ESTILO DE VIDA E SAÚDE DOCENTE: INTERFACES COM A FORMAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO BÁSICA
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Objetivo: descrever o perfil sociodemográfico, histórico de saúde mental e estilo de vida de docentes da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes (PE), considerando os impactos das condições laborais sobre sua saúde e qualidade de vida. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, com aplicação de questionários sociodemográficos e do instrumento validado “Estilo de Vida Fantástico”. Resultados: Participaram 46 professores de 13 escolas públicas de tempo integral. Os dados foram analisados por estatística descritiva, com apresentação de frequências e médias. A amostra foi composta majoritariamente por mulheres (73,2%), com média de idade de 47 anos e ampla experiência docente. Observou-se prevalência de transtornos mentais como depressão e ansiedade, em nível pessoal (26,8%) e familiar (40,8%). O instrumento FANTÁSTICO evidenciou fragilidades nos domínios “Família”, “Uso de álcool e drogas” e “Satisfação com a carreira”. A maioria classificou seu estilo de vida como “Regular” ou “Necessita melhorar”. Conclusão: Os professores enfrentam múltiplas vulnerabilidades relacionadas à sobrecarga de trabalho e à saúde mental, refletindo tensões acumuladas no ambiente escolar. Contribuições/Implicações para a Enfermagem ou Saúde Os achados ressaltam a necessidade de ações intersetoriais entre saúde, educação e assistência social. Profissionais da enfermagem e da saúde pública podem desempenhar papel fundamental na formulação e execução de estratégias de cuidado psicossocial que promovam o bem-estar docente e previnam o adoecimento ocupacional." 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