &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA&nbsp;<br />\r\n &nbsp; """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n JANE&Iacute;NE DE OLIVEIRA VALIDO<br />\r\n GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA<br />\r\n ARLENE LE&Atilde;O DE LIMA DUARTE<br />\r\n DIEGO DOS SANTOS ALVES<br />\r\n FRANCISCO DINIZ J&Uacute;NIOR<br />\r\n JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA<br />\r\n FRANCISCO GUIMAR&Atilde;ES DE ASSIS<br />\r\n MARCOS ANT&Ocirc;NIO DA SILVA<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO<br />\r\n G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "679a6182079f1_29012025141234.pdf" "arquivo" => "28012025152127-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:39:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:12:34" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 247 "edicao_id" => 378 "codigo" => "978-65-5222-023-3" "capa" => "6791194aaaf77_22012025131402.png" "titulo" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "prefacio" => """ Esta obra &eacute; uma colet&acirc;nea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica (EPT) no X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Re&uacute;ne textos que promovem debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho, discutem as possibilidades e os desafios do curr&iacute;culo no ensino m&eacute;dio integrado, analisam pr&aacute;ticas educativas em Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica, bem como buscam compreender os recursos did&aacute;ticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.<br />\r\nEsta obra &eacute; uma colet&acirc;nea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica ( O debate sobre a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica continua abarcando a dicotomia educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versus educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;pensar&rdquo;. Se por um lado o projeto de sociedade da burguesia brasileira n&atilde;o universaliza a escola b&aacute;sica e reproduz a l&oacute;gica da educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica restrita que visa preparar para as necessidades do capital e do mercado (Frigotto, 2007), com a Constitui&ccedil;&atilde;o Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educa&ccedil;&atilde;o Nacional de 1996 aponta-se outro caminho: a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica de n&iacute;vel m&eacute;dio &eacute; um direito universal. Logo, a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica deve articular-se com a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica. Para Saviani (2007), ent&atilde;o, o papel da escola de n&iacute;vel m&eacute;dio dever ser de recuperar a rela&ccedil;&atilde;o entre o conhecimento e pr&aacute;tica do trabalho. Moraes e K&uuml;ller (2016) refor&ccedil;am que, quanto &agrave; educa&ccedil;&atilde;o profissional, objetiva adquirir compet&ecirc;ncias, conhecimentos, saberes e habilidades que confiram aos estudantes a possibilidade de exercer uma determinada fun&ccedil;&atilde;o profissional; isto atrelado &agrave; forma&ccedil;&atilde;o integral do cidad&atilde;o.<br />\r\nO debate sobre a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica continua abarcando a dicotomia educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versu Assim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, viv&ecirc;ncias, experi&ecirc;ncias e perfil dos profissionais da Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica - os docentes e os t&eacute;cnicos em assuntos educacionais - bem como sobre os processos de forma&ccedil;&atilde;o desses sujeitos.&nbsp;<br />\r\nAssim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, viv&ecirc;ncias, experi&ecirc;ncias e perfil dos profissionais da Educa&ccedil;&atilde;o Apresentam, tamb&eacute;m, relatos de experi&ecirc;ncias de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre curr&iacute;culo e avalia&ccedil;&atilde;o, sobre os desafios para a integra&ccedil;&atilde;o curricular e apresentam produtos educacionais para a Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.<br />\r\nApresentam, tamb&eacute;m, relatos de experi&ecirc;ncias de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre curr&iacute;culo e S&atilde;o discutidas, ainda, de maneira espec&iacute;fica, as quest&otilde;es relativas &agrave; perman&ecirc;ncia e &ecirc;xito de estudantes, bem como suas (des)motiva&ccedil;&otilde;es para estudar. Al&eacute;m disso, traz o debate sobre inclus&atilde;o, acessibilidade e diversidade na modalidade de ensino j&aacute; citada.<br />\r\nS&atilde;o discutidas, ainda, de maneira espec&iacute;fica, as quest&otilde;es relativas &agrave; perman&ecirc;ncia e &ecirc;xito de estudantes, bem como suas ( Trabalhos de revis&atilde;o bibliogr&aacute;fica tamb&eacute;m s&atilde;o encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princ&iacute;pio educativo e sobre o conceito de educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica. Nesse sentido, as reflex&otilde;es, experi&ecirc;ncias e discuss&otilde;es abordadas nesta colet&acirc;nea contribuem para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades da educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica e sua import&acirc;ncia para a supera&ccedil;&atilde;o da dualidade entre a educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versus educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;pensar&rdquo;.<br />\r\nTrabalhos de revis&atilde;o bibliogr&aacute;fica tamb&eacute;m s&atilde;o encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princ&iacute;pio educativ &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA&nbsp;<br />\r\n &nbsp; """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n JANE&Iacute;NE DE OLIVEIRA VALIDO<br />\r\n GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA<br />\r\n ARLENE LE&Atilde;O DE LIMA DUARTE<br />\r\n DIEGO DOS SANTOS ALVES<br />\r\n FRANCISCO DINIZ J&Uacute;NIOR<br />\r\n JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA<br />\r\n FRANCISCO GUIMAR&Atilde;ES DE ASSIS<br />\r\n MARCOS ANT&Ocirc;NIO DA SILVA<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO<br />\r\n G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "679a6182079f1_29012025141234.pdf" "arquivo" => "28012025152127-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:39:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:12:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O presente artigo traz algumas reflexões sobre a importância de um ensino de Música mais efetivo e aprofundado na Educação Básica e as experiências pedagógico-musicais decorrentes de minha atuação como Professor Visitante no IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações. Sendo a disciplina Artes (parte do Projeto Pedagógico de Curso e obrigatória no 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados) o contato mais próximo que os discentes do campus possuem com uma formação artístico-musical propriamente dita durante suas trajetórias acadêmicas na instituição, minha chegada como Professor Visitante na área de Música vem trazendo novas vivências e aprendizagens musicais aos alunos dentro e para além desta disciplina, o que sem dúvida tem agregado muito para o cotidiano acadêmico dos alunos e mesmo para suas carreiras profissionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.