Artigo Anais do EBI - Encontro Brasileiro de Ictiologia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-033-2

USO DE FERRAMENTAS LÚDICAS NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE PEIXES: ESTRATÉGIAS USADAS NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DA UFRJ

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Publicado em 12 de fevereiro de 2025

Resumo

Neste trabalho, apresentamos e avaliamos as atividades realizadas no âmbito do projeto de extensão "Das Redes às Ruas: difusão e troca de conhecimentos sobre peixes", da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com foco na importância das coleções zoológicas, jogos e modelos didáticos para o ensino de ciências e a divulgação científica. As atividades foram direcionadas ao público geral, como crianças, jovens e adultos de diferentes níveis de escolaridade que participaram de atividades diversas em eventos de extensão universitária. Utilizamos coleções didáticas de peixes preservados, o jogo "Quem sou eu?" e o modelo "Monte seu peixe" como ferramentas educativas originais elaboradas pelas coordenadoras e extensionistas do projeto. As coleções permitiram a manipulação direta de espécimes, oferecendo uma compreensão prática da diversidade e morfologia dos peixes. O jogo, baseado em cartas, promoveu o aprendizado lúdico sobre características e habitats de diversas espécies. O modelo "Monte seu peixe" proporcionou uma experiência interativa, aprofundando o entendimento sobre anatomia e ecologia. As atividades foram avaliadas por meio de questionários direcionados aos participantes. Os resultados mostraram que essas abordagens educacionais geraram significativo engajamento e aprendizado, despertando o interesse dos participantes por questões ambientais e científicas: 90% dos que se engajaram com o jogo “Quem sou eu?” indicaram ter aprendido muito com a atividade e 98% consideraram o tempo da atividade como ideal. A atividade envolvendo o modelo “Monte seu peixe” foi avaliada como excelente por 87% dos participantes, que também relataram terem aprendido muito (60%) ou bastante (40%) sobre o tema. Destacamos a eficácia do uso de coleções zoológicas e de ferramentas lúdicas para a disseminação de conhecimentos científicos, ampliação de repertório e troca de saberes sobre peixes, reforçando sua importância na aproximação do público com a ciência e na promoção da conscientização ambiental.

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