Artigo Anais do EBI - Encontro Brasileiro de Ictiologia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-033-2

ICTIOFAUNA EX SITU COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL PARA CONSERVAÇÃO

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Publicado em 12 de fevereiro de 2025

Resumo

Os museus da Fundação Projeto Tamar (FPT) atuam como núcleos de sensibilização e educação ambiental, promovendo uma conexão direta entre o público e a conservação das tartarugas marinhas e seus ambientes. Esses espaços oferecem uma experiência educativa que sensibiliza os visitantes não apenas sobre a importância da preservação das tartarugas marinhas, mas também de espécies menos conhecidas e as de valor ecológico, econômico e cultural, e seus habitats. Além disso, destacam os impactos antropogênicos e contribuem para pesquisas aplicadas à conservação. Este trabalho descreve a ictiofauna ex situ do Museu Aberto das Tartarugas Marinhas da FPT em Aracaju/SE (Oceanário) e sua importância como ferramenta de sensibilização ambiental. O Oceanário, inaugurado em 2002, abriga mais de 50 espécies de animais marinhos e dulcícolas, além de 4 espécies de tartarugas marinhas. A ictiofauna dos aquários é representada por espécies costeiras e recifais (e.g. Abudefduf saxatilis, Acanthurus chirurgus, Stegastes fuscus), espécies do Rio São Francisco nativas (Leporinus piau) e exóticas, como os peixes amazônicos: Cichla kelberi e Astronotus ocellatus, que têm potencial para ocasionar declínio de espécies nativas. Entre as espécies ameaçadas de extinção presentes estão Epinephelus itajara, Ginglymostoma cirratum e Hippocampus reidi, todas impactadas pela pesca incidental, comercialização clandestina e destruição de habitats. O Oceanário recebe aproximadamente 120 mil visitantes/ano, abrangendo públicos diversos como estudantes, turistas e comunidade local. Como ambiente de aprendizagem não-formal, o museu funciona como uma ferramenta valiosa de interpretação ambiental que auxilia na compreensão dos temas abordados. As exposições, palestras e atividades interativas, como o toque guiado nos G. cirratum, oferecem uma experiência educativa lúdica e dinâmica que aproxima, desconstruindo conceitos do imaginário e, sensibilizando os visitantes, permitindo que entendam complexas interações ecológicas e as principais ameaças às espécies. Esse processo integra estratégias de educação ambiental visando incluir e transformar o público em agentes ativos de conservação.

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