Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE CONJECTURAL DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo faz uma análise conjectural das políticas de inclusão escolar na educação infantil e no atendimento educacional especializado (AEE), buscando compreender as diretrizes e práticas que promovem a integração de alunos com deficiência ou necessidades educacionais específicas no sistema educacional regular. Este estudo tomou como base as considerações de autores como Mantoan (2003), em que considera a inclusão não pode ser vista apenas como a integração física dos alunos, mas como um processo de transformação das práticas pedagógicas, curriculares e das atitudes de todos os envolvidos, incluindo professores, alunos e gestores escolares. Mantoan também destaca que a verdadeira inclusão exige uma mudança cultural e uma reflexão crítica sobre os paradigmas educacionais. Nesse sentido, as considerações deste trabalho nos levam a pensar que a inclusão escolar, como um princípio, visa garantir o direito de todas as crianças à educação de qualidade, respeitando suas diferenças e necessidades, e propondo adaptações pedagógicas, curriculares e de infraestrutura. A educação infantil, enquanto primeira etapa da educação básica, desempenha um papel fundamental nesse processo, pois é nesse período que muitas crianças com deficiência são identificadas e começam a receber o suporte necessário para seu desenvolvimento. As políticas de inclusão, como as estabelecidas pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, orientam a oferta de um atendimento especializado e personalizado, com o objetivo de promover a participação ativa de todas as crianças no ambiente escolar (BRASIL, 2015). Os resultados nos levaram a refletir criticamente sobre as conquistas e limitações do processo de inclusão, ponderando sobre a efetividade das ações implementadas e propondo melhorias para a promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.

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