Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ALÉM DO “DO TIO DA BOLA”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES QUE TRANSFORMAM AS AULAS EM EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Física Escolar, em seu campo de atuação, envolve práticas corporais (BNCC, 2018) e psicomotoras, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional dos alunos. Assim, o professor não apenas ensina esportes, mas também incentiva a criatividade, a participação e o aprendizado coletivo. Como destacam Hildebrandt e Laging (1986), “o planejamento e a execução do ensino são, desse modo, tarefa de todos os que dele participam, ou seja, do professor e dos alunos.” Dessa forma, ao tornar os estudantes mais ativos no processo de ensino-aprendizagem, a Educação Física se transforma em um espaço mais participativo e significativo. Neste contexto, este estudo, desenvolveu-se considerando a seguinte problemática central: como transgredir as dinâmicas de aulas de educação física escolar que enfatizam constantemente o contexto esportivo tradicional? Neste viés, desenvolvemos como objetivo do estudo: analisar práticas pedagógicas de professores de Educação Física e a relação com o desenvolvimento social, físico, emocional e cognitivo de crianças do ensino fundamental anos iniciais. Este estudo caminhou pela abordagem qualitativa, considerando a pesquisa de campo, por meio da observação participante (Brandão, 1985), tendo como lócus investigativo duas Instituições de ensino fundamental anos iniciais, localizadas na região Nordeste do estado do Pará: uma localizada no município de São Francisco do Pará, a outra situada em Castanhal. A análise revelou que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores se fizeram de forma diversificada, promovendo, assim, o desenvolvimento motor e proporcionando experiências abrangentes nas diferentes áreas que a educação física. As práticas pedagógicas, também, considerando às necessidades dos alunos de forma a proporcionar um processo de ensino aprendizagem mais inclusivo, permitindo que todos os alunos participem das aulas de educação física, independentemente de suas habilidades.

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