RESUMO As atividades interdisciplinares e transdisciplinares têm um grande potencial de aplicação nas escolas, sobretudo por integrarem conhecimentos e apresentarem questões práticas para os estudantes. Isso permite superar o modelo tradicionalmente adotado no ensino propedêutico, quando o conhecimento humano é dividido em várias unidades curriculares. Já a formação omnilateral preza pela formação do indivíduo em sua totalidade. Assim, o objetivo geral da presente pesquisa é refletir sobre os desafios na promoção de uma educação omnilateral e interdisciplinar e a possibilidade de usar a extensão dialógica, na perspectiva do mundo do trabalho, como fomentadora da formação integral. O estudo reflexivo foi realizado a partir da literatura que incluiu artigos, teses e dissertações dispostos na base de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online) e na BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) no período de 2003 a 2023, com vinte e um textos no total. Após a leitura e seleção dos materiais, procedeu-se à análise descritiva. Percebeu-se que a educação ominalteral e interdisciplinar oferece, deste modo, a integração das disciplinas com a vivência dos alunos em situações concretas, do mundo real. Sendo as atividades de extensão ferramentas importantes nesse processo, permitindo aos alunos desenvolverem projetos, integrarem os conteúdos e atuarem exatamente sobre situações de suas vivências.