Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA PLATAFORMA KAHOOT NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPACTO DOS RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DOS MODELOS ATÔMICO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126853
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4635
    "inscrito_id" => 11627
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA PLATAFORMA KAHOOT NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPACTO DOS RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DOS MODELOS ATÔMICO."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar a eficácia da utilização da plataforma "Kahoot" como uma metodologia ativa no ensino de modelos atômicos para alunos do 1º ano do Ensino Médio em 2024. Os recursos didáticos digitais (RDDS) proporcionam uma aprendizagem ativa e interativa, abrangendo várias áreas de conhecimento (LEITE, 2015, p. 239). A pesquisa foi conduzida por alunos participantes do PIBID, com uma intervenção didática composta por três etapas: (1) aplicação de exercício. Para avaliar o conhecimento prévio dos alunos. (2) realização de uma aula expositiva sobre modelos atômicos e aplicação de um quiz na plataforma Kahoo. Em seguida, foi realizada uma aula expositiva sobre os modelos atômicos. (3) realização de entrevistas estruturadas com alguns alunos. Por fim, foram realizadas entrevistas estruturadas com alguns alunos para aprofundar a análise qualitativa das percepções. Os resultados indicaram que a intervenção didática com o RDD impactou positivamente a aprendizagem dos alunos, especialmente na associação dos conceitos referentes à evolução atômica. Observou-se que os alunos demonstraram grande interesse em compreender o conteúdo apresentado e houve significativa colaboração entre os grupos. A análise evidenciou que conseguiram associar conceitos como diferenciação dos postulados, organização do núcleo e compreensão das cargas do modelo atual. Embora algumas respostas tenham sido imprecisas, os alunos mostraram compreensão mista dos modelos atômicos. Dessa forma, o estudo destaca a importância dos RDDs na promoção de uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11627_TB4635_30102025145006.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERO HENRIQUE AQUINO MOURA"
    "autor_nome_curto" => "THAUANNE"
    "autor_email" => "cicero.aquinomoura@ufrpe.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126853
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4635
    "inscrito_id" => 11627
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA PLATAFORMA KAHOOT NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPACTO DOS RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DOS MODELOS ATÔMICO."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar a eficácia da utilização da plataforma "Kahoot" como uma metodologia ativa no ensino de modelos atômicos para alunos do 1º ano do Ensino Médio em 2024. Os recursos didáticos digitais (RDDS) proporcionam uma aprendizagem ativa e interativa, abrangendo várias áreas de conhecimento (LEITE, 2015, p. 239). A pesquisa foi conduzida por alunos participantes do PIBID, com uma intervenção didática composta por três etapas: (1) aplicação de exercício. Para avaliar o conhecimento prévio dos alunos. (2) realização de uma aula expositiva sobre modelos atômicos e aplicação de um quiz na plataforma Kahoo. Em seguida, foi realizada uma aula expositiva sobre os modelos atômicos. (3) realização de entrevistas estruturadas com alguns alunos. Por fim, foram realizadas entrevistas estruturadas com alguns alunos para aprofundar a análise qualitativa das percepções. Os resultados indicaram que a intervenção didática com o RDD impactou positivamente a aprendizagem dos alunos, especialmente na associação dos conceitos referentes à evolução atômica. Observou-se que os alunos demonstraram grande interesse em compreender o conteúdo apresentado e houve significativa colaboração entre os grupos. A análise evidenciou que conseguiram associar conceitos como diferenciação dos postulados, organização do núcleo e compreensão das cargas do modelo atual. Embora algumas respostas tenham sido imprecisas, os alunos mostraram compreensão mista dos modelos atômicos. Dessa forma, o estudo destaca a importância dos RDDs na promoção de uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11627_TB4635_30102025145006.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERO HENRIQUE AQUINO MOURA"
    "autor_nome_curto" => "THAUANNE"
    "autor_email" => "cicero.aquinomoura@ufrpe.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar a eficácia da utilização da plataforma "Kahoot" como uma metodologia ativa no ensino de modelos atômicos para alunos do 1º ano do Ensino Médio em 2024. Os recursos didáticos digitais (RDDS) proporcionam uma aprendizagem ativa e interativa, abrangendo várias áreas de conhecimento (LEITE, 2015, p. 239). A pesquisa foi conduzida por alunos participantes do PIBID, com uma intervenção didática composta por três etapas: (1) aplicação de exercício. Para avaliar o conhecimento prévio dos alunos. (2) realização de uma aula expositiva sobre modelos atômicos e aplicação de um quiz na plataforma Kahoo. Em seguida, foi realizada uma aula expositiva sobre os modelos atômicos. (3) realização de entrevistas estruturadas com alguns alunos. Por fim, foram realizadas entrevistas estruturadas com alguns alunos para aprofundar a análise qualitativa das percepções. Os resultados indicaram que a intervenção didática com o RDD impactou positivamente a aprendizagem dos alunos, especialmente na associação dos conceitos referentes à evolução atômica. Observou-se que os alunos demonstraram grande interesse em compreender o conteúdo apresentado e houve significativa colaboração entre os grupos. A análise evidenciou que conseguiram associar conceitos como diferenciação dos postulados, organização do núcleo e compreensão das cargas do modelo atual. Embora algumas respostas tenham sido imprecisas, os alunos mostraram compreensão mista dos modelos atômicos. Dessa forma, o estudo destaca a importância dos RDDs na promoção de uma aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.