Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERCEPÇÕES DOCENTES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo insere-se em uma pesquisa acadêmica mais ampla e tem como ponto de partida questionamentos formulados durante a inscrição de um curso de extensão realizado no âmbito da investigação, cujo tema abordou as relações entre gênero e colonialidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo dos questionamentos foi identificar os principais desafios relatados por professores de ciências da natureza que atuam nessa modalidade, buscando compreender como tais desafios dialogam com as dinâmicas da colonialidade no contexto educacional. De abordagem qualitativa, a pesquisa fundamenta-se na análise do discurso sob uma perspectiva decolonial. Os resultados evidenciam desafios expressivos enfrentados pelos docentes, tais como a desvalorização da EJA, a desconexão entre os conteúdos escolares e a vivência dos estudantes, além da insuficiência de políticas públicas específicas para essa modalidade de ensino. Esses elementos refletem a colonialidade do poder e do saber, perpetuando desigualdades estruturais e marginalizando esses sujeitos e epistemologias outras. Com base nos aportes teóricos de autores decoloniais, como Aníbal Quijano, Catherine Walsh e Walter Mignolo, o estudo ressalta a necessidade de práticas pedagógicas que rompam com paradigmas epistemológicos eurocêntricos e valorizem os saberes locais, bem como as experiências socioculturais dos estudantes.

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