O TEA E A ESCOLA: OS DESAFIOS E NECESSIDADES DE INCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125183 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 889 "inscrito_id" => 2071 "titulo" => "O TEA E A ESCOLA: OS DESAFIOS E NECESSIDADES DE INCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo geral compreender como acontece o processo de inclusão de um estudante com TEA matriculado na Educação Infantil. O nosso lócus de estudo e coleta de dados se deu em uma escola da rede privada situada no município de Caruaru-PE. Desse modo, o percurso metodológico utilizado foi a realização de uma entrevista estruturada e a prática de observação feita na sala de aula, participaram desta investigação uma professora do Infantil III e um estudante com TEA, frequentante desta turma. Os dados analisados apontaram que os desafios que limitam o exercício de práticas de inclusão estão relacionados à problemas estruturais que dificultam a promoção de atividades lúdicas diversificadas e a ausência de apoio escolar para acompanhamento deste estudante. Também foram identificadas lacunas quanto a organização de momentos formativos envolvendo o corpo docente e demais profissionais no que se refere a temáticas voltadas para o contexto emergente da Educação Inclusiva. Entretanto, apesar dessas situações se fazerem presentes no cotidiano da sala de aula de várias escolas, ainda conseguimos identificar práticas que caminham para a inclusão. A docente apesar de conviver com algumas limitações, desenvolve algumas estratégias que incluem o estudante na maioria das atividades vivenciadas. Tais táticas se mostraram importante na inclusão deste estudante com TEA. E para dar sustentação aos diálogos proferidos ao longo deste estudo, buscamos reflexões nas contribuições de Shwartzman (1997); Cunha (2010); Brasil (1998); Lück (2009); Mantoan (2003) e Brasil (1996)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2071_TB889_16102025184330.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA PETRONILA FLORÊNCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda14floreen@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125183 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 889 "inscrito_id" => 2071 "titulo" => "O TEA E A ESCOLA: OS DESAFIOS E NECESSIDADES DE INCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo geral compreender como acontece o processo de inclusão de um estudante com TEA matriculado na Educação Infantil. O nosso lócus de estudo e coleta de dados se deu em uma escola da rede privada situada no município de Caruaru-PE. Desse modo, o percurso metodológico utilizado foi a realização de uma entrevista estruturada e a prática de observação feita na sala de aula, participaram desta investigação uma professora do Infantil III e um estudante com TEA, frequentante desta turma. Os dados analisados apontaram que os desafios que limitam o exercício de práticas de inclusão estão relacionados à problemas estruturais que dificultam a promoção de atividades lúdicas diversificadas e a ausência de apoio escolar para acompanhamento deste estudante. Também foram identificadas lacunas quanto a organização de momentos formativos envolvendo o corpo docente e demais profissionais no que se refere a temáticas voltadas para o contexto emergente da Educação Inclusiva. Entretanto, apesar dessas situações se fazerem presentes no cotidiano da sala de aula de várias escolas, ainda conseguimos identificar práticas que caminham para a inclusão. A docente apesar de conviver com algumas limitações, desenvolve algumas estratégias que incluem o estudante na maioria das atividades vivenciadas. Tais táticas se mostraram importante na inclusão deste estudante com TEA. E para dar sustentação aos diálogos proferidos ao longo deste estudo, buscamos reflexões nas contribuições de Shwartzman (1997); Cunha (2010); Brasil (1998); Lück (2009); Mantoan (2003) e Brasil (1996)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2071_TB889_16102025184330.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA PETRONILA FLORÊNCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda14floreen@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }