DO SONHO À REALIZAÇÃO: A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE PROTAGONISTA NO IEMA DE VITÓRIA DO MEARIM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125915 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2320 "inscrito_id" => 4132 "titulo" => "DO SONHO À REALIZAÇÃO: A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE PROTAGONISTA NO IEMA DE VITÓRIA DO MEARIM" "resumo" => "O protagonismo juvenil é uma abordagem educacional que incentiva os jovens a assumirem um papel ativo no próprio aprendizado e na comunidade escolar. Essa metodologia estimula autonomia, responsabilidade, solidariedade e engajamento, impactando positivamente o sucesso escolar e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. No IEMA Pleno de Vitória do Mearim, essa iniciativa foi potencializada em 2024 por meio de clubes de protagonismo e atividades lideradas pelos próprios alunos, promovendo experiências concretas de liderança, trabalho em equipe e tomada de decisão. O referencial teórico que fundamenta essa prática inclui autores como Freire (1987), que destaca a importância da educação dialógica e participativa, e Dayrell (2003), que discute o jovem como sujeito social ativo. A metodologia aplicada envolve atividades interativas, formação de grupos de liderança e projetos institucionais, nos quais os estudantes exercem seu protagonismo em diferentes contextos. Os resultados observados incluem maior engajamento dos alunos, melhoria no desempenho acadêmico e fortalecimento da cultura participativa na escola. Além disso, a adoção dessa abordagem contribui para a permanência escolar e para a formação de cidadãos críticos e preparados para desafios acadêmicos e profissionais. Dessa forma, o protagonismo juvenil se consolida como uma estratégia essencial para tornar a escola um espaço de aprendizagem ativa e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4132_TB2320_30102025081638.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE DE JESUS NUNES SOARES" "autor_nome_curto" => "GISELE SOARES" "autor_email" => "professoragisoares@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125915 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2320 "inscrito_id" => 4132 "titulo" => "DO SONHO À REALIZAÇÃO: A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE PROTAGONISTA NO IEMA DE VITÓRIA DO MEARIM" "resumo" => "O protagonismo juvenil é uma abordagem educacional que incentiva os jovens a assumirem um papel ativo no próprio aprendizado e na comunidade escolar. Essa metodologia estimula autonomia, responsabilidade, solidariedade e engajamento, impactando positivamente o sucesso escolar e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. No IEMA Pleno de Vitória do Mearim, essa iniciativa foi potencializada em 2024 por meio de clubes de protagonismo e atividades lideradas pelos próprios alunos, promovendo experiências concretas de liderança, trabalho em equipe e tomada de decisão. O referencial teórico que fundamenta essa prática inclui autores como Freire (1987), que destaca a importância da educação dialógica e participativa, e Dayrell (2003), que discute o jovem como sujeito social ativo. A metodologia aplicada envolve atividades interativas, formação de grupos de liderança e projetos institucionais, nos quais os estudantes exercem seu protagonismo em diferentes contextos. Os resultados observados incluem maior engajamento dos alunos, melhoria no desempenho acadêmico e fortalecimento da cultura participativa na escola. Além disso, a adoção dessa abordagem contribui para a permanência escolar e para a formação de cidadãos críticos e preparados para desafios acadêmicos e profissionais. Dessa forma, o protagonismo juvenil se consolida como uma estratégia essencial para tornar a escola um espaço de aprendizagem ativa e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4132_TB2320_30102025081638.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE DE JESUS NUNES SOARES" "autor_nome_curto" => "GISELE SOARES" "autor_email" => "professoragisoares@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }