EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA GERAÇÕES: UMA VIVÊNCIA ACADÊMICA EM HQ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129005 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9799 "inscrito_id" => 20608 "titulo" => "EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA GERAÇÕES: UMA VIVÊNCIA ACADÊMICA EM HQ" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho descreve uma experiência acadêmica realizada no curso de Licenciatura em Pedagogia, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no contexto da disciplina de Introdução à Educação a Distância (EaD) e vinculada ao Programa de Incentivo à Docência (PID). A atividade consistiu na criação de uma história em quadrinhos (HQ) inspirada em uma vivência pessoal significativa: a trajetória da avó materna da estudante, que, aos oitenta anos, decidiu retornar à escola para concluir o ensino fundamental. O objetivo foi representar, de forma criativa e sensível, como essa experiência influenciou diretamente a escolha pelo curso de Pedagogia. A proposta utilizou uma metodologia ativa e interdisciplinar, articulando conteúdos de disciplinas como Didática e Psicologia da Educação. A produção da HQ foi desenvolvida na plataforma digital Canva, exigindo habilidades de organização textual, domínio de recursos tecnológicos e sensibilidade para transformar uma memória real em narrativa visual. Elementos próprios do gênero HQ, como balões de fala e cenas emotivas, foram utilizados para reforçar a expressividade e o engajamento da história. O trabalho fundamenta-se em Valente (1999), que destaca o papel das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem; Kenski (2012), que analisa a necessidade de adaptação dos professores ao novo ritmo da era digital; e Cordeiro (2021), que discute a formação docente em contextos inclusivos. A experiência foi fundamental para a formação acadêmica da discente, pois promoveu o desenvolvimento de competências técnicas, criativas e emocionais, além de fortalecer os vínculos interpessoais por meio do compartilhamento de histórias durante o encontro presencial, valorizando o processo formativo de cada participante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20608_TB9799_10112025090227.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIMARRIAN CONCEICAO DE CAMARGO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LIMARRIAN" "autor_email" => "limarriancamargo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129005 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9799 "inscrito_id" => 20608 "titulo" => "EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA GERAÇÕES: UMA VIVÊNCIA ACADÊMICA EM HQ" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho descreve uma experiência acadêmica realizada no curso de Licenciatura em Pedagogia, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no contexto da disciplina de Introdução à Educação a Distância (EaD) e vinculada ao Programa de Incentivo à Docência (PID). A atividade consistiu na criação de uma história em quadrinhos (HQ) inspirada em uma vivência pessoal significativa: a trajetória da avó materna da estudante, que, aos oitenta anos, decidiu retornar à escola para concluir o ensino fundamental. O objetivo foi representar, de forma criativa e sensível, como essa experiência influenciou diretamente a escolha pelo curso de Pedagogia. A proposta utilizou uma metodologia ativa e interdisciplinar, articulando conteúdos de disciplinas como Didática e Psicologia da Educação. A produção da HQ foi desenvolvida na plataforma digital Canva, exigindo habilidades de organização textual, domínio de recursos tecnológicos e sensibilidade para transformar uma memória real em narrativa visual. Elementos próprios do gênero HQ, como balões de fala e cenas emotivas, foram utilizados para reforçar a expressividade e o engajamento da história. O trabalho fundamenta-se em Valente (1999), que destaca o papel das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem; Kenski (2012), que analisa a necessidade de adaptação dos professores ao novo ritmo da era digital; e Cordeiro (2021), que discute a formação docente em contextos inclusivos. A experiência foi fundamental para a formação acadêmica da discente, pois promoveu o desenvolvimento de competências técnicas, criativas e emocionais, além de fortalecer os vínculos interpessoais por meio do compartilhamento de histórias durante o encontro presencial, valorizando o processo formativo de cada participante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20608_TB9799_10112025090227.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIMARRIAN CONCEICAO DE CAMARGO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LIMARRIAN" "autor_email" => "limarriancamargo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }