"TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO 'SOCIOLOGIA NA ESCOLA' COM A ATIVIDADE QUARTO DE DESPEJO"
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122083 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 198 "titulo" => ""TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO 'SOCIOLOGIA NA ESCOLA' COM A ATIVIDADE QUARTO DE DESPEJO"" "resumo" => "Este trabalho relata a experiência da "Atividade Quarto de Despejo", desenvolvida pelo grupo interinstitucional "Sociologia na Escola" como estratégia de resistência ao esvaziamento da Sociologia no ensino médio, agravado pela Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) e pela BNCC (2018). Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural e na obra de Carolina Maria de Jesus, a atividade foi aplicada em quatro escolas públicas de Marília-SP, utilizando metodologia dialógica que articulou análise literária, recursos multimídia e problematização de conceitos sociológicos. Os resultados evidenciaram: (1) significativa apropriação crítica dos conceitos propostos, sobretudo, o de desigualdade social, pelos estudantes; (2) fortalecimento da articulação universidade pública e escola básica; e (3) desenvolvimento de estratégias pedagógicas alternativas ao modelo neoliberal. A experiência demonstra o potencial do Ensino de Sociologia como ferramenta de formação crítica e humanizadora, mesmo em contextos curriculares\u{A0}restritivos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 09: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADES DE CLASSE: CONTEÚDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID198_TB125_07062025115559.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA CASALI CARTA" "autor_nome_curto" => "MARIANA C CARTA" "autor_email" => "mariana.carta@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122083 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 198 "titulo" => ""TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO 'SOCIOLOGIA NA ESCOLA' COM A ATIVIDADE QUARTO DE DESPEJO"" "resumo" => "Este trabalho relata a experiência da "Atividade Quarto de Despejo", desenvolvida pelo grupo interinstitucional "Sociologia na Escola" como estratégia de resistência ao esvaziamento da Sociologia no ensino médio, agravado pela Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) e pela BNCC (2018). Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural e na obra de Carolina Maria de Jesus, a atividade foi aplicada em quatro escolas públicas de Marília-SP, utilizando metodologia dialógica que articulou análise literária, recursos multimídia e problematização de conceitos sociológicos. Os resultados evidenciaram: (1) significativa apropriação crítica dos conceitos propostos, sobretudo, o de desigualdade social, pelos estudantes; (2) fortalecimento da articulação universidade pública e escola básica; e (3) desenvolvimento de estratégias pedagógicas alternativas ao modelo neoliberal. A experiência demonstra o potencial do Ensino de Sociologia como ferramenta de formação crítica e humanizadora, mesmo em contextos curriculares\u{A0}restritivos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 09: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADES DE CLASSE: CONTEÚDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID198_TB125_07062025115559.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA CASALI CARTA" "autor_nome_curto" => "MARIANA C CARTA" "autor_email" => "mariana.carta@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }