A INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NO BRASIL: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE APOIO E INCENTIVO À PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
0 of 0"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 119498 "edicao_id" => 379 "trabalho_id" => 7409 "inscrito_id" => 14343 "titulo" => "A INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NO BRASIL: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE APOIO E INCENTIVO À PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este estudo analisa criticamente as políticas públicas de apoio à Iniciação Científica Júnior (ICJ) no Brasil, enfocando sua implementação em diferentes instituições de ensino e pesquisa. Utilizando dados do "Painel de Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação do CNPq" de 2017 a 2023, explorou-se a distribuição geográfica, temporal e institucional dos investimentos e programas, avaliando o impacto destas iniciativas. A metodologia incluiu a análise de dados de 40.531 entradas através do software Tableau Public 2024.1 para visualizações interativas e Google Sheets para tratamento preliminar dos dados. Foi observada a predominância de Instituições de Ensino Superior na recepção dos recursos, com destaque para o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que juntos receberam investimentos significativos devido à sua participação central em iniciativas como as Olimpíadas de Conhecimento.Os resultados apontam para uma concentração de investimentos em poucas instituições, sugerindo uma desigualdade na distribuição dos recursos entre as diversas regiões do Brasil. O Sudeste destacou-se recebendo o maior volume de investimentos, enquanto outras regiões, como Norte e Centro-Oeste, mostraram menor participação. Além disso, apesar do aumento dos investimentos em 2023, notou-se uma redução no número de instituições beneficiadas, indicando uma centralização dos recursos em instituições com infraestruturas já estabelecidas. Como conclusão, destacamos a necessidade de políticas públicas que promovam uma maior equidade e expansão dos programas de ICJ para incluir uma gama mais ampla de instituições, especialmente aquelas fora dos grandes centros urbanos. ◀Este estudo analisa criticamente as políticas públicas de apoio à Iniciação Científica Júnior (ICJ) no Brasil, enfocando sua implementação em diferentes institu ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14343_TB7409_17102024171120.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:38:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO RIBEIRO DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "TIAGO ANJOS" "autor_email" => "tiago15anjos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:40:53" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 119498 "edicao_id" => 379 "trabalho_id" => 7409 "inscrito_id" => 14343 "titulo" => "A INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NO BRASIL: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE APOIO E INCENTIVO À PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este estudo analisa criticamente as políticas públicas de apoio à Iniciação Científica Júnior (ICJ) no Brasil, enfocando sua implementação em diferentes instituições de ensino e pesquisa. Utilizando dados do "Painel de Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação do CNPq" de 2017 a 2023, explorou-se a distribuição geográfica, temporal e institucional dos investimentos e programas, avaliando o impacto destas iniciativas. A metodologia incluiu a análise de dados de 40.531 entradas através do software Tableau Public 2024.1 para visualizações interativas e Google Sheets para tratamento preliminar dos dados. Foi observada a predominância de Instituições de Ensino Superior na recepção dos recursos, com destaque para o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que juntos receberam investimentos significativos devido à sua participação central em iniciativas como as Olimpíadas de Conhecimento.Os resultados apontam para uma concentração de investimentos em poucas instituições, sugerindo uma desigualdade na distribuição dos recursos entre as diversas regiões do Brasil. O Sudeste destacou-se recebendo o maior volume de investimentos, enquanto outras regiões, como Norte e Centro-Oeste, mostraram menor participação. Além disso, apesar do aumento dos investimentos em 2023, notou-se uma redução no número de instituições beneficiadas, indicando uma centralização dos recursos em instituições com infraestruturas já estabelecidas. Como conclusão, destacamos a necessidade de políticas públicas que promovam uma maior equidade e expansão dos programas de ICJ para incluir uma gama mais ampla de instituições, especialmente aquelas fora dos grandes centros urbanos. ◀Este estudo analisa criticamente as políticas públicas de apoio à Iniciação Científica Júnior (ICJ) no Brasil, enfocando sua implementação em diferentes institu ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14343_TB7409_17102024171120.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:38:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO RIBEIRO DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "TIAGO ANJOS" "autor_email" => "tiago15anjos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:40:53" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 379 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n ◀Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem o ▶ O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. ◀O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma ▶ """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21" "logo" => null "capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg" "timbrado" => "67911995ca755_22012025131517.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:40:53" "updated_at" => "2025-01-29 13:56:40" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 379 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n ◀Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem o ▶ O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. ◀O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma ▶ """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21" "logo" => null "capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg" "timbrado" => "67911995ca755_22012025131517.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:40:53" "updated_at" => "2025-01-29 13:56:40" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 248 "edicao_id" => 379 "codigo" => "978-65-5222-030-1" "capa" => "67911995cca45_22012025131517.png" "titulo" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n As políticas públicas são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja temática central foi “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”, no GT 21, tivemos a oportunidade de conhecer análises sob diferentes perspectivas acerca das políticas públicas de educação que têm sido pautadas, formuladas, implementadas e avaliadas no contexto brasileiro.<br />\r\n ◀As políticas públicas são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja tem&aacut ▶ No Brasil, um país de dimensões continentais e marcado por múltiplas desigualdades, as políticas públicas têm se mostrado essenciais para a garantia de direitos a todas as pessoas, sobretudo as mais vulneráveis. Ainda que não tenham alcançado todos os resultados esperados, o que pode acontecer por diversos fatores, as políticas públicas têm transformado a realidade da população brasileira.<br />\r\n ◀No Brasil, um país de dimensões continentais e marcado por múltiplas desigualdades, as políticas públicas têm se mostra ▶ No âmbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as políticas serão implementadas, elas podem influenciar na trajetória de escolarização das pessoas e oferecer a ampliação das oportunidades de acesso, permanência e aprendizagem. Além disso, observa-se a importância da relação entre as políticas educacionais com as de outras pastas como saúde e assistência social, por exemplo, para mitigar os processos de desigualdades vividos pelas pessoas.<br />\r\n ◀No âmbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as políticas serão implementadas, elas podem i ▶ É com muita alegria que apresentamos essa coletânea de textos, construídos por professores/as e pesquisadores de variadas regiões do Brasil. Nos capítulos do e-book, cada autor/a compartilha as questões, dilemas e desafios observados no âmbito das políticas públicas educacionais e os relaciona aos referenciais teórico-metodológicos com os quais atua. Assim, trata-se de uma obra com perspectivas únicas que apresentam aos/as leitores/as diversos debates sobre as políticas públicas educacionais que se materializam nos cenários municipais, estaduais e federal no Brasil.<br />\r\n ◀É com muita alegria que apresentamos essa coletânea de textos, construídos por professores/as e pesquisadores de variadas regiões do ▶ Esperamos que os capítulos consigam ampliar o entendimento sobre as políticas públicas educacionais e fomentar a construção de alternativas para mudar a realidade educacional brasileira.<br />\r\n ◀Esperamos que os capítulos consigam ampliar o entendimento sobre as políticas públicas educacionais e fomentar a construção d ▶ Boa leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n SILVANA MARIA PEREIRA CAVALCANTE<br />\r\n KARINA CARRASQUEIRA LOPES<br />\r\n LAISA FEITOSA<br />\r\n LUAN FELIPE XAVIER GOMES<br />\r\n CARLA DA CONCEIÇÃO DE LIMA<br />\r\n ROSÂNGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS<br />\r\n MARINA MEIRA DE OLIVEIRA<br />\r\n WILLER REGIS MORAVIA DE SOUZA<br />\r\n ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM<br />\r\n DANIELA NATASHA MENDES ARAI<br />\r\n NATHALY LIMA SALES<br />\r\n GIVANILDO DA SILVA<br />\r\n JOSEFA BRAGA CAVALCANTE<br />\r\n LILIAN MORGANA ALVES SILVA<br />\r\n IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67a10fea86ad4_03022025155018.pdf" "arquivo" => "28012025152007-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:40:53" "updated_at" => "2025-02-03 15:50:18" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 248 "edicao_id" => 379 "codigo" => "978-65-5222-030-1" "capa" => "67911995cca45_22012025131517.png" "titulo" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n As políticas públicas são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja temática central foi “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”, no GT 21, tivemos a oportunidade de conhecer análises sob diferentes perspectivas acerca das políticas públicas de educação que têm sido pautadas, formuladas, implementadas e avaliadas no contexto brasileiro.<br />\r\n ◀As políticas públicas são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja tem&aacut ▶ No Brasil, um país de dimensões continentais e marcado por múltiplas desigualdades, as políticas públicas têm se mostrado essenciais para a garantia de direitos a todas as pessoas, sobretudo as mais vulneráveis. Ainda que não tenham alcançado todos os resultados esperados, o que pode acontecer por diversos fatores, as políticas públicas têm transformado a realidade da população brasileira.<br />\r\n ◀No Brasil, um país de dimensões continentais e marcado por múltiplas desigualdades, as políticas públicas têm se mostra ▶ No âmbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as políticas serão implementadas, elas podem influenciar na trajetória de escolarização das pessoas e oferecer a ampliação das oportunidades de acesso, permanência e aprendizagem. Além disso, observa-se a importância da relação entre as políticas educacionais com as de outras pastas como saúde e assistência social, por exemplo, para mitigar os processos de desigualdades vividos pelas pessoas.<br />\r\n ◀No âmbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as políticas serão implementadas, elas podem i ▶ É com muita alegria que apresentamos essa coletânea de textos, construídos por professores/as e pesquisadores de variadas regiões do Brasil. Nos capítulos do e-book, cada autor/a compartilha as questões, dilemas e desafios observados no âmbito das políticas públicas educacionais e os relaciona aos referenciais teórico-metodológicos com os quais atua. Assim, trata-se de uma obra com perspectivas únicas que apresentam aos/as leitores/as diversos debates sobre as políticas públicas educacionais que se materializam nos cenários municipais, estaduais e federal no Brasil.<br />\r\n ◀É com muita alegria que apresentamos essa coletânea de textos, construídos por professores/as e pesquisadores de variadas regiões do ▶ Esperamos que os capítulos consigam ampliar o entendimento sobre as políticas públicas educacionais e fomentar a construção de alternativas para mudar a realidade educacional brasileira.<br />\r\n ◀Esperamos que os capítulos consigam ampliar o entendimento sobre as políticas públicas educacionais e fomentar a construção d ▶ Boa leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n SILVANA MARIA PEREIRA CAVALCANTE<br />\r\n KARINA CARRASQUEIRA LOPES<br />\r\n LAISA FEITOSA<br />\r\n LUAN FELIPE XAVIER GOMES<br />\r\n CARLA DA CONCEIÇÃO DE LIMA<br />\r\n ROSÂNGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS<br />\r\n MARINA MEIRA DE OLIVEIRA<br />\r\n WILLER REGIS MORAVIA DE SOUZA<br />\r\n ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM<br />\r\n DANIELA NATASHA MENDES ARAI<br />\r\n NATHALY LIMA SALES<br />\r\n GIVANILDO DA SILVA<br />\r\n JOSEFA BRAGA CAVALCANTE<br />\r\n LILIAN MORGANA ALVES SILVA<br />\r\n IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67a10fea86ad4_03022025155018.pdf" "arquivo" => "28012025152007-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:40:53" "updated_at" => "2025-02-03 15:50:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }