Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARTOGRAFIAS ESQUIZODRAMÁTICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS COM A PESQUISA-INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL NA EDUCAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato de experiência aborda a implementação de processos grupais analítico-institucionais e esquizodramáticos em uma escola pública de Divinópolis-MG, como parte do projeto Construindo uma práxis de pesquisa-intervenção psicossocial na educação. A proposta fundamenta-se na Análise Institucional e no Esquizodrama, metodologias que permitem a autoanálise e a autogestão dos coletivos escolares, promovendo reflexões sobre as relações institucionais e subjetivas no contexto educacional. As intervenções conduzidas com estudantes, docentes e trabalhadores da escola, totalizando aproximadamente 80 práticas grupais, nas quais emergiram questões sobre as dinâmicas de poder, os desafios pedagógicos e as demandas psicossociais do ambiente escolar. O mapeamento do território escolar e da comunidade possibilitou a construção de estratégias contextualizadas para o fortalecimento da rede de apoio e a ampliação da participação ativa dos sujeitos envolvidos. Os resultados apontam para a potência dos processos grupais como dispositivos de escuta, construção coletiva e reinvenção das práticas educacionais, promovendo a criação de espaços mais democráticos e inclusivos.

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