Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLAS DA FLORESTA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade buscar ferramentas e estratégias para desenvolver o objetivo 4 que se refere a Educação de Qualidade determinado pela ONU, na Conferência da Assembleia Geral das Nações Unidas realizada em setembro de 2015. O objetivo geral é descrever a proposta educacional Escola da Floresta, um enfoque educativo que promove ações de formação em crianças e jovens trabalhando elementos e dinâmicas que são intrínsecos a natureza. Popularmente conhecida como Bosquescuela ou Forest School, essa metodologia tem sido adotada em diversos países europeus a fim de contribuir para a educação Ambiental e o desenvolvimento sustentável. Utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de buscadores como Google Académico, Scielo e Dialnet, se apresenta um estudo qualitativo interpretativo sobre essa proposta educativa que, embora ainda pouco observada no Brasil, vem ganhando espaço em diversas instituições internacionais que visam promover uma educação ambiental de melhor qualidade. Igualmente se relatam os principais antecedentes históricos da Educação Ambiental, e, finalmente, se sugerem adaptações do método para o contexto educacional brasileiro. Para tanto, dialogaremos com os autores Bruchner e Rebollo (2021), que defendem esse modelo curricular, Boada e Escalona (2005) que relatam a primeira Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente realizada em Estocolmo em 1972, e Barbieri e Silva (2011), que trazem os seis objetivos delimitados pela Carta de Belgrado, sendo esta última, um marco muito importante para o avanço da preservação do meio ambiente.

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