Artigo CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-030-1

PROGRAMA PROFESSOR MENTOR EM AÇÃO - SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR SOBRE SUSTENTABILIDADE NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 21 - Políticas públicas de educação
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119500
    "edicao_id" => 379
    "trabalho_id" => 7622
    "inscrito_id" => 18163
    "titulo" => "PROGRAMA PROFESSOR MENTOR EM AÇÃO - SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR SOBRE SUSTENTABILIDADE NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O programa de maior destaque da rede pública de educação alagoana é o Programa Escola 10, instituído como política pública permanente em educação, o qual estabelece diretrizes para a garantia de direitos de aprendizagem dos estudantes da educação básica do estado. O programa Escola 10 é um aglomerado de programas dentre eles, destaca-se o Programa Professor Mentor, que visa desenvolver o pensamento crítico, através da pesquisa científica bem como combater a evasão escolar. Nessa esteira, para nortear a produção intelectual e concreta dos educandos, o programa professor, na edição de 2024, tem lançado sobre as equipes de mentores alocadas nas escolas da rede estadual alagoana, temáticas gerais que devem ser trabalhadas de maneira autônoma e protagonista por cada célula de trabalho. Assim sendo, no escopo das atividades do programa professor mentor, durante os meses de abril e maio do ano de 2024, fora instituído o tema sustentabilidade, como referencial temático das atividades realizadas no programa. O presente artigo compartilha a sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), a qual organizou as práticas realizadas por as autoras, em uma turma da segunda série do ensino médio, na Escola Estadual José Victorino da Rocha, localizada na zona rural de Palmeira dos Índios-Alagoas, por um período de 8 aulas, referentes aos componentes curriculares de cidadania digital e projeto de vida (pró-turma). A sequência didática proposta permitiu a discussão transversal sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 (ONU), concretizada nos produtos desenvolvidos pelos alunos suscitando neles uma visão interdisciplinar da temática, sobretudo uma associação com o cotidiano deles."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID18163_TB7622_27102024212035.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:38:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANE FERREIRA FERRO"
    "autor_nome_curto" => "ARIANE FERRO"
    "autor_email" => "ariane.ferreira.ferro@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:40:53"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119500
    "edicao_id" => 379
    "trabalho_id" => 7622
    "inscrito_id" => 18163
    "titulo" => "PROGRAMA PROFESSOR MENTOR EM AÇÃO - SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR SOBRE SUSTENTABILIDADE NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O programa de maior destaque da rede pública de educação alagoana é o Programa Escola 10, instituído como política pública permanente em educação, o qual estabelece diretrizes para a garantia de direitos de aprendizagem dos estudantes da educação básica do estado. O programa Escola 10 é um aglomerado de programas dentre eles, destaca-se o Programa Professor Mentor, que visa desenvolver o pensamento crítico, através da pesquisa científica bem como combater a evasão escolar. Nessa esteira, para nortear a produção intelectual e concreta dos educandos, o programa professor, na edição de 2024, tem lançado sobre as equipes de mentores alocadas nas escolas da rede estadual alagoana, temáticas gerais que devem ser trabalhadas de maneira autônoma e protagonista por cada célula de trabalho. Assim sendo, no escopo das atividades do programa professor mentor, durante os meses de abril e maio do ano de 2024, fora instituído o tema sustentabilidade, como referencial temático das atividades realizadas no programa. O presente artigo compartilha a sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), a qual organizou as práticas realizadas por as autoras, em uma turma da segunda série do ensino médio, na Escola Estadual José Victorino da Rocha, localizada na zona rural de Palmeira dos Índios-Alagoas, por um período de 8 aulas, referentes aos componentes curriculares de cidadania digital e projeto de vida (pró-turma). A sequência didática proposta permitiu a discussão transversal sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 (ONU), concretizada nos produtos desenvolvidos pelos alunos suscitando neles uma visão interdisciplinar da temática, sobretudo uma associação com o cotidiano deles."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID18163_TB7622_27102024212035.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:38:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANE FERREIRA FERRO"
    "autor_nome_curto" => "ARIANE FERRO"
    "autor_email" => "ariane.ferreira.ferro@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:40:53"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 379
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21"
        "logo" => null
        "capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg"
        "timbrado" => "67911995ca755_22012025131517.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:40:53"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:56:40"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 379
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "politicas-publicas-de-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT21"
        "logo" => null
        "capa" => "67911995c9b56_22012025131517.jpg"
        "timbrado" => "67911995ca755_22012025131517.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:40:53"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:56:40"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 248
                "edicao_id" => 379
                "codigo" => "978-65-5222-030-1"
                "capa" => "67911995cca45_22012025131517.png"
                "titulo" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  As pol&iacute;ticas p&uacute;blicas s&atilde;o fundamentais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja tem&aacute;tica central foi &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;, no GT 21, tivemos a oportunidade de conhecer an&aacute;lises sob diferentes perspectivas acerca das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas de educa&ccedil;&atilde;o que t&ecirc;m sido pautadas, formuladas, implementadas e avaliadas no contexto brasileiro.<br />\r\n
                  No Brasil, um pa&iacute;s de dimens&otilde;es continentais e marcado por m&uacute;ltiplas desigualdades, as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas t&ecirc;m se mostrado essenciais para a garantia de direitos a todas as pessoas, sobretudo as mais vulner&aacute;veis. Ainda que n&atilde;o tenham alcan&ccedil;ado todos os resultados esperados, o que pode acontecer por diversos fatores, as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas t&ecirc;m transformado a realidade da popula&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  No &acirc;mbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as pol&iacute;ticas ser&atilde;o implementadas, elas podem influenciar na trajet&oacute;ria de escolariza&ccedil;&atilde;o das pessoas e oferecer a amplia&ccedil;&atilde;o das oportunidades de acesso, perman&ecirc;ncia e aprendizagem. Al&eacute;m disso, observa-se a import&acirc;ncia da rela&ccedil;&atilde;o entre as pol&iacute;ticas educacionais com as de outras pastas como sa&uacute;de e assist&ecirc;ncia social, por exemplo, para mitigar os processos de desigualdades vividos pelas pessoas.<br />\r\n
                  &Eacute; com muita alegria que apresentamos essa colet&acirc;nea de textos, constru&iacute;dos por professores/as e pesquisadores de variadas regi&otilde;es do Brasil. Nos cap&iacute;tulos do e-book, cada autor/a compartilha as quest&otilde;es, dilemas e desafios observados no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais e os relaciona aos referenciais te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos com os quais atua. Assim, trata-se de uma obra com perspectivas &uacute;nicas que apresentam aos/as leitores/as diversos debates sobre as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais que se materializam nos cen&aacute;rios municipais, estaduais e federal no Brasil.<br />\r\n
                  Esperamos que os cap&iacute;tulos consigam ampliar o entendimento sobre as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais e fomentar a constru&ccedil;&atilde;o de alternativas para mudar a realidade educacional brasileira.<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  SILVANA MARIA PEREIRA CAVALCANTE<br />\r\n
                  KARINA CARRASQUEIRA LOPES<br />\r\n
                  LAISA FEITOSA<br />\r\n
                  LUAN FELIPE XAVIER GOMES<br />\r\n
                  CARLA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O DE LIMA<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX<br />\r\n
                  EDLENE CAVALCANTI SANTOS<br />\r\n
                  MARINA MEIRA DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  WILLER REGIS MORAVIA DE SOUZA<br />\r\n
                  ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM<br />\r\n
                  DANIELA NATASHA MENDES ARAI<br />\r\n
                  NATHALY LIMA SALES<br />\r\n
                  GIVANILDO DA SILVA<br />\r\n
                  JOSEFA BRAGA CAVALCANTE<br />\r\n
                  LILIAN MORGANA ALVES SILVA<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793f00a66b76_24012025165450.pdf"
                "arquivo" => "28012025152007-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:40:53"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:56:40"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 248
                "edicao_id" => 379
                "codigo" => "978-65-5222-030-1"
                "capa" => "67911995cca45_22012025131517.png"
                "titulo" => "CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  As pol&iacute;ticas p&uacute;blicas s&atilde;o fundamentais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja tem&aacute;tica central foi &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;, no GT 21, tivemos a oportunidade de conhecer an&aacute;lises sob diferentes perspectivas acerca das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas de educa&ccedil;&atilde;o que t&ecirc;m sido pautadas, formuladas, implementadas e avaliadas no contexto brasileiro.<br />\r\n
