O programa de maior destaque da rede pública de educação alagoana é o Programa Escola 10, instituído como política pública permanente em educação, o qual estabelece diretrizes para a garantia de direitos de aprendizagem dos estudantes da educação básica do estado. O programa Escola 10 é um aglomerado de programas dentre eles, destaca-se o Programa Professor Mentor, que visa desenvolver o pensamento crítico, através da pesquisa científica bem como combater a evasão escolar. Nessa esteira, para nortear a produção intelectual e concreta dos educandos, o programa professor, na edição de 2024, tem lançado sobre as equipes de mentores alocadas nas escolas da rede estadual alagoana, temáticas gerais que devem ser trabalhadas de maneira autônoma e protagonista por cada célula de trabalho. Assim sendo, no escopo das atividades do programa professor mentor, durante os meses de abril e maio do ano de 2024, fora instituído o tema sustentabilidade, como referencial temático das atividades realizadas no programa. O presente artigo compartilha a sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), a qual organizou as práticas realizadas por as autoras, em uma turma da segunda série do ensino médio, na Escola Estadual José Victorino da Rocha, localizada na zona rural de Palmeira dos Índios-Alagoas, por um período de 8 aulas, referentes aos componentes curriculares de cidadania digital e projeto de vida (pró-turma). A sequência didática proposta permitiu a discussão transversal sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 (ONU), concretizada nos produtos desenvolvidos pelos alunos suscitando neles uma visão interdisciplinar da temática, sobretudo uma associação com o cotidiano deles.