DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERCEPÇÕES DOCENTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124865 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 214 "inscrito_id" => 4702 "titulo" => "DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERCEPÇÕES DOCENTES" "resumo" => "Este estudo insere-se em uma pesquisa acadêmica mais ampla e tem como ponto de partida questionamentos formulados durante a inscrição de um curso de extensão realizado no âmbito da investigação, cujo tema abordou as relações entre gênero e colonialidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo dos questionamentos foi identificar os principais desafios relatados por professores de ciências da natureza que atuam nessa modalidade, buscando compreender como tais desafios dialogam com as dinâmicas da colonialidade no contexto educacional. De abordagem qualitativa, a pesquisa fundamenta-se na análise do discurso sob uma perspectiva decolonial. Os resultados evidenciam desafios expressivos enfrentados pelos docentes, tais como a desvalorização da EJA, a desconexão entre os conteúdos escolares e a vivência dos estudantes, além da insuficiência de políticas públicas específicas para essa modalidade de ensino. Esses elementos refletem a colonialidade do poder e do saber, perpetuando desigualdades estruturais e marginalizando esses sujeitos e epistemologias outras. Com base nos aportes teóricos de autores decoloniais, como Aníbal Quijano, Catherine Walsh e Walter Mignolo, o estudo ressalta a necessidade de práticas pedagógicas que rompam com paradigmas epistemológicos eurocêntricos e valorizem os saberes locais, bem como as experiências socioculturais dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4702_TB214_14102025084141.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA COLOSSI FELIPPE" "autor_nome_curto" => "BARBARA" "autor_email" => "barbaracolossi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124865 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 214 "inscrito_id" => 4702 "titulo" => "DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERCEPÇÕES DOCENTES" "resumo" => "Este estudo insere-se em uma pesquisa acadêmica mais ampla e tem como ponto de partida questionamentos formulados durante a inscrição de um curso de extensão realizado no âmbito da investigação, cujo tema abordou as relações entre gênero e colonialidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo dos questionamentos foi identificar os principais desafios relatados por professores de ciências da natureza que atuam nessa modalidade, buscando compreender como tais desafios dialogam com as dinâmicas da colonialidade no contexto educacional. De abordagem qualitativa, a pesquisa fundamenta-se na análise do discurso sob uma perspectiva decolonial. Os resultados evidenciam desafios expressivos enfrentados pelos docentes, tais como a desvalorização da EJA, a desconexão entre os conteúdos escolares e a vivência dos estudantes, além da insuficiência de políticas públicas específicas para essa modalidade de ensino. Esses elementos refletem a colonialidade do poder e do saber, perpetuando desigualdades estruturais e marginalizando esses sujeitos e epistemologias outras. Com base nos aportes teóricos de autores decoloniais, como Aníbal Quijano, Catherine Walsh e Walter Mignolo, o estudo ressalta a necessidade de práticas pedagógicas que rompam com paradigmas epistemológicos eurocêntricos e valorizem os saberes locais, bem como as experiências socioculturais dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4702_TB214_14102025084141.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA COLOSSI FELIPPE" "autor_nome_curto" => "BARBARA" "autor_email" => "barbaracolossi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }