Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM PARA TODOS: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DOENÇAS CRÔNICAS NO ENSINO REGULAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O aumento da incidência de doenças crônicas em crianças e adolescentes tem se tornado uma preocupação. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentam que, no Brasil, 9 a 11% das crianças convivem com alguma condição crônica, o que evidencia a importância de medidas que promovam sua inclusão educacional. O diagnóstico de uma doença crônica ainda na infância impacta diretamente o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional de crianças em idade escolar, demandando atenção especial dos educadores para promover sua participação nas escolas. O estudo busca apresentar uma pesquisa realizada em uma unidade educacional no Rio de Janeiro, que investigou a necessidade de formação do professor para integrar recursos tecnológicos em suas práticas, a fim de promover um ensino mais inclusivo para esses estudantes no ensino regular. Considerando poucas pesquisas relacionadas ao tema no contexto educativo, foi realizado um estudo preliminar para identificar necessidades específicas na formação do professor. Os dados coletados serviram de base para avaliar a necessidade de inclusão desse público nas escolas, e a construção de práticas de ensino acessíveis, possibilitando a participação ativa desses estudantes no processo educativo. Os resultados da pesquisa sugeriram o desenvolvimento de ações formativas que proporcionem um ensino equitativo para esses estudantes nas escolas.

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