Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125650
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1815
    "inscrito_id" => 8414
    "titulo" => "O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este artigo aponta o lúdico como estratégia de ensino e principal recurso metodológico para aprendizagem significativa das crianças de 3 a 4 anos de idade. Tem como objetivo compreender a relevância da ludicidade e as brincadeiras no desenvolvimento das crianças do ensino infantil e suas contribuições para o desenvolvimento do ensino aprendizagem das mesmas. É importante destacar os jogos e as brincadeiras como recursos pedagógicos do docente podem ser considerados atividades privilegiadas para estimular a elevação do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da criança e, consequentemente auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. A interação com o lúdico, a brincadeira em geral levam a criança à construção do conhecimento, o brincar é muito mais que um simples momento de divertir-se, é um dos caminhos que podem levar ao conhecimento. Este trabalho tem embasamento teórico em Brasil (2018), BNCC (2017), Vygotsky (2010) entre outros. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com abordagem qualitativa, sendo os sujeitos da pesquisa, 3 professores de um centro de educação infantil do município de Cumaru-PE. Os resultados mostram que a prática pedagógica por meio da ludicidade é indispensável para potencializar o trabalho docente e permitir o desenvolvimento integral da criança de forma prazerosa. Conclui-se que trabalhar com o lúdico torna o ambiente escolar mais harmonioso e alegre, facilita a aprendizagem da criança, estimula a participação e proporciona o desenvolvimento de todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8414_TB1815_30102025230650.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDEMIR MARIA BORBA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDEMIR"
    "autor_email" => "claudemirmaria1969@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125650
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1815
    "inscrito_id" => 8414
    "titulo" => "O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este artigo aponta o lúdico como estratégia de ensino e principal recurso metodológico para aprendizagem significativa das crianças de 3 a 4 anos de idade. Tem como objetivo compreender a relevância da ludicidade e as brincadeiras no desenvolvimento das crianças do ensino infantil e suas contribuições para o desenvolvimento do ensino aprendizagem das mesmas. É importante destacar os jogos e as brincadeiras como recursos pedagógicos do docente podem ser considerados atividades privilegiadas para estimular a elevação do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da criança e, consequentemente auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. A interação com o lúdico, a brincadeira em geral levam a criança à construção do conhecimento, o brincar é muito mais que um simples momento de divertir-se, é um dos caminhos que podem levar ao conhecimento. Este trabalho tem embasamento teórico em Brasil (2018), BNCC (2017), Vygotsky (2010) entre outros. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com abordagem qualitativa, sendo os sujeitos da pesquisa, 3 professores de um centro de educação infantil do município de Cumaru-PE. Os resultados mostram que a prática pedagógica por meio da ludicidade é indispensável para potencializar o trabalho docente e permitir o desenvolvimento integral da criança de forma prazerosa. Conclui-se que trabalhar com o lúdico torna o ambiente escolar mais harmonioso e alegre, facilita a aprendizagem da criança, estimula a participação e proporciona o desenvolvimento de todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8414_TB1815_30102025230650.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDEMIR MARIA BORBA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDEMIR"
    "autor_email" => "claudemirmaria1969@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo aponta o lúdico como estratégia de ensino e principal recurso metodológico para aprendizagem significativa das crianças de 3 a 4 anos de idade. Tem como objetivo compreender a relevância da ludicidade e as brincadeiras no desenvolvimento das crianças do ensino infantil e suas contribuições para o desenvolvimento do ensino aprendizagem das mesmas. É importante destacar os jogos e as brincadeiras como recursos pedagógicos do docente podem ser considerados atividades privilegiadas para estimular a elevação do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da criança e, consequentemente auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. A interação com o lúdico, a brincadeira em geral levam a criança à construção do conhecimento, o brincar é muito mais que um simples momento de divertir-se, é um dos caminhos que podem levar ao conhecimento. Este trabalho tem embasamento teórico em Brasil (2018), BNCC (2017), Vygotsky (2010) entre outros. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com abordagem qualitativa, sendo os sujeitos da pesquisa, 3 professores de um centro de educação infantil do município de Cumaru-PE. Os resultados mostram que a prática pedagógica por meio da ludicidade é indispensável para potencializar o trabalho docente e permitir o desenvolvimento integral da criança de forma prazerosa. Conclui-se que trabalhar com o lúdico torna o ambiente escolar mais harmonioso e alegre, facilita a aprendizagem da criança, estimula a participação e proporciona o desenvolvimento de todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.