LETRAMENTO EM SAÚDE ESCOLAR EM PRIMEIROS SOCORROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121942 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 31 "titulo" => "LETRAMENTO EM SAÚDE ESCOLAR EM PRIMEIROS SOCORROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: O Letramento em Saúde voltado aos primeiros socorros configura-se como uma abordagem pedagógica relevante em ambiente escolar, por favorecer a compreensão, interpretação e o uso adequado de informações, especialmente diante da abordagem ainda limitada desse tema no currículo. Objetivo: Relato tem como objetivo fornecer informações sobre atendimento imediato em primeiros socorros, para escolares, e consequentemente a redução das taxas de complicações e mortes ocasionadas pela escassez da prestação de socorro adequado. Métodos: Relato de experiência realizado por meio de metodologias ativas com escolares, por graduandas de Enfermagem em intervenções promovidas pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Tecnologias em Saúde. Resultados: As intervenções resultaram na ampliação do conhecimento acerca das intervenções de primeiros socorros, com a abordagem dos temas sobre: ressuscitação cardiopulmonar, obstrução das vias aéreas por corpo estranho, queimaduras, entre outros. Além disso, a utilização de metodologias ativas, como simulações e questionários com prêmios, tornaram o ensino mais dinâmico e proveitoso, possibilitando observar o que os alunos aprenderam e como eles colocaram em prática os primeiros socorros, ao reconhecerem que o ambiente escolar detém de uma significativa prevalência de possíveis acidentes e agravos à saúde. Conclusão: A utilização de metodologias ativas para o ensinamento de primeiros socorros se mostra eficaz para o ambiente escolar, e a mudança no método tradicional de aprendizagem, com a utilização de simulações realísticas e questionários com premiações, prende a atenção dos educandos. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: As intervenções trazem a importância do enfermeiro como educador que vai além da transmissão de informações, mas sim como facilitador do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo também para a sociedade com o aumento de pessoas letradas em saúde e aumentando assim a probabilidade de sobrevida para aquelas pessoas que necessitam de atendimento imediato." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID31_TB113_22042025130426.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DIPAULA LOPES DINIZ" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "aline.dipaula@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121942 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 31 "titulo" => "LETRAMENTO EM SAÚDE ESCOLAR EM PRIMEIROS SOCORROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: O Letramento em Saúde voltado aos primeiros socorros configura-se como uma abordagem pedagógica relevante em ambiente escolar, por favorecer a compreensão, interpretação e o uso adequado de informações, especialmente diante da abordagem ainda limitada desse tema no currículo. Objetivo: Relato tem como objetivo fornecer informações sobre atendimento imediato em primeiros socorros, para escolares, e consequentemente a redução das taxas de complicações e mortes ocasionadas pela escassez da prestação de socorro adequado. Métodos: Relato de experiência realizado por meio de metodologias ativas com escolares, por graduandas de Enfermagem em intervenções promovidas pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Tecnologias em Saúde. Resultados: As intervenções resultaram na ampliação do conhecimento acerca das intervenções de primeiros socorros, com a abordagem dos temas sobre: ressuscitação cardiopulmonar, obstrução das vias aéreas por corpo estranho, queimaduras, entre outros. Além disso, a utilização de metodologias ativas, como simulações e questionários com prêmios, tornaram o ensino mais dinâmico e proveitoso, possibilitando observar o que os alunos aprenderam e como eles colocaram em prática os primeiros socorros, ao reconhecerem que o ambiente escolar detém de uma significativa prevalência de possíveis acidentes e agravos à saúde. Conclusão: A utilização de metodologias ativas para o ensinamento de primeiros socorros se mostra eficaz para o ambiente escolar, e a mudança no método tradicional de aprendizagem, com a utilização de simulações realísticas e questionários com premiações, prende a atenção dos educandos. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: As intervenções trazem a importância do enfermeiro como educador que vai além da transmissão de informações, mas sim como facilitador do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo também para a sociedade com o aumento de pessoas letradas em saúde e aumentando assim a probabilidade de sobrevida para aquelas pessoas que necessitam de atendimento imediato." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID31_TB113_22042025130426.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DIPAULA LOPES DINIZ" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "aline.dipaula@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }