Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

LETRAMENTO EM SAÚDE ESCOLAR EM PRIMEIROS SOCORROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121942
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 113
    "inscrito_id" => 31
    "titulo" => "LETRAMENTO EM SAÚDE ESCOLAR EM PRIMEIROS SOCORROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Introdução: O Letramento em Saúde voltado aos primeiros socorros configura-se como uma abordagem pedagógica relevante em ambiente escolar, por favorecer a compreensão, interpretação e o uso adequado de informações, especialmente diante da abordagem ainda limitada desse tema no currículo. Objetivo: Relato tem como objetivo fornecer informações sobre atendimento imediato em primeiros socorros, para escolares, e consequentemente a redução das taxas de complicações e mortes ocasionadas pela escassez da prestação de socorro adequado. Métodos: Relato de experiência realizado por meio de metodologias ativas com escolares, por graduandas de Enfermagem em intervenções promovidas pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Tecnologias em Saúde. Resultados: As intervenções resultaram na ampliação do conhecimento acerca das intervenções de primeiros socorros, com a abordagem dos temas sobre: ressuscitação cardiopulmonar, obstrução das vias aéreas por corpo estranho, queimaduras, entre outros. Além disso, a utilização de metodologias ativas, como simulações e questionários com prêmios, tornaram o ensino mais dinâmico e proveitoso, possibilitando observar o que os alunos aprenderam e como eles colocaram em prática os primeiros socorros, ao reconhecerem que o ambiente escolar detém de uma significativa prevalência de possíveis acidentes e agravos à saúde. Conclusão: A utilização de metodologias ativas para o ensinamento de primeiros socorros se mostra eficaz para o ambiente escolar, e a mudança no método tradicional de aprendizagem, com a utilização de simulações realísticas e questionários com premiações, prende a atenção dos educandos. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: As intervenções trazem a importância do enfermeiro como educador que vai além da transmissão de informações, mas sim como facilitador do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo também para a sociedade com o aumento de pessoas letradas em saúde e aumentando assim a probabilidade de sobrevida para aquelas pessoas que necessitam de atendimento imediato."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID31_TB113_22042025130426.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE DIPAULA LOPES DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "aline.dipaula@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121942
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 113
    "inscrito_id" => 31
    "titulo" => "LETRAMENTO EM SAÚDE ESCOLAR EM PRIMEIROS SOCORROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Introdução: O Letramento em Saúde voltado aos primeiros socorros configura-se como uma abordagem pedagógica relevante em ambiente escolar, por favorecer a compreensão, interpretação e o uso adequado de informações, especialmente diante da abordagem ainda limitada desse tema no currículo. Objetivo: Relato tem como objetivo fornecer informações sobre atendimento imediato em primeiros socorros, para escolares, e consequentemente a redução das taxas de complicações e mortes ocasionadas pela escassez da prestação de socorro adequado. Métodos: Relato de experiência realizado por meio de metodologias ativas com escolares, por graduandas de Enfermagem em intervenções promovidas pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Tecnologias em Saúde. Resultados: As intervenções resultaram na ampliação do conhecimento acerca das intervenções de primeiros socorros, com a abordagem dos temas sobre: ressuscitação cardiopulmonar, obstrução das vias aéreas por corpo estranho, queimaduras, entre outros. Além disso, a utilização de metodologias ativas, como simulações e questionários com prêmios, tornaram o ensino mais dinâmico e proveitoso, possibilitando observar o que os alunos aprenderam e como eles colocaram em prática os primeiros socorros, ao reconhecerem que o ambiente escolar detém de uma significativa prevalência de possíveis acidentes e agravos à saúde. Conclusão: A utilização de metodologias ativas para o ensinamento de primeiros socorros se mostra eficaz para o ambiente escolar, e a mudança no método tradicional de aprendizagem, com a utilização de simulações realísticas e questionários com premiações, prende a atenção dos educandos. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: As intervenções trazem a importância do enfermeiro como educador que vai além da transmissão de informações, mas sim como facilitador do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo também para a sociedade com o aumento de pessoas letradas em saúde e aumentando assim a probabilidade de sobrevida para aquelas pessoas que necessitam de atendimento imediato."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID31_TB113_22042025130426.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE DIPAULA LOPES DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "aline.dipaula@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: O Letramento em Saúde voltado aos primeiros socorros configura-se como uma abordagem pedagógica relevante em ambiente escolar, por favorecer a compreensão, interpretação e o uso adequado de informações, especialmente diante da abordagem ainda limitada desse tema no currículo. Objetivo: Relato tem como objetivo fornecer informações sobre atendimento imediato em primeiros socorros, para escolares, e consequentemente a redução das taxas de complicações e mortes ocasionadas pela escassez da prestação de socorro adequado. Métodos: Relato de experiência realizado por meio de metodologias ativas com escolares, por graduandas de Enfermagem em intervenções promovidas pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Tecnologias em Saúde. Resultados: As intervenções resultaram na ampliação do conhecimento acerca das intervenções de primeiros socorros, com a abordagem dos temas sobre: ressuscitação cardiopulmonar, obstrução das vias aéreas por corpo estranho, queimaduras, entre outros. Além disso, a utilização de metodologias ativas, como simulações e questionários com prêmios, tornaram o ensino mais dinâmico e proveitoso, possibilitando observar o que os alunos aprenderam e como eles colocaram em prática os primeiros socorros, ao reconhecerem que o ambiente escolar detém de uma significativa prevalência de possíveis acidentes e agravos à saúde. Conclusão: A utilização de metodologias ativas para o ensinamento de primeiros socorros se mostra eficaz para o ambiente escolar, e a mudança no método tradicional de aprendizagem, com a utilização de simulações realísticas e questionários com premiações, prende a atenção dos educandos. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: As intervenções trazem a importância do enfermeiro como educador que vai além da transmissão de informações, mas sim como facilitador do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo também para a sociedade com o aumento de pessoas letradas em saúde e aumentando assim a probabilidade de sobrevida para aquelas pessoas que necessitam de atendimento imediato.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.