Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEA E A ESCOLA: OS DESAFIOS E NECESSIDADES DE INCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem por objetivo geral compreender como acontece o processo de inclusão de um estudante com TEA matriculado na Educação Infantil. O nosso lócus de estudo e coleta de dados se deu em uma escola da rede privada situada no município de Caruaru-PE. Desse modo, o percurso metodológico utilizado foi a realização de uma entrevista estruturada e a prática de observação feita na sala de aula, participaram desta investigação uma professora do Infantil III e um estudante com TEA, frequentante desta turma. Os dados analisados apontaram que os desafios que limitam o exercício de práticas de inclusão estão relacionados à problemas estruturais que dificultam a promoção de atividades lúdicas diversificadas e a ausência de apoio escolar para acompanhamento deste estudante. Também foram identificadas lacunas quanto a organização de momentos formativos envolvendo o corpo docente e demais profissionais no que se refere a temáticas voltadas para o contexto emergente da Educação Inclusiva. Entretanto, apesar dessas situações se fazerem presentes no cotidiano da sala de aula de várias escolas, ainda conseguimos identificar práticas que caminham para a inclusão. A docente apesar de conviver com algumas limitações, desenvolve algumas estratégias que incluem o estudante na maioria das atividades vivenciadas. Tais táticas se mostraram importante na inclusão deste estudante com TEA. E para dar sustentação aos diálogos proferidos ao longo deste estudo, buscamos reflexões nas contribuições de Shwartzman (1997); Cunha (2010); Brasil (1998); Lück (2009); Mantoan (2003) e Brasil (1996).

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