RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LIBRAS: PERCEPÇÕES SOBRE O APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
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A partir da experiência prática e teórica do autor, tanto como estagiário quanto como indivíduo surdo, o trabalho aborda questões relacionadas à inclusão educacional de alunos surdos, à importância do intérprete em sala de aula e à necessidade de metodologias adequadas, que vão além do simples ensino de vocabulário e gramática descontextualizados. A pesquisa qualitativa foi conduzida em uma escola municipal, por meio de observações sistemáticas e registros em vídeo, com foco nas interações entre alunos, professores e intérpretes. A análise revelou um aumento no engajamento dos alunos surdos nas atividades, especialmente quando foram utilizadas estratégias visuais e recursos multimídia que facilitaram o aprendizado. Observou-se também que, nos momentos em que o intérprete não estava presente, a dinâmica de aprendizado foi comprometida, o que destaca a necessidade de políticas que garantam a continuidade do apoio aos alunos surdos. 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