IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA PARA ADESÃO ÀS PRÁTICAS INTEGRATIVAS
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121957 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 131 "inscrito_id" => 308 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA PARA ADESÃO ÀS PRÁTICAS INTEGRATIVAS" "resumo" => "Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) integram saberem tradicionais e contemporâneos, ampliando as opções terapêuticas com foco no sujeito e em seu contexto social. Na Atenção Primária à Saúde (APS), contribuem para o fortalecimento do vínculo entre equipe e comunidade, valorizando abordagens de cuidado distintas do modelo biomédico. Objetivo: Analisar o papel da educação em saúde no contexto da APS, destacando sua relevância para a promoção da adesão das PICS pelos usuários do sistema de saúde. Método: Realizou-se uma revisão integrativa nas bases SciELO e PubMed, incluindo estudos publicados nos últimos 10 anos, em português e inglês, relacionados à Educação em Saúde na APS. Utilizaram-se os descritores: “Terapias Complementares”, “Atenção Primária à Saúde”, “Educação em Saúde”, “Medicina Tradicional” e “Enfermagem”. Resultados: Os estudos revelam que usuários da Atenção Primária à Saúde (APS) reconhecem algumas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como acupuntura e meditação, frequentemente aplicadas por profissionais de enfermagem em casos de saúde mental e dor. No entanto, observa-se conhecimento limitado por parte dos profissionais, atribuído à lacuna na formação acadêmica. Persistem preconceitos em relação às PICS entre usuários e profissionais, sendo essas práticas geralmente utilizadas como complemento ao tratamento convencional. Conclusão: Diante desse cenário, evidencia-se a importância de investimentos em Educação em Saúde para fomentar a adesão às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na Atenção Primária. Para tanto, destaca-se a necessidade de capacitação contínua das equipes de saúde, inserção do tema na formação acadêmica dos profissionais e desenvolvimento de ações educativas voltadas à comunidade. Contribuições para a Enfermagem ou Saúde: O estudo reforça a necessidade de qualificação profissional e educação em saúde para ampliar a adoção das PICS na APS, fortalecendo o cuidado integral, o vínculo com a comunidade e promovendo uma abordagem mais humanizada do cuidado." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID308_TB131_22042025191033.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISABELA OLIVEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Isabela" "autor_email" => "isabela.oliveiras@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121957 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 131 "inscrito_id" => 308 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA PARA ADESÃO ÀS PRÁTICAS INTEGRATIVAS" "resumo" => "Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) integram saberem tradicionais e contemporâneos, ampliando as opções terapêuticas com foco no sujeito e em seu contexto social. Na Atenção Primária à Saúde (APS), contribuem para o fortalecimento do vínculo entre equipe e comunidade, valorizando abordagens de cuidado distintas do modelo biomédico. Objetivo: Analisar o papel da educação em saúde no contexto da APS, destacando sua relevância para a promoção da adesão das PICS pelos usuários do sistema de saúde. Método: Realizou-se uma revisão integrativa nas bases SciELO e PubMed, incluindo estudos publicados nos últimos 10 anos, em português e inglês, relacionados à Educação em Saúde na APS. Utilizaram-se os descritores: “Terapias Complementares”, “Atenção Primária à Saúde”, “Educação em Saúde”, “Medicina Tradicional” e “Enfermagem”. Resultados: Os estudos revelam que usuários da Atenção Primária à Saúde (APS) reconhecem algumas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como acupuntura e meditação, frequentemente aplicadas por profissionais de enfermagem em casos de saúde mental e dor. No entanto, observa-se conhecimento limitado por parte dos profissionais, atribuído à lacuna na formação acadêmica. Persistem preconceitos em relação às PICS entre usuários e profissionais, sendo essas práticas geralmente utilizadas como complemento ao tratamento convencional. Conclusão: Diante desse cenário, evidencia-se a importância de investimentos em Educação em Saúde para fomentar a adesão às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na Atenção Primária. Para tanto, destaca-se a necessidade de capacitação contínua das equipes de saúde, inserção do tema na formação acadêmica dos profissionais e desenvolvimento de ações educativas voltadas à comunidade. Contribuições para a Enfermagem ou Saúde: O estudo reforça a necessidade de qualificação profissional e educação em saúde para ampliar a adoção das PICS na APS, fortalecendo o cuidado integral, o vínculo com a comunidade e promovendo uma abordagem mais humanizada do cuidado." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID308_TB131_22042025191033.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISABELA OLIVEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Isabela" "autor_email" => "isabela.oliveiras@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }