DESVENDANDO A MORFOLOGIA: UMA JORNADA DIVERTIDA PELAS DEZ CLASSES GRAMATICAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126080 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2691 "inscrito_id" => 10092 "titulo" => "DESVENDANDO A MORFOLOGIA: UMA JORNADA DIVERTIDA PELAS DEZ CLASSES GRAMATICAIS" "resumo" => "O artigo aborda a complexidade do ensino da Língua Portuguesa, destacando os desafios enfrentados pelos educadores ao tentar ensinar essa língua de forma eficaz. Em particular, o texto foca na importância de ensinar as dez classes gramaticais de maneira aprofundada, mas ao mesmo tempo, contextualizada e significativa para os alunos. O ensino tradicional, que costuma enfatizar a memorização de regras gramaticais de forma mecânica e descontextualizada, é criticado por ser pouco estimulante e muitas vezes desconectado da prática real da linguagem. Isso acaba gerando um desinteresse considerável nos estudantes, que não conseguem perceber a aplicabilidade imediata das regras que estão aprendendo.Em contrapartida, o artigo propõe uma abordagem pedagógica mais interativa e contextualizada, que visa transformar a experiência de aprendizagem em algo mais engajador e relevante para os alunos. A utilização de atividades lúdicas e jogos como ferramentas de ensino é sugerida como uma forma de tornar o ambiente educacional mais dinâmico e envolvente. A ludicidade, ao inserir elementos de diversão e estímulo no processo, cria um espaço mais atraente para o aprendizado da gramática, o que favorece a compreensão e a aplicação prática dos conceitos gramaticais. Além disso, o uso de atividades lúdicas e jogos contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e de comunicação, proporcionando a esses jovens, uma experiência de aprendizagem mais completa e colaborativa. Ao serem estimulados a interagir de maneira mais criativa e significativa com o conteúdo, os estudantes podem internalizar a gramática de forma mais eficaz, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso e relevante para suas vivências e para a aplicação do conhecimento no dia a dia. Dessa forma, a abordagem proposta busca promover uma aprendizagem mais rica, integrando a teoria e a prática de maneira harmônica e eficaz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10092_TB2691_27102025121748.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CICERA" "autor_email" => "cicera.sylva15@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126080 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2691 "inscrito_id" => 10092 "titulo" => "DESVENDANDO A MORFOLOGIA: UMA JORNADA DIVERTIDA PELAS DEZ CLASSES GRAMATICAIS" "resumo" => "O artigo aborda a complexidade do ensino da Língua Portuguesa, destacando os desafios enfrentados pelos educadores ao tentar ensinar essa língua de forma eficaz. Em particular, o texto foca na importância de ensinar as dez classes gramaticais de maneira aprofundada, mas ao mesmo tempo, contextualizada e significativa para os alunos. O ensino tradicional, que costuma enfatizar a memorização de regras gramaticais de forma mecânica e descontextualizada, é criticado por ser pouco estimulante e muitas vezes desconectado da prática real da linguagem. Isso acaba gerando um desinteresse considerável nos estudantes, que não conseguem perceber a aplicabilidade imediata das regras que estão aprendendo.Em contrapartida, o artigo propõe uma abordagem pedagógica mais interativa e contextualizada, que visa transformar a experiência de aprendizagem em algo mais engajador e relevante para os alunos. A utilização de atividades lúdicas e jogos como ferramentas de ensino é sugerida como uma forma de tornar o ambiente educacional mais dinâmico e envolvente. A ludicidade, ao inserir elementos de diversão e estímulo no processo, cria um espaço mais atraente para o aprendizado da gramática, o que favorece a compreensão e a aplicação prática dos conceitos gramaticais. Além disso, o uso de atividades lúdicas e jogos contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e de comunicação, proporcionando a esses jovens, uma experiência de aprendizagem mais completa e colaborativa. Ao serem estimulados a interagir de maneira mais criativa e significativa com o conteúdo, os estudantes podem internalizar a gramática de forma mais eficaz, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso e relevante para suas vivências e para a aplicação do conhecimento no dia a dia. Dessa forma, a abordagem proposta busca promover uma aprendizagem mais rica, integrando a teoria e a prática de maneira harmônica e eficaz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10092_TB2691_27102025121748.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CICERA" "autor_email" => "cicera.sylva15@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }