ATENÇÃO À DIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128781 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9285 "inscrito_id" => 15630 "titulo" => "ATENÇÃO À DIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência vivida com a turma da Escola Municipal Roxana Pereira Bonessi, em Presidente Figueiredo/AM, com foco na inclusão de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A ideia surgiu da observação de que esses estudantes, muitas vezes, têm dificuldade em se concentrar, seguir rotinas e acompanhar o ritmo da sala de aula. Por isso, foi preciso pensar em estratégias que realmente ajudassem no dia a dia. O projeto usou como base a leitura de textos sobre o tema, conversas com outros professores e a aplicação de atividades práticas e adaptadas à realidade da turma. Foram organizadas rotinas mais claras, tarefas divididas em partes menores, pausas durante as atividades, além do uso de elogios e incentivos sempre que os alunos conseguiam avançar. Também foi importante deixar o ambiente mais calmo e acolhedor. Com essas mudanças, foi possível perceber uma melhora no comportamento dos alunos com TDAH: eles ficaram mais atentos, participaram mais das atividades. A experiência mostrou que, quando o professor está disposto a adaptar sua prática e olhar com atenção para as necessidades de cada aluno, a inclusão realmente acontece. Concluímos que, mais do que técnicas, é preciso ter empatia, planejamento e apoio da escola para garantir que todos possam aprender juntos, com respeito e igualdade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15630_TB9285_28102025195250.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDINEIA CHAVES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LIDINEIA" "autor_email" => "lilianchaves1000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128781 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9285 "inscrito_id" => 15630 "titulo" => "ATENÇÃO À DIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência vivida com a turma da Escola Municipal Roxana Pereira Bonessi, em Presidente Figueiredo/AM, com foco na inclusão de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A ideia surgiu da observação de que esses estudantes, muitas vezes, têm dificuldade em se concentrar, seguir rotinas e acompanhar o ritmo da sala de aula. Por isso, foi preciso pensar em estratégias que realmente ajudassem no dia a dia. O projeto usou como base a leitura de textos sobre o tema, conversas com outros professores e a aplicação de atividades práticas e adaptadas à realidade da turma. Foram organizadas rotinas mais claras, tarefas divididas em partes menores, pausas durante as atividades, além do uso de elogios e incentivos sempre que os alunos conseguiam avançar. Também foi importante deixar o ambiente mais calmo e acolhedor. Com essas mudanças, foi possível perceber uma melhora no comportamento dos alunos com TDAH: eles ficaram mais atentos, participaram mais das atividades. A experiência mostrou que, quando o professor está disposto a adaptar sua prática e olhar com atenção para as necessidades de cada aluno, a inclusão realmente acontece. Concluímos que, mais do que técnicas, é preciso ter empatia, planejamento e apoio da escola para garantir que todos possam aprender juntos, com respeito e igualdade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15630_TB9285_28102025195250.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDINEIA CHAVES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LIDINEIA" "autor_email" => "lilianchaves1000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }