Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática da produção acadêmica sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) no período de 2019 a 2024. A pesquisa tem como objetivo principal analisar e categorizar os principais temas e tendências nas pesquisas publicadas sobre a UAB, destacando os avanços e desafios enfrentados por essa modalidade de educação a distância. Para alcançar este objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, que permitiu uma análise detalhada e interpretativa dos textos selecionados. A metodologia incluiu a coleta e análise de conteúdo das publicações, possibilitando uma compreensão aprofundada dos fenômenos e contextos descritos nos estudos revisados. Os resultados preliminares indicam uma diversidade de temas abordados nas pesquisas sobre a UAB. Entre os temas recorrentes, destacam-se a análise das despesas orçamentárias e a sustentabilidade financeira do sistema, a democratização do acesso ao ensino superior, a formação de professores na modalidade a distância e as inovações pedagógicas implementadas. A análise metodológica revelou uma variedade de abordagens nas pesquisas revisadas, incluindo estudos quantitativos, qualitativos e mistos. A utilização da análise de conteúdo como ferramenta principal permitiu a identificação e categorização dos principais temas e tendências nas publicações sobre a UAB. Esta diversidade metodológica contribuiu para uma visão abrangente e detalhada dos avanços e desafios enfrentados pelo sistema de educação a distância no Brasil. Em conclusão, a revisão bibliográfica sistemática realizada neste estudo oferece uma visão abrangente da produção acadêmica sobre a UAB, destacando tanto os avanços quanto os desafios enfrentados pela instituição. A pesquisa aponta para a necessidade de políticas públicas estáveis e investimentos contínuos para garantir a qualidade e a sustentabilidade do ensino a distância no Brasil. Os resultados sugerem que, apesar dos desafios, a UAB continua a ser importante na democratização do ensino superior e na formação de profissionais qualificados por todo o país.