Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CICLO MENSTRUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PNLD 2024-2027

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ciclo menstrual é um fenômeno fisiológico natural do corpo humano, abrangendo aspectos biológicos, assim como socioculturais, políticos e educacionais. Contudo, esse fenômeno também tem sido historicamente marcado por estigmas, preconceitos e tabus, que interferem diretamente na formação de meninas, mulheres e outras pessoas que menstruam. Nesse contexto, a educação escolar tem um papel crucial, sobretudo na promoção da dignidade menstrual, temática que deve constituir os currículos e materiais didáticos escolares, incluindo o Ensino de Ciências. Considerando que o Livro Didático é frequentemente o principal, e muitas vezes o único recurso de ensino nas escolas brasileiras, é essencial investigar como esse tema vem sendo abordado nessas obras. Desse modo, esse estudo tem como objetivo analisar como a menstruação e o ciclo menstrual são representados em três Livros Didáticos de Ciências do 8º ano do Ensino Fundamental, aprovados no Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2024. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental com abordagem qualitativa. Os resultados revelam que as obras abordam tanto uma perspectiva fisiológica quanto sociocultural, incluindo, em algumas delas, assuntos como saúde menstrual, pobreza menstrual e dignidade menstrual, ainda que de forma inicial. Ao incluir esses temas nos currículos escolares do Ensino Fundamental, é possível desafiar concepções errôneas, desconstruir estigmas e promover reflexões e o respeito às diversas vivências e realidades de meninas, mulheres e pessoas que menstruam.

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