O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desempenha um papel relevante na formação inicial de futuros professores do Brasil, proporcionando-os a vivenciar experiências por meio de sua inserção em escolas da educação básica, além de auxiliar na construção de sua identidade docente e desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras. Diante disso, o estudo teve o objetivo de verificar as contribuições do Pibid para os discentes de Ciências Biológicas, campus UFMA, Chapadinha, estado do Maranhão, no período de 2022 a 2024. O trabalho se caracterizou como uma abordagem qualitativa, com a tipologia pesquisa documental. Foram analisados sete relatórios finais de bolsistas do programa Pibid. Realizou-se a análise do material por meio do processo de categorização de Bardin. Observou-se que os bolsistas aprenderam significantemente ao longo do período na escola campo, onde obtiveram autonomia, participação ativa e desenvolvimento de competências e habilidades necessárias na profissão docente. Vivenciaram o planejamento, a teoria e prática em sala de aula e na escola de forma geral, aprendendo a lidar com as adversidades e identificando as dificuldades da profissão docente e da educação, promovendo assim, uma visão crítica e reflexiva do papel do professor, bem como o conhecimento de metodologias e recursos. Diante disso, conclui-se que o programa permitiu que os estudantes de licenciatura tivessem o contato direto com a vivência da escola e da prática da sala de aula, promovendo assim, uma melhor compreensão do exercício docente, de suas dificuldades e desafios, bem como a mobilização e interesse para seguir a carreira docente, tendo uma relação teoria e prática direcionada e mais eficaz.