A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E OS DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA NA CIDADE DE TERESINA-PI
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128466 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8504 "inscrito_id" => 18246 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E OS DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA NA CIDADE DE TERESINA-PI" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objeto de estudo a formação do coordenador pedagógico e sua relação com a prática educativa, considerando o papel central que este profissional exerce na articulação das ações pedagógicas e no acompanhamento do trabalho docente. O objetivo geral é compreender como ocorre a formação do coordenador pedagógico e os desafios enfrentados no exercício de suas funções. O problema de pesquisa parte da seguinte indagação: qual a relação entre a formação do coordenador pedagógico e os desafios para a construção de uma prática educativa nas escolas públicas de Teresina-PI? A formação continuada e específica dos coordenadores é essencial para o fortalecimento de sua prática profissional e para a qualificação do processo educativo nas instituições. Nessa perspectiva, os objetivos específicos são: historicizar o processo formativo do coordenador pedagógico nas escolas públicas da cidade de Teresina; investigar os principais desafios enfrentados no cotidiano escolar; e interpretar a atuação desse profissional na perspectiva de uma prática educativa reflexiva e transformadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, baseada em autores como Angrosino (2009), Josso (2004), Archangelo (2012), Placco (2006) e Coulon (1995). Os estudos analisados evidenciam que a atuação do coordenador pedagógico requer competências técnicas e humanas, sendo fundamental que sua formação contemple tanto o conhecimento teórico quanto a prática contextualizada. Conclui-se que investir na formação e valorização desse profissional é decisivo para a construção de práticas pedagógicas mais eficazes e colaborativas no cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18246_TB8504_30102025200709.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL GABRIEL DUARTE MORAES" "autor_nome_curto" => "GABRIEL DUARTE" "autor_email" => "michaelgabriel1974@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128466 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8504 "inscrito_id" => 18246 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E OS DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA NA CIDADE DE TERESINA-PI" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objeto de estudo a formação do coordenador pedagógico e sua relação com a prática educativa, considerando o papel central que este profissional exerce na articulação das ações pedagógicas e no acompanhamento do trabalho docente. O objetivo geral é compreender como ocorre a formação do coordenador pedagógico e os desafios enfrentados no exercício de suas funções. O problema de pesquisa parte da seguinte indagação: qual a relação entre a formação do coordenador pedagógico e os desafios para a construção de uma prática educativa nas escolas públicas de Teresina-PI? A formação continuada e específica dos coordenadores é essencial para o fortalecimento de sua prática profissional e para a qualificação do processo educativo nas instituições. Nessa perspectiva, os objetivos específicos são: historicizar o processo formativo do coordenador pedagógico nas escolas públicas da cidade de Teresina; investigar os principais desafios enfrentados no cotidiano escolar; e interpretar a atuação desse profissional na perspectiva de uma prática educativa reflexiva e transformadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, baseada em autores como Angrosino (2009), Josso (2004), Archangelo (2012), Placco (2006) e Coulon (1995). Os estudos analisados evidenciam que a atuação do coordenador pedagógico requer competências técnicas e humanas, sendo fundamental que sua formação contemple tanto o conhecimento teórico quanto a prática contextualizada. Conclui-se que investir na formação e valorização desse profissional é decisivo para a construção de práticas pedagógicas mais eficazes e colaborativas no cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18246_TB8504_30102025200709.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL GABRIEL DUARTE MORAES" "autor_nome_curto" => "GABRIEL DUARTE" "autor_email" => "michaelgabriel1974@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }