Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESVENDANDO A MORFOLOGIA: UMA JORNADA DIVERTIDA PELAS DEZ CLASSES GRAMATICAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126080
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2691
    "inscrito_id" => 10092
    "titulo" => "DESVENDANDO A MORFOLOGIA: UMA JORNADA DIVERTIDA PELAS DEZ CLASSES GRAMATICAIS"
    "resumo" => "O artigo aborda a complexidade do ensino da Língua Portuguesa, destacando os desafios enfrentados pelos educadores ao tentar ensinar essa língua de forma eficaz. Em particular, o texto foca na importância de ensinar as dez classes gramaticais de maneira aprofundada, mas ao mesmo tempo, contextualizada e significativa para os alunos. O ensino tradicional, que costuma enfatizar a memorização de regras gramaticais de forma mecânica e descontextualizada, é criticado por ser pouco estimulante e muitas vezes desconectado da prática real da linguagem. Isso acaba gerando um desinteresse considerável nos estudantes, que não conseguem perceber a aplicabilidade imediata das regras que estão aprendendo.Em contrapartida, o artigo propõe uma abordagem pedagógica mais interativa e contextualizada, que visa transformar a experiência de aprendizagem em algo mais engajador e relevante para os alunos. A utilização de atividades lúdicas e jogos como ferramentas de ensino é sugerida como uma forma de tornar o ambiente educacional mais dinâmico e envolvente. A ludicidade, ao inserir elementos de diversão e estímulo no processo, cria um espaço mais atraente para o aprendizado da gramática, o que favorece a compreensão e a aplicação prática dos conceitos gramaticais. Além disso, o uso de atividades lúdicas e jogos contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e de comunicação, proporcionando a esses jovens, uma experiência de aprendizagem mais completa e colaborativa. Ao serem estimulados a interagir de maneira mais criativa e significativa com o conteúdo, os estudantes podem internalizar a gramática de forma mais eficaz, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso e relevante para suas vivências e para a aplicação do conhecimento no dia a dia. Dessa forma, a abordagem proposta busca promover uma aprendizagem mais rica, integrando a teoria e a prática de maneira harmônica e eficaz."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10092_TB2691_27102025121748.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CICERA"
    "autor_email" => "cicera.sylva15@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126080
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2691
    "inscrito_id" => 10092
    "titulo" => "DESVENDANDO A MORFOLOGIA: UMA JORNADA DIVERTIDA PELAS DEZ CLASSES GRAMATICAIS"
    "resumo" => "O artigo aborda a complexidade do ensino da Língua Portuguesa, destacando os desafios enfrentados pelos educadores ao tentar ensinar essa língua de forma eficaz. Em particular, o texto foca na importância de ensinar as dez classes gramaticais de maneira aprofundada, mas ao mesmo tempo, contextualizada e significativa para os alunos. O ensino tradicional, que costuma enfatizar a memorização de regras gramaticais de forma mecânica e descontextualizada, é criticado por ser pouco estimulante e muitas vezes desconectado da prática real da linguagem. Isso acaba gerando um desinteresse considerável nos estudantes, que não conseguem perceber a aplicabilidade imediata das regras que estão aprendendo.Em contrapartida, o artigo propõe uma abordagem pedagógica mais interativa e contextualizada, que visa transformar a experiência de aprendizagem em algo mais engajador e relevante para os alunos. A utilização de atividades lúdicas e jogos como ferramentas de ensino é sugerida como uma forma de tornar o ambiente educacional mais dinâmico e envolvente. A ludicidade, ao inserir elementos de diversão e estímulo no processo, cria um espaço mais atraente para o aprendizado da gramática, o que favorece a compreensão e a aplicação prática dos conceitos gramaticais. Além disso, o uso de atividades lúdicas e jogos contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e de comunicação, proporcionando a esses jovens, uma experiência de aprendizagem mais completa e colaborativa. Ao serem estimulados a interagir de maneira mais criativa e significativa com o conteúdo, os estudantes podem internalizar a gramática de forma mais eficaz, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso e relevante para suas vivências e para a aplicação do conhecimento no dia a dia. Dessa forma, a abordagem proposta busca promover uma aprendizagem mais rica, integrando a teoria e a prática de maneira harmônica e eficaz."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10092_TB2691_27102025121748.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CICERA"
    "autor_email" => "cicera.sylva15@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O artigo aborda a complexidade do ensino da Língua Portuguesa, destacando os desafios enfrentados pelos educadores ao tentar ensinar essa língua de forma eficaz. Em particular, o texto foca na importância de ensinar as dez classes gramaticais de maneira aprofundada, mas ao mesmo tempo, contextualizada e significativa para os alunos. O ensino tradicional, que costuma enfatizar a memorização de regras gramaticais de forma mecânica e descontextualizada, é criticado por ser pouco estimulante e muitas vezes desconectado da prática real da linguagem. Isso acaba gerando um desinteresse considerável nos estudantes, que não conseguem perceber a aplicabilidade imediata das regras que estão aprendendo.Em contrapartida, o artigo propõe uma abordagem pedagógica mais interativa e contextualizada, que visa transformar a experiência de aprendizagem em algo mais engajador e relevante para os alunos. A utilização de atividades lúdicas e jogos como ferramentas de ensino é sugerida como uma forma de tornar o ambiente educacional mais dinâmico e envolvente. A ludicidade, ao inserir elementos de diversão e estímulo no processo, cria um espaço mais atraente para o aprendizado da gramática, o que favorece a compreensão e a aplicação prática dos conceitos gramaticais. Além disso, o uso de atividades lúdicas e jogos contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e de comunicação, proporcionando a esses jovens, uma experiência de aprendizagem mais completa e colaborativa. Ao serem estimulados a interagir de maneira mais criativa e significativa com o conteúdo, os estudantes podem internalizar a gramática de forma mais eficaz, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso e relevante para suas vivências e para a aplicação do conhecimento no dia a dia. Dessa forma, a abordagem proposta busca promover uma aprendizagem mais rica, integrando a teoria e a prática de maneira harmônica e eficaz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.