                  No Brasil, um pa&iacute;s de dimens&otilde;es continentais e marcado por m&uacute;ltiplas desigualdades, as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas t&ecirc;m se mostrado essenciais para a garantia de direitos a todas as pessoas, sobretudo as mais vulner&aacute;veis. Ainda que n&atilde;o tenham alcan&ccedil;ado todos os resultados esperados, o que pode acontecer por diversos fatores, as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas t&ecirc;m transformado a realidade da popula&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  No &acirc;mbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as pol&iacute;ticas ser&atilde;o implementadas, elas podem influenciar na trajet&oacute;ria de escolariza&ccedil;&atilde;o das pessoas e oferecer a amplia&ccedil;&atilde;o das oportunidades de acesso, perman&ecirc;ncia e aprendizagem. Al&eacute;m disso, observa-se a import&acirc;ncia da rela&ccedil;&atilde;o entre as pol&iacute;ticas educacionais com as de outras pastas como sa&uacute;de e assist&ecirc;ncia social, por exemplo, para mitigar os processos de desigualdades vividos pelas pessoas.<br />\r\n
                  &Eacute; com muita alegria que apresentamos essa colet&acirc;nea de textos, constru&iacute;dos por professores/as e pesquisadores de variadas regi&otilde;es do Brasil. Nos cap&iacute;tulos do e-book, cada autor/a compartilha as quest&otilde;es, dilemas e desafios observados no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais e os relaciona aos referenciais te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos com os quais atua. Assim, trata-se de uma obra com perspectivas &uacute;nicas que apresentam aos/as leitores/as diversos debates sobre as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais que se materializam nos cen&aacute;rios municipais, estaduais e federal no Brasil.<br />\r\n
                  Esperamos que os cap&iacute;tulos consigam ampliar o entendimento sobre as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais e fomentar a constru&ccedil;&atilde;o de alternativas para mudar a realidade educacional brasileira.<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  SILVANA MARIA PEREIRA CAVALCANTE<br />\r\n
                  KARINA CARRASQUEIRA LOPES<br />\r\n
                  LAISA FEITOSA<br />\r\n
                  LUAN FELIPE XAVIER GOMES<br />\r\n
                  CARLA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O DE LIMA<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX<br />\r\n
                  EDLENE CAVALCANTI SANTOS<br />\r\n
                  MARINA MEIRA DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  WILLER REGIS MORAVIA DE SOUZA<br />\r\n
                  ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM<br />\r\n
                  DANIELA NATASHA MENDES ARAI<br />\r\n
                  NATHALY LIMA SALES<br />\r\n
                  GIVANILDO DA SILVA<br />\r\n
                  JOSEFA BRAGA CAVALCANTE<br />\r\n
                  LILIAN MORGANA ALVES SILVA<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793f00a66b76_24012025165450.pdf"
                "arquivo" => "28012025152007-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:40:53"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:56:40"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O programa de maior destaque da rede pública de educação alagoana é o Programa Escola 10, instituído como política pública permanente em educação, o qual estabelece diretrizes para a garantia de direitos de aprendizagem dos estudantes da educação básica do estado. O programa Escola 10 é um aglomerado de programas dentre eles, destaca-se o Programa Professor Mentor, que visa desenvolver o pensamento crítico, através da pesquisa científica bem como combater a evasão escolar. Nessa esteira, para nortear a produção intelectual e concreta dos educandos, o programa professor, na edição de 2024, tem lançado sobre as equipes de mentores alocadas nas escolas da rede estadual alagoana, temáticas gerais que devem ser trabalhadas de maneira autônoma e protagonista por cada célula de trabalho. Assim sendo, no escopo das atividades do programa professor mentor, durante os meses de abril e maio do ano de 2024, fora instituído o tema sustentabilidade, como referencial temático das atividades realizadas no programa. O presente artigo compartilha a sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), a qual organizou as práticas realizadas por as autoras, em uma turma da segunda série do ensino médio, na Escola Estadual José Victorino da Rocha, localizada na zona rural de Palmeira dos Índios-Alagoas, por um período de 8 aulas, referentes aos componentes curriculares de cidadania digital e projeto de vida (pró-turma). A sequência didática proposta permitiu a discussão transversal sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 (ONU), concretizada nos produtos desenvolvidos pelos alunos suscitando neles uma visão interdisciplinar da temática, sobretudo uma associação com o cotidiano deles.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.